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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Portão
Azevedo
Pareci
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Mapa das linhas em 1940
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1909-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1963)
AZEVEDO (antiga CAPELLA)
Município de Capela de Santana, RS
Linha PA-Uruguaiana (até 1938)
Linha de Caxias - km 848,839 (1960)
  RS-0654
Altitude: 38 m   Inauguração: 02.07.1909
Uso atual: demolida em 1987   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: c.1909 (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Porto Alegre-Caxias foi aberta no trecho entre a Capital e São Leopoldo em 1874, como a primeira ferrovia do Estado. Em 1876 foi prolongada até a estação de Novo Hamburgo. Em 1905, a Cie. Auxiliaire assumiu a linha. Apenas em 1909 a linha teve continuação, partindo de Rio dos Sinos, 7 km antes de Novo Hamburgo e chegando até Carlos Barbosa, e, no ano seguinte, até Caxias (Caxias do Sul). Em 1920 a linha foi assumida pela VFRGS. Foi desativada nos anos 1980; o trecho até São Leopoldo foi retificado e serve hoje ao sistema Trensurb da Grande Porto Alegre (trens metropolitanos); entre Rio dos Sinos e Montenegro, a linha foi erradicada em 1963, substituída por uma variante; para a frente, existem trilhos ainda em alguns pedaços, mas oficialmente a ferrovia a partir de Montenegro foi extinta em 1994 pela RFFSA.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Capella foi aberta em 1909. O nome foi alterado nos anos 1940, para Azevedo. A linha entre Rio dos Sinos e Montenegro foi desativada por causa da abertura da linha General Luz-Passo Fundo por volta de 1963, tendo sido os trens de

passageiros e cargueiros desviados por essa linha, para chegarem a Montenegro e Caxias. Em 1962 ainda havia registros de trens de passageiros parando em Azevedo. Em 1965, já não mais e a variante citada já estava em operação. Em 1979, a estação já estava mal-cuidada e abandonada, e, aparentamente, já sem trilhos, de

AO LADO: Greve e violência na estação de Capella em 1917 (O Estado de S. Paulo, 30/10/1917)


ACIMA: Desastre ferroviário em Azevedo, possivelmente anos 1950. As pessoas que aparecem na foto são Nilson Müller (hoje residente em Montenegro) e Ennio Klein (residente em São Paulo) (h
ttp://historiasvalecai.blogspot.com.br/2013/09/2764-acidente-ferroviario-na-capela.html).
"Sempre que vejo ou leio sobre a Segunda Guerra Mundial e estações, lembro de uns papéis que um senhor já falecido me mostrou há uns 35 anos atrás. Era uma "decima" escrita por um soldado que fazia parte de um batalhão com destino a Rio Grande em 1944 ou 1945. A cada estação que o trem passava, o soldado escrevia um verso. Lembro-me dele se referir à estação Azevedo e também à de João Rodrigues, minha terra natal em Rio Pardo". (Aldecy Vargas, 2003). Em 1987, o prédio da estação foi demolido para a construção, em seu lugar, de uma fábrica de calçados. O local onde a estação ficava, hoje pertence ao município de Capella de Santana, desmembrado de São Sebastião do Caí.
(Fontes: Aldecy Vargas; Flavio Cavalcanti; Revista Ferroviária, 08/2000; http://historiasvalecai.blogspot.com.br /2013/09/2764-acidente-ferroviario-na-capela.html; Guias Levi, 1940-81; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Azevedo,
em 1979. Foto Aldecy Mendes de Vargas, cortesia Flavio Cavalcanti

A estação de Azevedo,
em 1979. Foto Aldecy Mendes de Vargas, cortesia Flavio Cavalcanti
 
     
     
Atualização: 20.07.2015
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.