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Amador Bueno-Velha
São João
Mailasky
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Tronco EFS-1935
IBGE-1960
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2011
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E. F. Sorocabana
(1875-1892)
Cia. União Sorocabana e Ytuana (1892-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1928) |
SÃO
JOÃO
Município de Cotia, SP (1875-?)
Município de São Roque , SP (?-) |
Linha-tronco original - km 47,893 |
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SP-3873 |
Altitude: 780 m |
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Inauguração: 10.07.1875 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha
foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922,
quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes,
porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos
e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época
à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia,
vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para
o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas
linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a
ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim
foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal
FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente
até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente
os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho
passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso
trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos
pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa
até hoje, para trens de carga. |
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A ESTAÇÃO: São João foi
uma das estações pioneiras da linha, inaugurada em 1875.
Em 1906, modificações no pátio da estação:
"Reconhecida a conveniencia de preparar o tronco da Sorocabana
para o grande aumento de trafego que lhe está assegurado,
foram estudadas diversas modificações no traçado,
com o fim de supprimir as curvas de pequeno raio existentes em grande
escala. Aceitos os projectos, tem sido o serviço levado a
effeito aos poucos, de maneira a não perturbar a regularidade
dos transportes e bôa conservação da via permanente.
Para tornar effectivo o transporte de trens de grande capacidade,
a rampa máxima empregada no trecho entre S. Paulo
e S. João ficou limitada em 0,008 por metro, sendo assim
facilitada a circulação de comboios de cargas até
25 vehiculos duplos. Entre as obras nos projetos de modificação
ficaram terminadas ou acham-se em via de ultimação,
as seguintes: (...) montagem de um girador, melhoramentos do pateo
e modificação dos desvios na estação
de São João" (Relatório da E. F.
Sorocabana para 1906).
Alguns dos dias de glória da estação ocorreram quando os aviadores
portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral estiveram
em São Paulo, em julho de 1922: "Em trem especial gentimente
posto à disposição pela E. F. Sorocabana, partiu no dia 7 de julho
desta Capital, às 8:15 horas, o sr. Almirante Gago Coutinho, acompanhado
da seguinte comitiva: sr. Antonio Pereira Ignácio (...). Apesar
do modo por que foi organizada essa excursão, notava-se a presença
de numeroso povo nas estações do trecho a ser percorrido, tendo
sido, na estação de São João, offerecido um lindo ramalhete de flores
ao Almirante, por gentis senhoritas alli residentes (...) (Revista
Portugal-Brasil, A Hora Gloriosa da Raça, ed. Monteiro Lobato e
Cia, 1922). O trem levaria a comitiva à fábrica do sr. Pereira
Ignácio em Votorantim, onde mais festividades ocorreriam
em sua homenagem...
Anos mais tarde, quando foi inaugurado o serviço de trens de subúrbio
pela Sorocabana em 1928, São João foi escolhido para ponta
de linha para esse serviço. Nesse ano, a estação mudou
de lugar: a antiga estação ficava antes, no sentido
São Paulo-interior.
Até hoje existe o bairro de São João Velho,
onde supostamente se situava a primitiva estação,
que ficou sem os trilhos devido à retificação
e duplicação da linha-tronco, terminada em 1928.
A estação nova tomou também o nome de São
João, que virou São João Novo, por
causa do local todo, não da estação em si.
A ferrovia pré-1928, segundo Ricardo Koracsony,
virou, em grande parte (90%?) a rodovia SP-274, Itapevi-São
Roque. O depósito das máquinas que ali existia
(ver foto acima) teria sido dinamitado em 1935, segundo conta Nilson
Pedro, hoje (2007) com mais de 80 anos e morador em São
João Novo.
(Veja também SÃO JOÃO
NOVO)
ACIMA: Os horários, quase um mês após a inauguração da linha, assinalavam a existênvia de quatro paradas entre as de Sorocaba e São Paulo; São João era uma delas, no horário de 1° de agosto de 1875 (A Provincia de S. Paulo, 1/8/1875)
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1889
AO LADO: O chefe da estação de São João casou-se na em São Roque, então o municipio ao qual a estação de São João pertencia
(A Provincia de S. Paulo, 8/5/1899).
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1896
AO LADO: Acidente entre São João e Cotia (Itapevi) (O Estado de S. Paulo, 9/10/1896).
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1896
AO LADO: Acidente entre São João e Cotia (Itapevi) (O Estado de S. Paulo, 9/10/1896).
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1900
AO LADO: Reforma da estrada ligando a estação de São João - velho à vila de Araçariguama, além de outras obras no Estado (O Estado
de S. Paulo, 14/02/1900). |
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1902
AO LADO: Uma facada na estação (O Estado
de S. Paulo, 8/4/1902). |
ACIMA: A estação de São João ficava
no município de Araçariguama no ano de 1911? Segundo
esta reportagem de 14 de junho deste ano, sim: afinal, a Camara dessa
cidade é que se preocupava em consertar a ponte sobre o rio
São João, também chamado de rio Baruery. Araçariguama
deixou de ser município em 1935, incorporado a São Roque,
mas voltou a ser autônomo em 1991. A estação distava
14 km do centro da cidade e o acesso a ela mais curto até hoje
não foi asfaltado (O Estado de S. Paulo, 14/6/1911).
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1917
AO LADO: Disputa
entre os troleis que ligavam a estação, então
pertencente a Cotia, a Pirapora, bairro de Parnaíba
(O Estado de S. Paulo, 16/3/1917). |
ACIMA: Na foto acima,
o velho depósito de locomotivas de São João Velho,
ao fundo, em fotografia provavelmente dos anos 1920. Atrás
dele ficava o triângulo de reversão. A linha e a estação
ficavam do lado esquerdo da foto. Aliás, o curioso é
que o local dessa cena hoje fica exatamente em cima da estrada que
liga Itapevi a São Roque, via Mailasqui. Confiram os morros
atrás nas duas fotos (Acervo Lenine Matheos Barros).
ACIMA: O mesmo local da foto mais acima em 2007 (Foto Ralph M. Giesbrecht, 27/05/2007).
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1917
AO LADO: Disputa
entre os troleis que ligavam a estação, então
pertencente a Cotia, a Pirapora, bairro de Parnaíba
(O Estado de S. Paulo, 16/3/1917).
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1925
AO LADO: Próximo
à estação, morto pelo trem (O Estado
de S. Paulo, 23/11/1925).
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OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO
E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS:
1926 - Extensão dos desvios para 430 m |
ACIMA: Bem à direita, as linhas original e atual da Sorocabana
se separavam pouco antes de São João Novo e São
João Velho. O mapa, de 1928, originalmente colorido, mostra três
linhas, na verdade: a linha que mal aparece, coincidindo em quase
todo o trecho com a linha original, era a linha original remodelada
com pequenas retificações no início do século
20 (citadas no texto desta página). A linha mais fina é
a linha duplicada e com novo leito, de 1928. É lá que
está São João Novo, além de "São
João", Velho, que é a estação desativada.
A diferença é grande: cerca de 1,5 km de distância,
aproximadamente. Note-se que o mapa está invertido em relação
ao norte (ver a seta que aponte para o norte, para baixo). Aliás,
segundo R. Koracsony, boa parte da SP-274 (Itapevi-São Roque)
foi construída em cima do leito velho da EFS (basta ver a foto
do depósito, acima) (Reprodução extraída
do livro "Histórico do Início, Fundação
e Construção da Estrada de Ferro Sorocabana, 1870-1875",
original de 1930, reimpressão em 2004).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Lenine Matheos Barros; Antonio Carreão; O Estado de S. Paulo,
1925; livro comemorativo dos 90 anos da EFS, 1960; Histórico
do Início, Fundação e Construção
da Estrada de Ferro Sorocabana, 1870-1875, 1930, reimpressão
em 2004; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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No final do século XIX, a estação original
de São João. Foto do livro comemorativo dos 90
anos da EFS |
Pátio da estação em 1931. Na foto diz "São
João velho". O pátio antigo ainda existiria
em 1931? |
Casa do antigo triângulo de reversão. Foto Antonio
Carreão em 2006 |
Casas da ferrovia (a da frente, semi-demolida para dar passagem
à rodovia). Essas ficavam num dos lados do triângulo
de reversão. Foto Ralph M. Giesbrecht em 27/05/2007 |
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Atualização:
28.10.2021
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