|
|
E. F. Sorocabana
(1944-1971)
FEPASA (1971-1998) |
SOLEMAR
Município de Praia Grande, SP |
Ramal de Juquiá - km 123,731 (1960) |
|
SP-2855 |
Altitude: 5 m |
|
Inauguração: 20.12.1944 |
Uso atual: moradia (2008) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O ramal foi
construído pelos ingleses da Southern São Paulo Railway, entre 1913
e 1915, partindo de Santos e atingindo Juquiá. Em novembro de 1927,
o Governo do Estado comprou a linha e a entregou à Sorocabana, já
estatal, no mês seguinte. O trecho entre Santos e Samaritá foi incorporado
à Mairinque-Santos, que estava em início de construção no trecho da
serra do Mar, e o restante foi transformado no ramal de Juquiá. A
partir daí, novas estações foram construídas, e em 1981, o ramal foi
prolongado pela Fepasa, já dona da linha desde 1971, até Cajati, para
atender as fábricas de feritlizantes da região. O transporte de passageiros
entre Santos e Juquiá foi suspenso em 1997, depois de 84 anos. A linha
seguiu ativa para trens de carga que passavam quase diariamente, transportando
enxofre do porto para Cajati, até o início de 2003,
quando barreiras caíram sobre a linha na região do Ribeira.
O transporte foi suspenso e a concessionária Ferroban desativou
a linha, que o mato cobriu rapidamente. |
|
A ESTAÇÃO: A estação de
Solemar foi inaugurada em 1944. Fica ao lado da SP-55, no seu
km 300.
"Um tio-avô meu tinha uma casinha entre Mongaguá e
Solemar, que, ao menos até o início de 1972, não tinha nem água, nem
luz elétrica. A luz era de lampião a gás. Francamente, algo desconfortável.
O local ainda era algo agreste, mas não tão desabitado assim. A vantagem
é que ficava bem em frente à linha da EFS, numa ocasião em que havia
vários trens por dia - até onde me lembro, de carros Busch tracionados
por "Lambretinhas' de bitola métrica. Num dos únicos dois dias em
que lá estive, lá pelas tantas apareceu um trem fora de horário, composto
de velhos carros Ouro Verde, meio enferrujados..." (Antonio
Gorni, 26/6/2011).
"O Sr. Casemiro Ribeiro de Lima, mecânico
aposentado da FEPASA está no imóvel há 21 anos e o mantém bem conservado.
O contrato inicial de uso do imóvel foi feito com a FEPASA e depois
repassado para a RFFSA, sucessora da malha paulista. A outra ala da
estação era explorada como bar por outra pessoa e depois foi abandonada,
ocasião em que foi saqueada e depredada. Sr. Casemiro recuperou e
lacrou essa ala. Na época de funcionamento do bar o local atraía uma
freqüência problemática, com a ocorrência de brigas e até um homicídio. Há
muita gente de olho no imóvel sendo que o Sr. Casemiro foi denunciado
como invasor, o que não é verdade, e até a Prefeitura de Praia Grande
tem interesse em transformar o local em ponto turístico, mas não se
sabe que tipo de ponto turístico seria esse. Por enquanto o Sr. Casemiro
vai se mantendo no imóvel e espera a possibilidade de ficar com o
mesmo definitivamente" (Elias Vieira, 02/2004).
Em 2008,
o Sr. Casemiro, também chamado de Japonês,
continuava morando lá. Ele trabalhou no PRV (Posto de Reparo
de Vagões) de Samaritá, nos bons tempos.
Em 2021, o autor deste site não tinha nenhuma informação de como estaria o prédio desta ex-estação.
ACIMA: Em 1954, a estação de Solemar, a moça posa junto à placa (Foto Lucy Carvalho da Cunha).
|
TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1944 a 1977 e de 1983 a 1997. Na foto, trem do ramal em Suarão
(1956). Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses
trens. Veja aqui horários
em 1963 (Guias Levi). |
(Fontes: Ralph Giesbrecht: pesquisa local; Antonio
Gorni; Vinicius Michael Bodo; Elias Vieira; Marcos A. Nobrega; ://www.cidadaopg.sp.gov.br;
E. F. Sorocabana: Relatórios anuais, 1920-69; Guia Geral das
Estradas de Ferro do Brasil, 1960; IBGE, 1960; Mapa - acervo R. M.
Giesbrecht) |
|
|
|
A estação nos anos 1950. Notar que ainda não
possuía aquelas colunas altas da fachada. ://www.cidadaopg.
sp.gov.br |
Fachada da estação de Solemar em 18/02/1998. Foto
Ralph M. Giesbrecht |
Fachada da estação de Solemar em 18/02/1998. Foto
Ralph M. Giesbrecht |
Plataforma da estação, em 03/2004, com os trilhos
já cobertos de mato. Foto Elias Vieira |
Antiga placa da estação, em 03/2004. Foto Elias
Vieira |
A estação, em 03/2004. Foto Elias Vieira |
Lado da plataforma em Solemar, em 19/9/2008. Foto Marcos A.
Nobrega |
A estação em 2011. Foto Vinicius Michael Bodo |
|
|
|
|
|
Atualização:
30.04.2021
|
|