A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Diretor Pestana
Standard
Vasconcelos Jardim
...
Saída para a linha Porto Alegre-Uruguaiana: Base Aérea
...

Mapa das linhas em 1940
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1912-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996)
STANDARD
Município de Canoas, RS
Linha de Caxias - km 849,360   RS-0272
Altitude: 5 m   Inauguração: 27.02.1912
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Porto Alegre-Caxias foi aberta no trecho entre a Capital e São Leopoldo em 1874, como a primeira ferrovia do Estado. Em 1876 foi prolongada até a estação de Novo Hamburgo. Em 1905, a Cie. Auxiliaire assumiu a linha. Apenas em 1909 a linha teve continuação, partindo de Rio dos Sinos, 7 km antes de Novo Hamburgo e chegando até Carlos Barbosa, e, no ano seguinte, até Caxias (Caxias do Sul). Em 1920 a linha foi assumida pela VFRGS. Foi desativada nos anos 1980; o trecho até São Leopoldo foi retificado e serve hoje ao sistema Trensurb da Grande Porto Alegre (trens metropolitanos); entre Rio dos Sinos e Montenegro, a linha foi erradicada em 1963, substituída por uma variante; para a frente, existem trilhos ainda em alguns pedaços, mas oficialmente a ferrovia a partir de Montenegro foi extinta em 1994 pela RFFSA.
 

A ESTAÇÃO: A estação de Standard foi inaugurada em 1912.

Era próximo a essa estação que as linhas, a partir de 1938, passaram a se bifurcar, vindo de Porto Alegre e seguindo, ao norte, para a linha de São Leopoldo e Novo Hamburgo, e a oeste, para Uruguaiana.

A estação ficava localizada após a ponte do rio Gravataí. A ponte ferroviaria ainda existe. Fica na divisa de Porto Alegre com Canoas.

A estação Standard era uma simples plataforma. Na foto, ela está posicionada junto a esse comboio de vagões. Fica em Canoas, o outro lado do rio (em primeiro plano) é Porto Alegre.

Meu pai, que foi ferroviario, me falou que a plataforma nem cobertura tinha, mas ele foi da ultima turma de maquinistas da RFFSA e já pegou essa estação desativada. Nos anos 1920, pode ter sido diferente.

Os trilhos que aparecem na foto indo para a esquerda, ainda existem mas estão desativados.

A estação já foi demolida.


ACIMA: A bifurcação em Standard, antes da ponte pode-se ver uma linha que sai para Uruguaiana (Autor desconhecido - provavelmente anos 1950).

(Fontes: Evandro Posser; Guias Levi, 1940-81)

     
À esquerda: a ponte sobre o rio Caí e a estação, o prediozinho ao fundo. Foto dos anos 1960, provavelmente. Autor desconhecido  
     
     
Atualização: 29.07.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.