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João Correa
& Irmão (1903-1905)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1905-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1964) |
CAMPO
BOM
Município de Campo Bom, RS |
Linha de Canela - km 887,969 (1960) |
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RS-2702 |
Altitude: 23 m |
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Inauguração: 15.08.1903 |
Uso atual: museu ferroviário (2009) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1935 |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha de Canela foi aberta no trecho entre Neustadt (Rio dos Sinos)
e Novo Hamburgo em 1876, sendo, na verdade, na época, um prolongamento
da Porto Alegre-São Leopoldo. Em 1903, foi prolongada até
Taquara. A linha chegou em Canela, seu ponto terminal, somente em
1922, de onde passou a se trazer a madeira abundante na região.
A demora deveu-se à dificuldade de construção
do trecho de serra, onde em 48 km de linha se elevava de 30 m em Taquara
até 830 em Canela. Em 11/03/1963, foi fechado o tráfego
entre Taquara e Canela. No ano seguinte, a 16/11, fechou o trecho
Novo Hamburgo-Taquara. Em 31/12/1966, o tráfego foi fechado
no trecho restante, Rio dos Sinos-Novo Hamburgo. Em julho de 1967,
já não existia mais nenhum sinal da velha linha de Canela. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Campo Bom foi aberta em 1903. Era um prédio muito
pequeno, a ponto de dificultar o abrigo dos passageiros e o armazenamento
das mercadorias. Ficava alguns metros à frente de onde, trinta
anos mais tarde, seria construída a segunda estação.
Em 1904 a Vetter, indústria de calçados, se instalaria
ali próximo. O prédio era descrito em um livro de 1907
como sendo "um edifício de alvenaria com a área
de 12,10 x 3,58 m, semelhante ao de Hamburger-Berg".
A ferrovia cortou a cidade ao meio, e mesmo antes de a ferrovia estar
pronta, o comércio se revigorou devido aos trabalhadores na
construção. O impulso na economia da região foi
imediato.
A estação, já criticada por ser pequena demais
no início, era conhecida por "velho galpão",
e sua substituição era pedida com cada vez mais intensidade.
Finalmente, em 1934, com o terreno doado pela Vetter, a VFRGS
anunciou a construção do novo prédio, entregue
finalmente em 11/04/1935, com festas. Na verdade, a substituição
da velha estação somente saiu porque um industrial local,
Major Emilio Vetter, doou o terreno para o novo prédio
(o que nos leva a concluir que a velha estação ficava
em local diferente) e também 10 mil tijolos - veja notícia
mais abaixo.
Durou menos de trinta anos em atividade, pois os trens foram desativados
com a estação e o trecho em 1965.
Dois anos depois, a Prefeitura já ocupava o prédio,
primeiro, instalando ali sua sede, depois, a Câmara de Vereadores
e, finalmente, a biblioteca municipal, que ocupa hoje o prédio
todo.
"Esta estação foi bem desfigurada com as sucessivas reformas,
mas não tenho as datas aqui. Mas dá pra ver a diferença comparando
com fotos antigas. Atualmente ela se encontra totalmente pichada na
outra fachada, essa que eu fotografei (foto abaixo, de 2006) não é
a entrada da biblioteca, mas os fundos, que é praticamente
igual" (Jorge Luis Stocker Júnior, 04/2006).
A partir de outubro de 2009, passou a abrigar o Memorial do Trem,
um museu ferroviário. Desde que foi desativada em 1963, o prédio
abrigava a sede da prefeitura, Câmara de Vereadores, Biblioteca Municipal
e recentemente o Centro Municipal de Informação e Ludicidade Liberato.
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1923
AO LADO: Acidentes na estação
de Campo Bom (O Estado de S. Paulo, 13/7/1923).
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ACIMA: Notícia sobre a abertura do
novo prédio em 1935 - CLIQUE SOBRE ELA PARA VER SUA
VERSÃO INTEGRAL (A Federação/Diario Official
do Rio Grande do Sul, 29/4/1935).
ACIMA: Litorina da RVPSC em frente à
estação de Campo Bom, possivelmente 2a metade dos anos 1930 (Acervo Douglas Nascimento).
ACIMA: A linha passa pelo norte da então
pequena cidade de Campo Bom em 1948. Hoje, os trilhos não
mais existem (Revista Brasileira de Geografia, out-dez 1948).
(Fontes: Jorge Luis Stocker Júnior;
Acervo Douglas Nascimento; Revista Ferroviária, 08/2000; IPHAE:
Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, 2002; Germano
Oscar Moehlecke: Estrada de Ferro - Contribuição para
a história da primeira ferrovia do Rio Grande do Sul, São
Leopoldo, 2003; IPHAE: Patrimônio Ferroviário do Rio
Grande do Sul, 2002; IBGE: Revista Brasileira de Geografia, 1948;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1940-81;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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À esquerda, ao fundo, a primitiva estaçãozinha
de Campo Bom, provavelmente anos 1920. Foto do livro Estrada
de Ferro - Contribuição para a história
da primeira ferrovia do Rio Grande do Sul, de Germano Oscar
Moehlecke. |
As duas estações: a antiga, em operação,
e a nova, à sua direita, sendo construída. Foto
de 1935. Foto do livro Estrada de Ferro - Contribuição
para a história da primeira ferrovia do Rio Grande do
Sul, de Germano Oscar Moehlecke. |
A estação de Campo Bom, sem data. Foto do livro
Estrada de Ferro - Contribuição para a história
da primeira ferrovia do Rio Grande do Sul, de Germano Oscar
Moehlecke. |
A estação de Campo Bom, c. 2000. Foto do livro
Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul,
IPHAE, p. 90 |
A estação em 2006. Foto
Jorge Luis Stocker Júnior |
A estação em 06/2006. Foto Jorge Luis Stocker
Jr. |
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Atualização:
13.04.2020
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