A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Vitória
Maratá
Esperança
...
Mapa das linhas em 1940
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1909-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996)
MARATÁ
Município de Maratá, RS
Linha de Caxias - km 98 (1960)   RS-0686
Altitude: 27 m   Inauguração: 27.12.1909
Uso atual: demolida e reconstruída   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1909
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Porto Alegre-Caxias foi aberta no trecho entre a Capital e São Leopoldo em 1874, como a primeira ferrovia do Estado. Em 1876 foi prolongada até a estação de Novo Hamburgo. Em 1905, a Cie. Auxiliaire assumiu a linha. Apenas em 1909 a linha teve continuação, partindo de Rio dos Sinos, 7 km antes de Novo Hamburgo e chegando até Carlos Barbosa, e, no ano seguinte, até Caxias (Caxias do Sul). Em 1920 a linha foi assumida pela VFRGS. Foi desativada nos anos 1980; o trecho até São Leopoldo foi retificado e serve hoje ao sistema Trensurb da Grande Porto Alegre (trens metropolitanos); entre Rio dos Sinos e Montenegro, a linha foi erradicada em 1963, substituída por uma variante; para a frente, existem trilhos ainda em alguns pedaços, mas oficialmente a ferrovia a partir de Montenegro foi extinta em 1994 pela RFFSA.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Maratá foi inaugurada em 1909 pela Cie. Auxiliaire. Desativada no final dos anos 1970, seus trilhos foram retirados. Próxima à estação ficava uma pedreira da ferrovia, a pedreira Maratá. Emancipou-se como município em 1992. "O pátio da antiga estação abriga um parque da prefeitura, o prédio talvez ainda exista, faz tempo que não vou até lá" (Gelson Garcia, Montenegro, RS, 03/2005). "O ônibus da foto abaixo fazia a conexão com o trem que vinha de Porto Alegre pela manhã, levando os passageiros para Lajeado e Estrela, hoje cidades de

ACIMA: A linha passa por Maratá, em data não identificada (http://historiasvalecai. blogspot.com).
porte médio, mas que na época, devido à falta de rodovias, dependiam do trem para se deslocarem até a capital. O mesmo voltava a tarde trazendo os passageiros com destino a Montenegro e Porto Alegre. Na foto o ônibus está em frente à estação aguardando a chegada do trem Hoje, o que existe da estação de Maratá é a plataforma e a velha caixa d água transformada em caneco de chopp. Infelizmente a Prefeitura demoliu todas as dependências da estação
" (Gelson Garcia, Montenegro, RS, 01/2006). O mesmo Gelson informa, em julho de 2006, que a estação foi reconstruída no mesmo local.
(Fontes: Gelson Garcia; Revista Ferroviária, 08/2000; http://historiasvalecai. blogspot.com; IPHAE: Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, 2002; VFRGS: Relatório, 1929; Guias Levi, 1940-81; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação na inauguração, em 1909. Cessão Gelson Garcia

À direita do ônibus, a estação de Maratá, em 1952. Acervo Gelson Garcia

A estação reconstruída no mesmo local. Foto de Carlos Latuff em 2014
     
     
Atualização: 09.11.2014
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.