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Ramal de Rib. Bonito-1950
 
 
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1912-1969)
SANTO IGNACIO
Município de Ribeirão Bonito, SP
Ramal de Ribeirão Bonito - km 29,238   SP-2885
  Inauguração: 01.11.1912
Uso atual: depósito   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1912
 
HISTORICO DA LINHA: Em maio de 1894, foi entregue o ramal de Ribeirão Bonito pela Cia. Paulista, saindo da estação de São Carlos, no tronco, e com ponto terminal em Ribeirão Bonito, em bitola métrica. Em 1900, a Cia. E. F. do Dourado (Douradense) abriu uma linha que unia Ribeirão Bonito a Dourado, com bitola de 60 cm. Em 1910, o tronco da Douradense atingiu Ibitinga e sofreu modificações, aumentando-se a bitola para métrica e alterando a ligação Ribeirão Bonito-Trabiju, colocando a estação de Dourado como ponta de um curto ramal. Somente em 1939 a Douradense prolongou a linha, chegando até Novo Horizonte. Em 1949, a Paulista adquiriu a Douradense, adicionando a sua linha-tronco ao ramal de Ribeirão Bonito, que agora ligaria São Carlos a Novo Horizonte diretamente. Em 1966, a linha entre Ibitinga e Novo Horizonte foi suprimida, e em 3 de janeiro de 1969, todo o ramal de Ribeirão Bonito foi desativado. Os trilhos foram retirados pouco tempo depois
 
A ESTAÇÃO: Foi a única das estações do ramal de Ribeirão Bonito que foi inaugurada depois da conclusão da linha, dezoito anos depois, em 1912. Desativada no início de 1969, está hoje ao lado da rodovia que liga São Carlos a Ribeirão Bonito, à sua margem norte. Pertence a uma fazenda da região, e está ocupado, aparen-temente, como depósito e moradia.
     

A estação em 1918. Foto do álbum dos 50 anos da Cia. Paulista

A estação, em 21/08/1998. Foto do autor

A estação em 09/1998. Foto Ney Galvão da Silva

Dístico da estação em 09/1998. Foto Ney Galvão da Silva

A estação em 09/1998. Foto Ney Galvão da Silva

A estação em 09/1998. Foto Ney Galvão da Silva
     
Atualização: 21.02.2005
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.