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VXY Mogiana em MG
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Procópio Carvalho
Santa Rita
Santa Olívia
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ramal de Santa Rita-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2003
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E. F. Santa Rita (1891)
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1891-1960)
SANTA RITA
Município de Santa Rita do Passa Quatro, SP
Ramal de Santa Rita - km 27,028   SP-1446
Altitude: 759,400 m   Inauguração: 1891?
Uso atual: museu municipal (2016)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1898?
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Santa Rita originou-se da E. F. Santa Rita, aberta em 1884 por fazendeiros da cidade de Santa Rita do Passa-Quatro, ligando Porto Ferreira a essa cidade. Em 1891, a Cia. Paulista a comprou e trnasformou no ramal, que era um de seus dois únicos com bitola estreita de 60 cm. Sem nunca tê-la alargado, a Paulista o prolongou em 1913 até Moema (depois Bento Carvalho) e em 1928 até Vassununga. O ramal funcionou até 11 de março de 1960, quando foi desativado e os trilhos, arrancados.
 
A ESTAÇÃO: A estação teria sido inaugurada em 15/10/1884. Esta data, citada nos relatórios posteriores a 1898 da Cia. Paulista, é muito controversa. O ano de 1884 parece ter sido o ano da formação da ferrovia por pessoas da região, data que a Paulista teria usado para se referir ao da inauguração da estação. Em minhas pesquisas, no entanto, encontrei apenas uma notícia em 1888 como sendo a data de possível formação da ferrovia (ver caixa de 1888, abaixo).

Na verdade, a ferrovia e a estação parecem ter começado suas obras apenas em 1891 (ver caixa de 1891, abaixo).

A Cia. Paulista, de acordo com os relatórios, comprou a E. F. Santa Rita em 1891. A linha ainda não funcionava.

O prédio da estação que em 2020 ainda existia, como museu, teria sido construída em 1898, depois de a linha já estar funcionando. Deveria, claro, haver uma estação provisória.

Desativado em 11/03/1960, com a supressão do ramal, o prédio, que existe até hoje numa praça no centro da cidade. Esteve abandonado por muitos anos, sendo depois reformado e transformado no Museu Zequinha de Abreu. É tombado pelo CONDEPHAAT.

"A estação que hoje é o museu está perfeitamente conservada, bem como as três casas ao lado, onde funcionam, respectivamente, a sede da banda municipal, a secretaria de turismo e o conselho tutelas, inclusive ostentando, as três, o simbolo CP" (Irineu Moura, 03/2008).

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1887
AO LADO:
Santa Rita não tinha trens nem linha ainda de acordo com esta nota de agosto de 1887 (A Provincia de S. Paulo, 23/8/1887).

1888
AO LADO:
Santa Rita seguia sem ter trens nem linha em setembro de 1888 (A Provincia de S. Paulo, 15/9/1888).

1890
AO LADO:
Vai começar o assentamento de trilhos (O Estado de S. Paulo, 18/4/1890).

1890
AO LADO:
Pedregulhos e sargetas na rua que levará à estação (O Estado de S. Paulo, 12/5/1890).

1891
AO LADO:
Começa finalmente o assentamento de trilhos a partir de Porto Ferreira e a estação já estava quase pronta, isto em janeiro (O Estado de S. Paulo, 21/1/1891).

1891
AO LADO:
O governo aprova o projeto do ramal (O Estado de S. Paulo,, 28/2/1891).

1891
AO LADO:
A cidade de Santa Rita do Passa Quatro em 1891 (O Estado de S. Paulo, 16/02/1891).

1900
AO LADO:
Os hoarios dos trens para a cidade não agradam à população (O Estado de S. Paulo,, 24/03/1900).

ACIMA: Problemas de atrasos nos trens de passageiros do ramal de Santa Rita em 1912 (O Estado de S. Paulo, 28/5/1912).

1913
AO LADO:
Santa Rita queria mais trens em 1913 (O Estado de S. Paulo, 16/1/1913).

1931
AO LADO:
Supressão de um dos trens (O Estado de S. Paulo, 15/5/1931).

1934
AO LADO:
Atrasos constantes nos trens do ramal (O Estado de S. Paulo, 8/7/1934).

ACIMA: Locomotiva 911 estacionada junto à plataforma da estação de Santa Rita do Passa-Quatro, provavelmente anos 1950 (Acervo Leandro Guidini).

ACIMA: Casas de turma da ferrovia preservadas junto ao ex-pátio ferroviário da estação em 2022 (Foto Murici Tondato em 17/4/2022).

(Fontes: Ralph Mennucci Giesbrecht, pesquisa local; Leandro Guidini; Isaias Barreto; Irineu Moura; Hermes Y. Hinuy; Julio C. Paiva; Filemon Peres; Ralph M. Giesbrecht: Caminho para Santa Veridiana, Editora Cidade, 2003; Cia. Paulista: Álbum de 50 anos, 1918; Cia. Paulista: relatórios anuais, 1872-1969; O Estado de S. Paulo, 1912-1913; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Plataforma da estação de Santa Rita, em 1918. Foto do álbum dos 50 anos da Paulista

Estação de Santa Rita, em 1918. Foto do álbum dos 50 anos da Paulista

A estação, provavelmente anos 1950. Acervo Julio C. Paiva

Último trem de Santa Rita, 11/03/1960. Foto cedida por Isaias Barreto

Último trem de Santa Rita, 11/03/1960. Foto cedida por Isaias Barreto

A estação, em 30/4/1996. Foto Ralph M. Giesbrecht


A estação, em 30/4/1996. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 07/2004. Foto Hermes Y. Hinuy

A estação em 4/2011. Foto Leandro Guidini

A estação em 07/2004. Foto Murici Tondato em 17/4/2022
   
     
Atualização: 17.04.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.