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João
Correa & Irmão (1903-1905)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1905-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1964) |
ARARICÁ
Município
de |
Linha de
Canela - km |
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RS-2703 |
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Inauguração: 15.08.1903 |
Uso atual: n/d |
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sem
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: c. 1925
(já demolido) |
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HISTORICO
DA LINHA: A linha de Canela partia da estação de Neustadt
(Rio dos Sinos) e foi aberta no trecho entre Neustadt e Taquara em
1903. A linha chegou em Canela, seu ponto terminal, somente em 1922,
de onde passou a se trazer a madeira abundante na região. A
demora deveu-se à dificuldade de construção do
trecho de serra, onde em 48 km de linha se elevava de 30 m em Taquara
até 830 em Canela. Em 11/03/1963, foi fechado o tráfego
entre Taquara e Canela. No ano seguinte, a 16/11, fechou o trecho
Novo Hamburgo-Taquara. Em 31/12/1966, o tráfego foi fechado
no trecho restante, Rio dos Sinos-Novo Hamburgo. Em julho de 1967,
já não existia mais nenhum sinal da velha linha de Canela. |
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A ESTAÇÃO:
A estação de Nova Palmeira foi inaugurada em
1903. O nome foi alterado para Araricá em 19/07/1945.
Os trens foram desativados com a estação e o trecho
em 1964. (Fontes: Guias Levi, 1940-1981; Revista
Ferroviária, 08/2000; Patrimônio Ferroviário
do Rio Grande do Sul, IPHAE, 2002; Relatórios da VFRGS,
1920-1968; Germano Oscar Moehlecke, São Leopoldo, RS)
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A estação de Nova Palmeira em 1932. Foto do livro
Estrada de Ferro - Contribuição para a história
da primeira ferrovia do Rio Grande do Sul, de Germano Oscar
Moehlecke.
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Atualização:
20.02.2005
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