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E. F. Santa Rita
(1891)
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1891-1960) |
SANTA
RITA
Município de Santa Rita do Passa Quatro,
SP |
Ramal de Santa Rita - km 27,028 |
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SP-1446 |
Altitude: 759,400 m |
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Inauguração: 1891? |
Uso atual: museu municipal (2016) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1898? |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Santa Rita originou-se da E. F. Santa Rita, aberta em 1884
por fazendeiros da cidade de Santa Rita do Passa-Quatro, ligando Porto
Ferreira a essa cidade. Em 1891, a Cia. Paulista a comprou e trnasformou
no ramal, que era um de seus dois únicos com bitola estreita de 60
cm. Sem nunca tê-la alargado, a Paulista o prolongou em 1913 até Moema
(depois Bento Carvalho) e em 1928 até Vassununga. O ramal funcionou
até 11 de março de 1960, quando foi desativado e os trilhos, arrancados. |
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A ESTAÇÃO: A estação teria sido inaugurada em 15/10/1884. Esta data, citada nos relatórios posteriores a 1898 da Cia. Paulista, é muito controversa. O ano de 1884 parece ter sido o ano da formação da ferrovia por pessoas da região, data que a Paulista teria usado para se referir ao da inauguração da estação. Em minhas pesquisas, no entanto, encontrei apenas uma notícia em 1888 como sendo a data de possível formação da ferrovia (ver caixa de 1888, abaixo).
Na verdade, a ferrovia e a estação parecem ter começado suas obras apenas em 1891 (ver caixa de 1891, abaixo).
A Cia. Paulista, de acordo com os relatórios, comprou a E. F. Santa Rita em 1891. A linha ainda não funcionava.
O prédio da estação que em 2020 ainda existia, como museu, teria sido construída em 1898, depois de a linha já estar funcionando. Deveria, claro, haver uma estação provisória.
Desativado em 11/03/1960, com a supressão do ramal, o prédio, que
existe até hoje numa praça no centro da cidade. Esteve
abandonado por muitos anos, sendo depois reformado e transformado
no Museu Zequinha de Abreu. É tombado pelo CONDEPHAAT.
"A estação que hoje é o museu está perfeitamente conservada,
bem como as três casas ao lado, onde funcionam, respectivamente, a
sede da banda municipal, a secretaria de turismo e o conselho tutelas,
inclusive ostentando, as três, o simbolo CP" (Irineu Moura,
03/2008).
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1887
AO LADO: Santa
Rita não tinha trens nem linha ainda de acordo com esta nota de agosto de 1887 (A Provincia de S. Paulo, 23/8/1887). |
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1888
AO LADO: Santa
Rita seguia sem ter trens nem linha em setembro de 1888 (A Provincia de S. Paulo, 15/9/1888). |
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1890
AO LADO: Vai começar o assentamento de trilhos (O Estado de S. Paulo, 18/4/1890). |
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1890
AO LADO: Pedregulhos e sargetas na rua que levará à estação (O Estado de S. Paulo, 12/5/1890). |
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1891
AO LADO: Começa finalmente o assentamento de trilhos a partir de Porto Ferreira e a estação já estava quase pronta, isto em janeiro (O Estado de S. Paulo, 21/1/1891). |
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1891
AO LADO: O governo aprova o projeto do ramal (O Estado de S. Paulo,, 28/2/1891). |
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1891
AO LADO: A cidade de Santa Rita do Passa Quatro em 1891 (O Estado de S. Paulo, 16/02/1891). |
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1900
AO LADO: Os hoarios dos trens para a cidade não agradam à população (O Estado de S. Paulo,, 24/03/1900). |
ACIMA: Problemas de atrasos nos trens de
passageiros do ramal de Santa Rita em 1912 (O Estado de S. Paulo,
28/5/1912).
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1913
AO LADO: Santa
Rita queria mais trens em 1913 (O Estado de S. Paulo, 16/1/1913).
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1931
AO LADO: Supressão de um dos trens (O Estado de S. Paulo, 15/5/1931). |
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1934
AO LADO: Atrasos constantes nos trens do ramal (O Estado de S. Paulo, 8/7/1934). |
ACIMA: Locomotiva 911 estacionada junto à
plataforma da estação de Santa Rita do Passa-Quatro,
provavelmente anos 1950 (Acervo Leandro Guidini).
ACIMA: Casas de turma da ferrovia preservadas junto ao ex-pátio ferroviário da estação em 2022 (Foto Murici Tondato em 17/4/2022).
(Fontes: Ralph Mennucci Giesbrecht,
pesquisa local; Leandro Guidini; Isaias Barreto; Irineu Moura; Hermes
Y. Hinuy; Julio C. Paiva; Filemon Peres; Ralph M. Giesbrecht: Caminho
para Santa Veridiana, Editora Cidade, 2003; Cia. Paulista: Álbum
de 50 anos, 1918; Cia. Paulista: relatórios anuais, 1872-1969;
O Estado de S. Paulo, 1912-1913; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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Plataforma da estação de Santa Rita, em 1918.
Foto do álbum dos 50 anos da Paulista |
Estação de Santa Rita, em 1918. Foto do álbum
dos 50 anos da Paulista |
A estação, provavelmente anos 1950. Acervo Julio
C. Paiva |
Último trem de Santa Rita, 11/03/1960. Foto cedida por
Isaias Barreto |
Último trem de Santa Rita, 11/03/1960. Foto cedida por
Isaias Barreto |
A estação, em 30/4/1996. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação, em 30/4/1996. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 07/2004. Foto Hermes Y. Hinuy |
A estação em 4/2011. Foto Leandro Guidini |
A estação em 07/2004. Foto Murici Tondato em 17/4/2022 |
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Atualização:
17.04.2022
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