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VXY Mogiana em MG
RMV - Linha-tronco
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Cana Verde
Toscano de Brito
Coroado
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Oeste de Minas (1921-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
TOSCANO DE BRITO
Município de Perdões, MG
Linha-Tronco - km 450,003 (1960)   MG-4113
Altitude: 778 m   Inauguração: 05.12.1921
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da RMV foi construída originalmente pela E. F. Oeste de Minas a partir da estação de Ribeirão Vermelho, onde a linha de bitola de 0,76 chegou em 1888. A partir daí, a EFOM iniciou seu projeto de ligar o sul de Goiás a Angra dos Reis, passando por Barra Mansa por bitola métrica: construída em trechos, somente em 1928 a EFOM chegou a Angra dos Reis, na ponta sul, e no início dos anos 1940 a Goiandira, em Goiás, na ponta norte, e já agora como Rede Mineira de Viação. A linha chegou a ser eletrificada entre Barra Mansa e Ribeirão Vermelho, e transportou passageiros até o início dos anos 1990. Nos anos 1970, o trecho final norte entre Monte Carmelo e Goiandira foi erradicado devido à construção de uma represa no rio Paranaíba, e a linha foi desviada para oeste encontrando Araguari. Hoje (2003) a linha, já não mais eletrificada, é operada pela concessionária FCA.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Toscano de Brito foi inaugurada em 1921. Porém, é curioso notar que a foto abaixo (e também no frontispício desta página) mostra a estação no ano de 1917, portanto, 4 anos antes da sua suposta inauguração (de acordo com o Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil de 1960): "a foto estava num álbum em que aparece uma família se mudando para Campo Bello, MG, no ano de 1917, portanto anterior a 1921" (Edson de Lima Lucas, novembro de 2008). Da bela estação, nada sobra atualmente: "Em Toscano de Brito, vi ruínas apenas. Os dois trilhos fincados provavelmente sustentavam uma placa com o nome da parada - vi a mesma coisa na estação de Candeias.

ACIMA: Casas próximas à antiga estação e junto aos trilhos dão a impressão de terem sido da ferrovia. Porém, parecem ter sido mesmo parte de uma estrutura de beneficiamento de café que também não existe mais (Foto Carlos Latuff, julho de 2008).
Próximo à linha, casas que pensei serem pertencentes à ferrovia, mas informações locais apontam as construções como sendo antigas estruturas de beneficiamento de café. De fato, o terreno em frente as ruínas é usado para secagem de grãos
" (Carlos Latuff, 20/7/2008).
(Fontes: Décio Marques; Carlos Latuff; Edson de Lima Lucas; Guia Geral das Estradas de Ferro, 1960)
     

A estação em 1917 (ver nota acima). Acervo Edson de Lima Lucas

Restos da plataforma da antiga estação em meio ao mato recentemente incendiado. Foto Carlos Latuff em 20/7/2008

Seria esta uma das casas citadas no texto? Ou a estação? Foto Decio Marques
     
     
Atualização: 23.04.2012
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.