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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Porto Alegre-original
Navegantes
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Mapa das linhas em 1940
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2003
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The Porto Alegre and New Hamburg Brazilian Ry. (1874-1905)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1905-1910)
PORTO ALEGRE-ORIGINAL
Município de Porto Alegre, RS
Linha de Caxias - km 0   RS-4468
  Inauguração: 14.04.1874
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1874 (já demolido)
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Porto Alegre-Caxias foi aberta no trecho entre a Capital e São Leopoldo em 1874, como a primeira ferrovia do Estado. Em 1876 foi prolongada até a estação de Novo Hamburgo. Em 1905, a Cie. Auxiliaire assumiu a linha. Apenas em 1909 a linha teve continuação, partindo de Rio dos Sinos, 7 km antes de Novo Hamburgo e chegando até Carlos Barbosa, e, no ano seguinte, até Caxias (Caxias do Sul). Em 1920 a linha foi assumida pela VFRGS. Foi desativada nos anos 1980; o trecho até São Leopoldo foi retificado e serve hoje ao sistema Trensurb da Grande Porto Alegre (trens metropolitanos); entre Rio dos Sinos e Montenegro, a linha foi erradicada em 1963, substituída por uma variante; para a frente, existem trilhos ainda em alguns pedaços, mas oficialmente a ferrovia a partir de Montenegro foi extinta em 1994 pela RFFSA.
 
A ESTAÇÃO: A estação original de Porto Alegre era um prédio de madeira, igual ao de São Leopoldo original, e foi inaugurada em 1874 para atender à linha Porto Alegre-São Leopoldo, aberta nesse ano. Ficava, segundo Attila do Amaral, num terreno à beira do rio Guaíba, situado entre a rua Voluntários da Pátria e a atual avenida Julio de Castilhos e entre as ruas da Conceição e a atual Dr. Barros Cassal. O prédio, idêntico ao de São Leopoldo, chegou da Inglaterra pré-fabricado, mas foi com certeza montado depois de

1874, pois havia uma dúvida quanto ao real ponto em que ela seria instalada. Por isso, é certo que na inauguração do primeiro trecho, no

TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação de 1874 a 1910. Não se conseguiram horários da época.
mesmo ano de 1874, o trem partiu de uma plataforma provisória de madeira, construída às pressas, num ponto da Voluntários da Pátria que pode não ter sido o mesmo da construção final do prédio. Ele acabou sendo demolido em 1910 (nota: J. R. de Souza Dias dá essa data, erroneamente, como sendo em 1929), mesmo ano em que foi entregue a segunda estação, o "Castelinho". Pelo menos uma de suas velhas janelas foi então removida para São Leopoldo, e nessa cidade foi colocada como parte da ampliação desta estação. (Veja também ILDEFONSO PINTO; PORTO ALEGRE-VELHA e PORTO ALEGRE-NOVA)
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local, 2003; Alcindo Costa, 2004; Coaraci Camargo; Ivanhoé Freitas; Germano Oscar Moehlecke; Guilherme Citolin; Wanderley Duck; Acervo Carlos Cornejo e Eduardo Gerodetti; Zero Hora, Porto Alegre, 2006; Zero Hora, Porto Alegre, 18/02/1996; Correio do Povo, 1909; Revista Ferroviária, 08/2000; J. R. Souza Dias: Caminhos de Ferro do Rio Grande do Sul, 1987; Attila do Amaral: Primórdios e Desenvolvimento do Transporte Ferroviário do Rio Grande do Sul, 1970; Brazil Railway Co: Molitor Report, 1915; Correio dos Ferroviários, 1972; Guias Levi, 1940-1981; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação original de Porto Alegre, foto sem data. Caminhos de Ferro do Rio Grande do Sul, J. R. Souza Dias, 1987

A estação original de Porto Alegre, foto sem data. Acervo Carlos Cornejo e Eduardo Gerodetti
     
Atualização: 28.06.2010
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.