|
|
Indice
de estações
...
Porto Alegre-original
Navegantes
...
Mapa das linhas em 1940
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2003
... |
|
|
|
|
The
Porto Alegre and New Hamburg Brazilian Ry. (1874-1905)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1905-1910) |
PORTO ALEGRE-ORIGINAL
Município
de Porto Alegre, RS |
Linha de
Caxias - km 0 |
|
RS-4468 |
|
|
Inauguração: 14.04.1874 |
Uso atual: demolida |
|
sem
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1874
(já demolido) |
|
HISTORICO
DA LINHA: A linha Porto Alegre-Caxias foi aberta no trecho entre a
Capital e São Leopoldo em 1874, como a primeira ferrovia do
Estado. Em 1876 foi prolongada até a estação
de Novo Hamburgo. Em 1905, a Cie. Auxiliaire assumiu a linha. Apenas
em 1909 a linha teve continuação, partindo de Rio dos
Sinos, 7 km antes de Novo Hamburgo e chegando até Carlos Barbosa,
e, no ano seguinte, até Caxias (Caxias do Sul). Em 1920 a linha
foi assumida pela VFRGS. Foi desativada nos anos 1980; o trecho até
São Leopoldo foi retificado e serve hoje ao sistema Trensurb
da Grande Porto Alegre (trens metropolitanos); entre Rio dos Sinos
e Montenegro, a linha foi erradicada em 1963, substituída por
uma variante; para a frente, existem trilhos ainda em alguns pedaços,
mas oficialmente a ferrovia a partir de Montenegro foi extinta em
1994 pela RFFSA. |
|
A ESTAÇÃO:
A estação original de Porto Alegre era um prédio de
madeira, igual ao de São Leopoldo original, e foi inaugurada
em 1874 para atender à linha Porto Alegre-São Leopoldo, aberta
nesse ano. Ficava, segundo Attila do Amaral,
num terreno à beira do rio Guaíba, situado entre a rua
Voluntários da Pátria e a atual avenida Julio
de Castilhos e entre as ruas da Conceição e a
atual Dr. Barros Cassal. O prédio, idêntico ao
de São Leopoldo, chegou da Inglaterra pré-fabricado,
mas foi com certeza montado depois de
1874, pois havia uma dúvida
quanto ao real ponto em que ela seria instalada. Por isso,
é certo que na inauguração do primeiro
trecho, no
|
TRENS
- Os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1874 a 1910. Não se conseguiram horários da
época. |
mesmo ano de 1874, o trem partiu de uma plataforma provisória
de madeira, construída às pressas, num ponto da Voluntários
da Pátria que pode não ter sido o mesmo da construção
final do prédio. Ele acabou sendo demolido em 1910 (nota:
J. R. de Souza Dias dá essa data, erroneamente, como sendo
em 1929), mesmo ano em que foi entregue a segunda estação,
o "Castelinho". Pelo menos uma de suas velhas janelas foi
então removida para São Leopoldo, e nessa cidade
foi colocada como parte da ampliação desta estação.
(Veja também ILDEFONSO PINTO;
PORTO ALEGRE-VELHA e PORTO
ALEGRE-NOVA)
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local, 2003;
Alcindo Costa, 2004; Coaraci Camargo; Ivanhoé Freitas; Germano
Oscar Moehlecke; Guilherme Citolin; Wanderley Duck; Acervo Carlos
Cornejo e Eduardo Gerodetti; Zero Hora, Porto Alegre, 2006; Zero Hora,
Porto Alegre, 18/02/1996; Correio do Povo, 1909; Revista Ferroviária,
08/2000; J. R. Souza Dias: Caminhos de Ferro do Rio Grande do Sul,
1987; Attila do Amaral: Primórdios e Desenvolvimento do Transporte
Ferroviário do Rio Grande do Sul, 1970; Brazil Railway Co: Molitor
Report, 1915; Correio dos Ferroviários, 1972; Guias Levi, 1940-1981;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação original de Porto Alegre, foto sem data.
Caminhos de Ferro do Rio Grande do Sul, J. R. Souza Dias,
1987
|
A estação original de Porto Alegre, foto sem data.
Acervo Carlos Cornejo e Eduardo Gerodetti |
|
|
|
|
|
Atualização:
28.06.2010
|
|