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Tatuí
Santa Adelaide
Parada Rocha
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ramal de Itararé-1935
IBGE-1960
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
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Sorocabana Railway
(1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-1998) |
SANTA
ADELAIDE (antiga GUEDES)
Município de Tatuí, SP |
Ramal de Itararé - km 172,086 (1934) |
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SP-2866 |
Altitude: 552 m |
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Inauguração: 1907 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Itararé começou a ser construído em 1888, partindo da estação de Boituva,
mas somente em 1895 chegou a Itapetininga, com extensão de 65 km.
Somente em 1905 as obras foram retomadas, e em abril de 1909, a estrada
chegou finalmente a Itararé. Sempre crescendo em importância por causa
de sua ligação com o sul, o ramal passou a sair da estação nova de
Santo Antonio - hoje Iperó - em 1928, aproveitando as obras de retificação
e duplicação da linha-tronco, diminuindo o trecho em 23 km. Em 1951,
a linha foi eletrificada até Morro do Alto. Em 1960, até Itapetininga
e não passou daí. Em 1978, o tráfego de passageiros no ramal foi extinto.
Em 1973 foi construído, de Itapeva, um ramal para Apiaí, e desse,
outro para Pinhalzinho, que encontrava a nova linha que vinha da região
de Curitiba. O trecho a partir de Itapeva acabou desativado depois
que o trecho paranaense até Jaguariaíva foi suprimido, nos anos 1990.
Entretanto, em 22/12/1997, o trem de passageiros, voltou a funcionar,
desta vez entre Sorocaba e Apiaí. O trem, com algumas interrupções,
funcionou até fevereiro de 2001. O trecho entre Itapeva e Itararé
teve os trilhos arrancados em 2001. Hoje, apenas algumas estações
ainda funcionam como escritórios sob a administração da ALL. |
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A ESTAÇÃO: Inaugurada como
Posto Guedes em 1907, ganhou o nome de Santa Adelaide
a partir de 1920. De 1924 a 1926,
OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO E SEU
PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS: 1934
- Instalação de água; pintura da estação,
da casa do chefe da estação casa do portador
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funcionou um posto telegráfico, "posto km 190", entre esta
estação e a de Tatuí. Em 1934, foi classificada como posto
telegráfico de categoria A (*). A estação
foi demolida nos anos 1980, não sobrando vestígios de sua localização
original. A cerca
ACIMA: Crime de morte nas oficinas de Itapetinga
em 1920 leva o culpado a fugir para o "Posto Guedes". CLIQUE
SOBRE AS DUAS PARTES DA REPORTAGEM PARA Vê-LAS EM TAMANHO MAIOR
(O Estado de S. Paulo, 16/1/1920).
de 60 metros da linha, existe um prédio antigo que,
segundo os moradores, seria a estação de Santa Adelaide
"velha", ou seja, poderia ter existido uma outra estação
antes da mais recente, provavelmente removida da linha quando houve
a retificação de 1928 por causa da mudança de
saída do ramal, quando este passou a sair não mais de
Boituva, mas de Santo Antonio (hoje Iperó).
Não se conseguiu provar nada... fica o registro. Há
que se lembrar, porém, que os dois leitos, o anerior a 1928
e o atual, se enconravam antes da estação de Tatuí,
portanto bem antes de Santa Adelaide.
ACIMA:
Trem da ALL passando por onde era a estação de Santa
Adelaide. À sua frente, do outro lado da linha, parte da caixa
d'água de concreto da estação (Autor desconhecido).
* Segundo o Relatório Anual de 1934 da
EFS, "À categoria A ficaram pertencendo os
diversos postos que funccionavam como si fossem estações
de 4a classe, isto é, onde, além do serviço
de trens, havia venda de bilhetes, despachos de encommendas,
bagagens, mercadorias, animaes, valores e serviços
telegraphico, em trafego proprio e mutuo, com os fretes calculados
pela propria distancia".
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(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Adriano
Martins; FEPASA: Relatório de Instalações Fixas,
1986; O Estado de S. Paulo, 1920; E. F. Sorocabana: relatórios
oficiais, 1875-1969; IBGE, 1960; Guias Levi, 1932-1980; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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A estação abandonada, em 1986. Foto do relatório
da Fepasa desse ano |
A estação abandonada, em 1986. Foto do relatório
da Fepasa desse ano |
Ao fundo, à direita, prédio próximo ao
local da estação de Santa Adelaide, a cerca de
60 metros dos trilhos. Seria Santa Adelaide-velha? Foto Adriano
Martins, em 08/2002 |
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Atualização:
05.11.2014
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