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Cie. Auxiliaire
des Chemins de Fer au Brésil (1911-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996) |
GENERAL
CÂMARA
(antiga LIGAÇÃO e MARGEM DO TAQUARI)
Município de General Câmara,
RS |
Linha Porto Alegre-Uruguaiana -
km 82 (1970) |
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RS-2804 |
Altitude: - |
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Inauguração: 20.01.1911 |
Uso atual: fechada (2017) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1883 |
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HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Porto Alegre-Uruguaiana foi aberta como empresa federal em 1883,
ligando Santo Amaro (Amarópolis) a Cachoeira (Cachoeira do
Sul). Para se ir de Santo Amaro a Porto Alegre utilizava-se a navegação
fluvial no rio Jacuí. Em 1898 foi encampada pela Cie. Auxilaire,
empresa belga, e em 1905 passou a ser a linha-tronco da VFRGS, ainda
administrada pelos belgas. Em 1907, os trilhos atingiram finalmente
Uruguaiana, na fronteira com a Argentina. Somente em 1911, a construção
da linha Santo Amaro-Barreto-Montenegro possibilitou a ligação
da longa linha com a Capital, utilizando-se parte da antiga linha
Porto Alegre-Novo Hamburgo. Em 1920, a linha tornou-se estatal novamente.
Em 1957 foi encampada pela RFFSA. Durante os seus anos de operação
foram construídas algumas variantes, para encurtar tempos e
distâncias, eliminando algumas estações de sua
linha original. Em 1938, a variante Diretor-Pestana-Barreto diminuiu
a linha em 50 km. Em 2 de fevereiro de 1996, deixaram de rodar os
trens de passageiros pela linha, que, hoje transporta os trens cargueiros
da concessionária ALL desde esse mesmo ano. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Ligação foi inaugurada em 1911, no dia em
que se abriu finalmente a ligação entre a linha Porto
Alegre-Uruguaiana e a estação de Porto Alegre,
através da linha que atingia a estação de Montenegro,
na antiga linha Porto Alegre-Novo Hamburgo. Acabavam aí
as ligações por via fluvial no rio Jacuí.
Logo a estação mudou seu nome para Margem do Taquari,
e em 1939, para General Câmara, exatamente no ano em
que a cidade, que já era maior que a sede (Santo Amaro)
já havia muito tempo, passava a ser ela a sede (Mais tarde
Santo Amaro, com o nome de Amarópolis e a estação
junto, foi desmembrado).
Originalmente, antes de existir a estação, as oficinas
da E. F. P. A. U. ficavam em Margem do Taquari. A linha chegava
até ali, vinda de Santo Amaro, para servir às
oficinas (mais tarde o Arsenal de Guerra) e, claro, aos passageiros
que se destinavam a Porto Alegre pelo porto de Margem do
Taquari - aparentemente não existia ali uma estação
propriamente dita, e a estação, mesmo, ficava na sede
do município - Santo Amaro.
Em 1902, foram transferidos para Santa Maria e os prédios
ficaram ali, sem maior uso, quando, em 1939, passaram a servir como
Arsenal de Guerra do Estado, vindos de Porto Alegre.
Isso aumentou a importância do distrito (de Santo Amaro),
e acabou por logo em seguida mudar a sede do município para
ali, permanecendo Santo Amaro (depois Amarópolis)
como um distrito apenas.
A estação ficava a cerca de 1 km do Arsenal, porém,
um mapa de 1956 mostra um ramal bem maior, da estação
até a "Margem do Rio Taquari" com cerca de
11 km, para uso do Arsenal. Pode ter servido esse ramal também
para, até 1938, quando a ida de trem para Porto Alegre
ainda dava uma volta imensa por Montenegro e São
Leopoldo, os passageiros que vinham para General Câmara
provenientes do interior ou de São Paulo tomarem o vapor
para a capital, menos demorado que o trajeto ferroviário.
A abertura da variante Barreto-Ramiz Galvão, em 1962,
eliminou esta estação da linha principal, mas, de Barreto
até ela, mantiveram-se os trilhos de forma que, pelo menos
até 1982, havia um trem de passageiros que saía de Porto
Alegre especialmente para essa estação, uma vez
ao dia. Isso pode ser explicado provavelmente pela importância
do Arsenal.
Nele havia um museu, desativado em 1975, que mostrava os utensílios
utilizados na construção da linha. O material foi dispersado
e parece ter se perdido. Mais tarde, os trilhos do ramal foram retirados.
O Arsenal parece estar sendo atualmente desativado. Segundo Marcus
Anversa, o conhecido dublador Eleu Salvador (Sr. Sulu
de Jornada nas Estrelas e o cientista maluco do De Volta para o Futuro),
era natural do município e costumava ajudar os passageiros a carregar
as bagagens, sendo um dos primeiros a se inteirar das novidades lendo
os jornais provenientes da capital gaúcha.
Até 2008 a estação foi utilizada pela Brigada
Militar e pela Polícia Civil. Em 2017 todas as instalações
do pátio e do Exército estavam fechadas.
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1877
AO LADO: Inauguração das obras na linha entre Margem do Taquari e Cachoeira (A Provincia de S. Paulo, 28/12/1877).
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1883
AO LADO: Inauguração da linha entre Margem do Taquari e Cachoeira (A Provincia de S. Paulo, 13/3/1883).
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ACIMA: Em cartão postal datado de
1924, o atracadouro de Margem do Taquari (Cartão postal).
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AO LADO: O Ministro
da Guerra pede em 1906 as instalações de Margem
do Taquari para a ferrovia, já que ela será
desativada. Tal cessão ocorreria em 1939 (O Estado
de S. Paulo, 3/11/1906).
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(Fontes: Alejandro
Polvorines; Marcus Anversa; IPHAE: Patrimônio Ferroviário
do Rio Grande do Sul, 2002;
http://eusabiaetusabias.blogspot.com.br/2012/12/general-camara.html;
Guias Levi, 1940-81; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação,
c. 2000. Foto do livro Patrimônio Ferroviário
do Rio Grande do Sul, IPHAE, p. 228
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A estação em 2012.
http://eusabiaetusabias.
blogspot.com.br/2012
/12/general-camara.html |
A estação em 2017. Foto Alejandro Polvorines |
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Atualização:
20.06.2021
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