Estado de Minas Gerais e do Rio de Janeiro

RMV (ex-EFOM) - Linha-Tronco
RVM (ex-EFOM) - Ramal de Paraopeba (Antonio Carlos-Barra do Paraopeba)
RVM (ex-EFOM) - Ribeirão Vermelho-Aureliano Mourão
RMV (ex-EFOM) - Ramal de Águas Santas
RMV (ex-EFOM) - Ramal Ibiá-Uberaba
 


HISTÓRICO DAS LINHAS:

LINHA-TRONCO DA RMV/E.F.O.M. - A linha-tronco da RMV foi construída originalmente pela E. F. Oeste de Minas a partir da estação de Ribeirão Vermelho, onde a linha de bitola de 0,76 chegou em 1888. A partir daí, a EFOM iniciou seu projeto de ligar o sul de Goiás a Angra dos Reis, passando por Barra Mansa por bitola métrica: construída em trechos, somente em 1928 a EFOM chegou a Angra dos Reis, na ponta sul, e no início dos anos 1940 a Goiandira, em Goiás, na ponta norte, e já agora como Rede Mineira de Viação. A linha chegou a ser eletrificada entre Barra Mansa e Ribeirão Vermelho, e transportou passageiros até o início dos anos 1980. Nos anos 1970, o trecho final norte entre Monte Carmelo e Goiandira foi erradicado devido à construção de uma represa no rio Paranaíba, e a linha foi desviada para oeste encontrando Araguari. Hoje (2003) a linha, já não mais eletrificada, é operada pela concessionária FCA.

LINHA BELO HORIZONTE-GARÇAS: A linha Belo Horizonte-Garças de Minas foi aberta entre 1911 e 1916 pela E. F. Oeste de Minas, ligando a capital a Garças, na época parte da E. F. Goiaz e situada na zona de mineração mineira, próxima a Goiás. Somente em 1920 foi construída a estação prórpia da EFOM na capital. A linha funciona até hoje para cargueiros, tendo sido na década de 1970 o seu início na capital fundido com a Linha do Paraopeba, da Central do Brasil. O seu trecho na região metropolitana de Belo Horizonte recebeu trens de subúrbio por muitos anos, e a partir dos anos 1990 passou a ter a linha do metrô acompanhando de perto a sua linha, que ficou somente para movimento dos trens cargueiros.

RAMAL DO PARAOPEBA (EFOM/RMV): A Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM) foi aberta em 1880, ligando com bitola de 0,76 cm as estações de Sitio (Antonio Carlos) e Tiradentes. Mais tarde foi prolongada até São João Del Rey (1881), atingindo Aureliano Mourão em 1887, onded havia uma bifurcação, com uma linha chegando a Lavras em 1888 e a principal seguindo para o norte atingindo finalmente Barra do Paraopeba em 1894. Dela saíam diversos e pequenos ramais. A linha foi extinta em pedaços, tendo sido o primeiro em 1960 (Pompeu-Barra) e o último, em 1984 (Antonio Carlos-Aureliano), com exceção do trecho S.J. Del Rey-Tiradentes que e conserva em atividade até hoje. Também se conserva o trecho Aureliano-Divinópolis, ampliado para bitola métrica em 1960, ligando hoje Lavras a Belo Horizonte.

RAMAL DE PARACATU: A E. F. Paracatu partia originalmente da estação de Velho da Taipa, na bitola estreita (0,76 cm) da EFOM. Em 1927 chegou a Melo Viana e no sentido oposto já atingia Água Suja e Pará de Minas, juntando-se com a linha da EFOM de bitola métrica que ligava Belo Horizonte a Garças, na hoje estação de Azurita. Em 1931, a estrada foi incorporada à EFOM para formar a RMV - Rede Mineira de Viação e passou a se chamar ramal de Paracatu. Atingiu em 1937 Barra do Funchal, mas jamais chegou à cidade que lhe deu o nome, Paracatu. Em 1968, foi erradicado o trecho Bom Despacho-Barra do Funchal, e, em 1994, o restante do ramal.

RAMAL DE ÁGUAS SANTAS: O Ramal de Águas Santas foi aberto em 1910 - ou 1911, dependendo da fonte. Ligava a estação de Chagas Dória, aparentemente aberta especialmente para esse entroncamento, à localidade de Águas Santas, passando todo ele dentro do município de Tiradentes. Até 1966, quando foi fechado, funcionava como um trem de subúrbio, em bitola de 76 cm, como o restante da linha da EFOM naquela região. Tinha apenas uma estação (César de Pina) e várias pequenas paradas numa extensão de pouco mais de 11 quilômetros, incluindo dois quilômetros da linha principal, pois o trem saía de São João Del Rey.

LINHA-TRONCO    
RIO DE JANEIRO    
Angra dos Reis    

Cabo Severino

   
Jussaral    
Alto da Serra    
Lídice    
Rio Claro    
Getulândia    
Engenheiro Tertuliano    
Antonio Rocha    
Ataulfo de Paiva    
Barra Mansa >> >> Ramal de São Paulo - EFCB  
Vista Alegre (Anisio Braz)    
Glicério    
Quatis    
Major Eugenio    
Joaquim Leite    
Afra    
Falcão    
Zelinda    
MINAS GERAIS    
Passa Vinte    
Carlos Euler    
Augusto Pestana
Túnel pouco antes de Augusto Pestana. Foto Jorge Ferreira
 
Santo Antonio    
Morangal    
Carvão    
Rutilo >> >> Linha da Barra  
Arantina >> >> Ramal Arantina-Bom Jardim  
José Bieca    
Andrelândia    
São Vicente de Minas    
Minduri    
Traituba    
Carrancas    
Paulo Freitas    
Itumirim    
Itirapuan    
Tabões    
Eng. Mizael    
Engenheiro Behring >> >> SAÍDA DO RAMAL DE LAVRAS-TRÊS CORAÇÕES)  
>> Ramal de Lavras-Divinópolis
(a partir de 1966) >>
Eng. Bouscheville
Ijaci
Macaia-nova
Varadouro
Posto PBA
Bom Sucesso
Lavras  
Ribeirão Vermelho >> >> Linha de Aureliano Mourão  
até 1966 1966 - hoje
Alvaro Botelho  
Pedra Negra  
Macaia Macaia-nova
  Varadouro
  Posto PBA

 

Aureliano Mourão >>
(entroncamento com a linha da Barra do Paraopeba-até c. 1966)

Linha Antonio Carlos - Barra do Paraopeba
Antonio Carlos >> (entroncamento com a Linha do Centro da EFCB)
Moinhos
Campolide >> >> Ramal de Barbacena
Barbacena-EFOM
Padre Brito
Severiano Resende
Invejosa
Barroso
Engenheiro Pedro Guimarães
Prados
Caixa D'Água da Esperança
Casa de Pedra
Tiradentes
Chagas Doria >> >> Ramal de Á. Santas: Chagas Dória
Várzea do Marçal
Colônia
Giarola
Cesar de Pina
Águas Santas
São João del Rey
Ibitutinga
Mestre Ventura
Congo Fino
Nazareno
Coqueiros
Sobradinho
Ibituruna
>> Aureliano Mourão
Bom Sucesso
Zeringota
Tartária
Antonio Justiniano
Oliveira
João Pessoa
Folha Larga
Carmo da Mata
Ramal de Cláudio << <<
Gonçalves Ferreira
>>
>> Ramal de Itapecerica
Eng. Berredo
Lamounier
Claudio Itapecerica
Marilandia
Aquiles Lobo
Posto 349
Assis Ribeiro
Divinópolis>> >> Entroncamento com a linha Garças-Belo Horizonte
Henrique Galvão
S. Gonçalo do Pará
Cercado
Cardosos
Velho da Taipa >> >> Ramal de Paracatu
Eng. Bourdot
Alberto Isaacson
Ibitira
Martinho Campos
Abaeté
Pompeu
Clarindo
Brasíola
Barra do Paraopeba
Alvaro Botelho    
Santos Dias  
Perdões  
Cana Verde  
Toscano de Brito  
Coroado  
Jarbas Gambogi  
Campo Belo  
Expedicionário Duca  
Candeias  
Expedicionário Jorge  
Bugios  
Guarda Eleutério  
Timboré  
Maquinista Placedino  
Omar Soares  
Formiga  
Engenheiro Roxo  
Loanda  
Arcos  
Boa Esperança  
Batista de Almeida  
Calciolândia  
Garças de Minas >> >> Linha Garças-Belo Horizonte
 
ponte
Sillus Rocha
Carlos Bernardes
Luciania
Lagoa da Prata Lagoa da Prata-nova
José Lage
Martins Guimarães
Santo Antonio do Monte
Francisco Braz
Amadeu Lacerda
Djalma Dutra
Santo Antonio dos Campos
Divinópolis >> >> Ramal do Paraopeba
Hélio Torres
Carmo do Cajuru
Amoras
Parada sem nome
Angicos
Engenheiro Gordilho
Santanense
Itaúna
Padre Eustaquio
Silva e Oliveira
Engenheiro Brito Conde
Azurita >> >> Ramal de Paracatu
Pará de Minas
Guardas
Carioca
Onça
Brumado
Água Suja >> >> Ramal de Pitangui
Pitangui
Velho da Taipa >> >> Ramal do Paraopeba
Leandro Ferreira
Trigueiro
Alvaro da Silveira
Daniel de Carvalho
Bom Despacho
Artur Bernardes
Clodomiro Oliveira
Dores do Indaiá
Melo Viana
Barra do Funchal
Mateus Leme
Juatuba
Vinhático
Vianópolis
Betim
Posto km 871
Embiruçu
Bernardo Monteiro >> >> Ramal de Contagem: Contagem
Eldorado
Carlos Prates
Belo Horizonte-RMV
Ponte sobre o rio São Francisco    
Engenheiro Adelmar    
Franklin Sampaio    
Abacaxis    
Engenheiro Luiz Torres    
Bambuí    
Matinha    
Tapiraí    
Vitor Tamm    
Tigre    
Uruburetama    
Campos Altos    
Itamarati    
Pratinha    
Tobati    
Posto 769    
Ibiá    
São Pedro >> >> LINHA DE UBERABA
 
Coronel Adolfo
Estevão Lobo
Tamanduapava
Araxá (até 1982) Araxá-nova
Capivara
Ibitimirim
Itaipu
Alpercatas
Zelândia
Rio das Velhas
Almeida Campos
Itiquapira
Batuíra
Amoroso Costa >> >> Linha do Catalão - Cia. Mogiana)
Uberaba-RMV
Guabiroba    
Catiara    
Perdizes    
Salitre    
São Benedito    
Patrocínio    
Inspetor Quirino    
Folhados    
Macaúbas >> >> VARIANTE DE ARAGUARI (EF-045)  
Batista Frazão
Alvino Damião
José Bittencourt
Brejo Alegre
Araguari-nova
Celso Bueno    
Monte Carmelo    
São Félix    
Macacos    
Douradoquara    
Grupiara    
GOIÁS    
Três Ranchos    
Ouvidor    
Catalão    
Goiandira >> >> linha-tronco da antiga E. F. GOIÁS (até c. 1990)  
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.