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E. F. Porto Alegre
a Uruguaiana (1883-1898)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1898-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996) |
RIO
PARDO
Município de Rio Pardo, RS |
Linha Porto Alegre-Uruguaiana - km 697,259
(1970) |
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RS-2313 |
Altitude: 21 m |
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Inauguração: 07.03.1883 |
Uso atual: Incendiada em 8/4/2020 |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1883 |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Porto
Alegre-Uruguaiana foi aberta como empresa federal em 1883, ligando
Santo Amaro (Amarópolis) a Cachoeira (Cachoeira do Sul). Para
se ir de Santo Amaro a Porto Alegre utilizava-se a navegação
fluvial no rio Jacuí. Em 1898 foi encampada pela Cie. Auxilaire,
empresa belga, e em 1905 passou a ser a linha-tronco da VFRGS, ainda
administrada pelos belgas. Em 1907, os trilhos atingiram finalmente
Uruguaiana, na fronteira com a Argentina. Somente em 1911, a construção
da linha Santo Amaro-Barreto-Montenegro possibilitou a ligação
da longa linha com a Capital, utilizando-se parte da antiga linha
Porto Alegre-Novo Hamburgo. Em 1920, a linha tornou-se estatal novamente.
Em 1957 foi encampada pela RFFSA. Durante os seus anos de operação
foram construídas algumas variantes, para encurtar tempos e
distâncias, eliminando algumas estações de sua
linha original. Em 1938, a variante Diretor-Pestana-Barreto diminuiu
a linha em 50 km. Em 2 de fevereiro de 1996, deixaram de rodar os
trens de passageiros pela linha, que, hoje transporta os trens cargueiros
da concessionária ALL desde esse mesmo ano. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Rio Pardo foi inaugurada em 1883 pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana.
A cidade já existia, e era uma das mais antigas do Rio Grande
do Sul, tendo o município sido instalado em 1809.
Na época da construção do primeiro trecho, até
Cachoeira do Sul, discutia-se se a estação
do Rio Pardo deveria ser o ponto inicial da ferrovia, visto
que, no início, ela não partiria de Porto Alegre:
a capital da Provincia era alcançada pela navegação
fluvial pelo rio Jacuí. Rio Pardo ficava
às margens desse rio, mas Santo Amaro (hoje Amarópolis)
também e era mais próxima da capital: ficou sendo esta
última a estação inicial.
Na estação de Rio Pardo havia um restaurante.
Curiosidade: a fachada e o lado da plataforma são iguais na
arquitetura.
O prédio passou ao abandono após a cessação dos trens de passageiros, em 02/02/1996. Em maio de 2005 o foi anunciado que prédio seria restaurado pela
Prefeitura. Em 10 de dezembro desse ano foi tombado pelo município (decreto 86).
O armazém, prédio que ficava ao lado da estação
e permaneceu abandonado, pegou fogo em 17/2/2017. O telhado caiu e sobraram
apenas as paredes. Ele podia ser visto em primeiro plano na fotografia
imediatamente abaixo, tomada em 2011. Em 2020, ainda estava arruinado e sujo.
Em 2012, a estação restaurada, passou a ser a sede da Secretaria da
Cultura e Turismo da cidade. Em 2019, já estava largada de novo e, em 2020, pegou fogo, perdendo o telhado e o último andar.
ACIMA: Estação de Rio Pardo
e armazém, em 11/2/2010 (Foto Alfredo Rodrigues).
ACIMA: Vista aérea da estação do Rio Pardo em 2011.
A linha encosta no rio dentro da cidade e a estação
e o armazém estão bem abaixo na foto, ao lado da linha
(Acervo Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Rio Pardo).
ACIMA: Em 2019, o hall da estação, sujo e largado (Carlos Latuff).
ACIMA: Em 2019, ao lado da estação, o armazem que pegou fogo dois anos antes (Carlos Latuff).
ACIMA: Em 2019, a sujeira do armazem incendiado (Carlos Latuff).
ACIMA: A estação foi incendiada em 8/4/2020. Na foto, ainda saí alguma fumaça do último andar. O teto caiu, mas o fogo consumiu o andar (Foto
Ricardo Düren).
(Fontes: Carlos Latuff; Alejandro Tumanoff; Carol -;
Coaraci Camargo; Alfredo Rodrigues; Secretaria Municipal
de Turismo e Cultura de Rio Pardo; IPHAE: Patrimônio
Ferroviário do Rio Grande do Sul, 2002; Correio do Povo, 09/01/2005;
Eng. Ariosto Borges Fortes: VFRGS, suas estações e paradas,
1962; Gazeta do Sul, 31/3/2009; Guia Geral das Estradas de Ferro do
Brasil, 1960; Guias Levi, 1940-81; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
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A estação debaixo d'água, na enchente de
1949. Foto cedida por Carlos Latuff
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A estação, ainda arrumadinha. Anos 1980? Foto
cedida por Carlos Latuff |
Estação de Rio Pardo com o trem Porto Alegre-Uruguaiana
em 1990. Foto Coaraci Camargo |
A plataforma com gente esperando o trem nos seus últimos
supiros. Aparentemente década de 1990. Foto cedida por
Carlos Latuff |
A estação em 15/02/1995. Foto Alfredo Rodrigues |
A estação do Rio Pardo já no seu abandono,
em 2003. Foto Carlos Latuff |
A estação do Rio Pardo já no seu abandono,
em 2003. Foto Carlos Latuff |
A estação do Rio Pardo já no seu abandono,
em 2003. Foto Carlos Latuff |
A estação em 11/2005. Foto Carlos Latuff |
A estação em 2007. Foto Carol |
A estação em 11/2/2010. Foto Alfredo Rodrigues |
A estação em 18/2/2017. Foto Alejandro Tumanoff |
A estação em 03/2019. Foto Carlos Latuff |
A estação em 03/2019. Foto Carlos Latuff
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Atualização:
09.04.2020
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