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Américo Brasiliense
Santa Lúcia
Tapuia
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Tronco CP-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2005
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Cia. Paulista de
Estradas de Ferro (1892-1971)
FEPASA (1971-1998) |
SANTA
LÚCIA
Município de Santa Lúcia, SP |
Linha-tronco - km 271,045 (1958) |
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SP-2873 |
Altitude: 697,820 m |
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Inauguração: 01.04.1892 |
Uso atual: academia de ginástica (2005) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: provavelmente 1892 |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha-tronco da Cia. Paulista foi aberta com seu primeiro trecho,
Jundiaí-Campinas, em 1872. A partir daí, foi prolongada até Rio Claro,
em 1876, e depois continuou com a aquisição da E. F. Rio-Clarense,
em 1892. Prosseguiu por sua linha, depois de expandi-la para bitola
larga, até São Carlos (1922) e Rincão (1928). Com a compra da seção
leste da São Paulo-Goiaz (1927), expandiu a bitola larga por suas
linhas, atravessando o rio Mogi-Guaçu até Passagem, e cruzando-o de
volta até Bebedouro (1929), chegando finalmente a Colômbia, no rio
Grande (1930), onde estacionou. Em 1971, a FEPASA passou a controlar
a linha. Trens de passageiros trafegaram pela linha até março
de 2001, nos últimos anos apenas no trecho Campinas-Araraquara. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Santa Lúcia foi inaugurada em 1891 de forma provisoria (segundo noticia de jornal da época - ver caixas de 1891, abaixo) e depois de forma definitiva em 1892 (segundo relatórios da Cia. Paulista).
Em 1917, o local já era um distrito do município de
Araraquara.
Foi desativada em 1977.
Fica no centro de Santa Lúcia, cidade pequena e recentemente
emancipada como município, e que claramente se desenvolveu a partir
da estação; a rua principal corre ao longo da linha. Em agosto de
2005, estava sendo usada como academia de ginástica. Estava
mal conservada e ao seu lado a torre da cabina de comando abrigava
a Secretaria de Cultura do município.
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1891
AO LADO: Inauguração provisoria da estação no dia 31 de agosto (O Estado de S. Paulo, 22/8/1891). |
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1891
AO LADO: Inauguração provisoria da estação no dia 31 de agosto (O Estado de S. Paulo, 5/9/1891). |
ACIMA:
O largo da estação em Santa Lúcia em 1915.
Ao fundo, à direita, a estação (Álbum
de Araraquara, 1915).
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1916
AO LADO: Situação da linha na região
da estação de Santa Lucia não era nada
boa (O Estado de S. Paulo, 27/1/1916).
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1921
AO LADO: A impressão é ruim, mas dá para ler: Obras de aumento da bitola aumentam na estação (O Estado de S. Paulo, 11/7/1921). |
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1923
AO LADO: Um armazém para a estação
(O Estado de S. Paulo, 8/6/1923).
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ACIMA: No pátio visto
da frente da fachada da estação, o velho armazem (azul
e branco) e casas da ferrovia (Foto Rafael Correa, dezembro de 2008).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; José H.
Bellorio; José A. Vignoli; Rafael Correa; Rogerio Tampellini;
Álbum de Araraquara, 1915; O Estado de S. Paulo, 1916 e 1923;
Cia. Paulista: relatórios anuais, 1876-1969; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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A estação, anos 1990. Foto José A. Vignoli |
Em 21/08/1998, a estação de Santa Lúcia,
fechada. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A cabine de comando da estação, em 26/02/2002.
Foto José H. Bellorio |
A estação, em 26/02/2002. Foto José H.
Bellorio |
Fachada da estação em 03/08/2005. Foto Ralph M.
Giesbrecht |
A estação em 03/08/2005. Foto Ralph M. Giesbrecht
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A estação em 12/2008. Foto Rafael Correa |
A estação em 27/2/2019. Foto Silvio Rizzo |
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Atualização:
11.12.2020
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