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Itapevi
Santa Rita
Cimenrita
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Tronco EFS-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2016
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FEPASA (c.1975-1994)
CPTM (1994-2010; 2014-) |
SANTA
RITA
Município de Itapevi, SP |
Linha-tronco - km - |
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SP-2589 |
Altitude: - |
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Inauguração: c.1975 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 2014 |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana
foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875,
até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu
Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS
construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em
1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência.
Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo
paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival
Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas
pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa
da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando
a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho
inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno,
desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio.
Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado
por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco
até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban,
sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga. |
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A ESTAÇÃO: A primeira das
quatro paradas dos trens metropolitanos da CPTM que é atendida pelos
trens japoneses, mais antigos, é a de Santa Rita. Foi provavelmente
construída já na época da FEPASA, nos anos 1970.
A nova estação era, na verdade, apenas uma plataforma coberta, aberta
em 21/06/1985. "As bilheterias existentes nas estações
Amador Bueno, Ambuitá e Santa Rita visavam agilizar a transferência
entre os modais da Fepasa (entre trem japonês e trem francês),
embora os usuários ainda pudessem adquirir o bilhete na própria
estação Itapevi. A única exceção
era por conta da Parada Cimenrita, que não era dotada de bilheteria
e tão pouco de sanitários públicos e que também
acomoda apenas três carros do trem japonês. Hoje resta
apenas a bilheteria exclusiva da estação Itapevi, as
demais das outras estações foram fechadas em 1997 em
decorrência de diversos assaltos que sofreram nos últimos
tempos em que estiveram em operação. Embora seja
gratuito o transporte na Extensão Operacional (trecho Itapevi-Amadro
Bueno), os passageiros que fazem baldeação para o Metropolitano
em Itapevi deviam obrigatoriamente pagar passagem para prosseguir
viagem rumo a capital" (Ricardo Koracsony, 02/2005).
A CPTM chamava esta e as outras quatro estações da extensão
da linha B de paradas, justamente porque funcionavam apenas como ponto
de embarque e desembarque, sem nenhuma infraestrutura.
Em 30 de abril de 2010, o último trem metropolitano, um Toshiba
mais do que cinquentenário, passou pela estação,
que foi então fechada para reforma da linha que deveria demorar
no mínimo 18 meses. Durou 4 anos. A estação foi
demolida logo depois disso.
Mas veio a nova estação, construída cerca de 1 km de distância da antiga, mais próxima (cerca de um quilômetro - veja caixa abaixo) de Itapevi e não no mesmo local e ionaugurada em 3 de abril de
2014. A nova estação já estava pronta desde o
final de 2012, sem funcionar - veja foto ao pé da página.
ACIMA:
No tempo em que ainda havia interesse em comprar terrenos com desvios
ferroviários para poder usar a ferrovia... (O Estado de S.
Paulo, 14/12/1976).
ACIMA: Posição das duas estações em 2019, a original da Sorocabana (depois Fepasa) e a atual da CPTM (Esquema: Ricardo Koracsony; informações de Carlos Almeida e Eldrin em 2019).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Carlos R. Almeida; Wiliiam Gimenez; E. F. Sorocabana: relatórios
anuais, 1950-69; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Santa Rita em 21/05/1998. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
A estação, nos anos 1990. Foto cedida por William
Gimenez |
A estação, em 08/2002. Foto Ricardo Koracsony
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A nova estação, alguns dias depois de sua reabertura
reformada, em foto de 19/4/2014. Foto Ralph M. Giesbrecht |
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Atualização:
06.12.2019
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