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VXY Mogiana em MG
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Tatuí
Santa Adelaide
Parada Rocha
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ramal de Itararé-1935

IBGE-1960
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
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Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-1998)
SANTA ADELAIDE (antiga GUEDES)
Município de Tatuí, SP
Ramal de Itararé - km 172,086 (1934)   SP-2866
Altitude: 552 m   Inauguração: 1907
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Itararé começou a ser construído em 1888, partindo da estação de Boituva, mas somente em 1895 chegou a Itapetininga, com extensão de 65 km. Somente em 1905 as obras foram retomadas, e em abril de 1909, a estrada chegou finalmente a Itararé. Sempre crescendo em importância por causa de sua ligação com o sul, o ramal passou a sair da estação nova de Santo Antonio - hoje Iperó - em 1928, aproveitando as obras de retificação e duplicação da linha-tronco, diminuindo o trecho em 23 km. Em 1951, a linha foi eletrificada até Morro do Alto. Em 1960, até Itapetininga e não passou daí. Em 1978, o tráfego de passageiros no ramal foi extinto. Em 1973 foi construído, de Itapeva, um ramal para Apiaí, e desse, outro para Pinhalzinho, que encontrava a nova linha que vinha da região de Curitiba. O trecho a partir de Itapeva acabou desativado depois que o trecho paranaense até Jaguariaíva foi suprimido, nos anos 1990. Entretanto, em 22/12/1997, o trem de passageiros, voltou a funcionar, desta vez entre Sorocaba e Apiaí. O trem, com algumas interrupções, funcionou até fevereiro de 2001. O trecho entre Itapeva e Itararé teve os trilhos arrancados em 2001. Hoje, apenas algumas estações ainda funcionam como escritórios sob a administração da ALL.
 
A ESTAÇÃO: Inaugurada como Posto Guedes em 1907, ganhou o nome de Santa Adelaide a partir de 1920. De 1924 a 1926,

OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS: 1934 - Instalação de água; pintura da estação, da casa do chefe da estação casa do portador

funcionou um posto telegráfico, "posto km 190", entre esta estação e a de Tatuí. Em 1934, foi classificada como posto telegráfico de categoria A (*). A estação foi demolida nos anos 1980, não sobrando vestígios de sua localização original. A cerca

ACIMA: Crime de morte nas oficinas de Itapetinga em 1920 leva o culpado a fugir para o "Posto Guedes". CLIQUE SOBRE AS DUAS PARTES DA REPORTAGEM PARA Vê-LAS EM TAMANHO MAIOR (O Estado de S. Paulo, 16/1/1920).
de 60 metros da linha, existe um prédio antigo que, segundo os moradores, seria a estação de Santa Adelaide "velha", ou seja, poderia ter existido uma outra estação antes da mais recente, provavelmente removida da linha quando houve a retificação de 1928 por causa da mudança de saída do ramal, quando este passou a sair não mais de Boituva, mas de Santo Antonio (hoje Iperó). Não se conseguiu provar nada... fica o registro. Há que se lembrar, porém, que os dois leitos, o anerior a 1928 e o atual, se enconravam antes da estação de Tatuí, portanto bem antes de Santa Adelaide.
ACIMA: Trem da ALL passando por onde era a estação de Santa Adelaide. À sua frente, do outro lado da linha, parte da caixa d'água de concreto da estação (Autor desconhecido).

* Segundo o Relatório Anual de 1934 da EFS, "À categoria A ficaram pertencendo os diversos postos que funccionavam como si fossem estações de 4a classe, isto é, onde, além do serviço de trens, havia venda de bilhetes, despachos de encommendas, bagagens, mercadorias, animaes, valores e serviços telegraphico, em trafego proprio e mutuo, com os fretes calculados pela propria distancia".

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Adriano Martins; FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986; O Estado de S. Paulo, 1920; E. F. Sorocabana: relatórios oficiais, 1875-1969; IBGE, 1960; Guias Levi, 1932-1980; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação abandonada, em 1986. Foto do relatório da Fepasa desse ano

A estação abandonada, em 1986. Foto do relatório da Fepasa desse ano

Ao fundo, à direita, prédio próximo ao local da estação de Santa Adelaide, a cerca de 60 metros dos trilhos. Seria Santa Adelaide-velha? Foto Adriano Martins, em 08/2002
     
     
Atualização: 05.11.2014
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.