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VXY Mogiana em MG
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Santo Ignacio
Tamanduá
Ribeirão Bonito
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Ramal de Rib. Bonito-1950
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Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1920-c. 1955)
TAMANDUÁ
Município de Ribeirão Bonito, SP
Ramal de Ribeirão Bonito - km   SP-2900
    Inauguração: 16.06.1920
Uso atual: n/d   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Em maio de 1894, foi entregue o ramal de Ribeirão Bonito pela Cia. Paulista, saindo da estação de São Carlos, no tronco, e com ponto terminal em Ribeirão Bonito, em bitola métrica. Em 1900, a Cia. E. F. do Dourado (Douradense) abriu uma linha que unia Ribeirão Bonito a Dourado, com bitola de 60 cm. Em 1910, o tronco da Douradense atingiu Ibitinga e sofreu modificações, aumentando-se a bitola para métrica e alterando a ligação Ribeirão Bonito-Trabiju, colocando a estação de Dourado como ponta de um curto ramal. Somente em 1939 a Douradense prolongou a linha, chegando até Novo Horizonte. Em 1949, a Paulista adquiriu a Douradense, adicionando a sua linha-tronco ao ramal de Ribeirão Bonito, que agora ligaria São Carlos a Novo Horizonte diretamente. Em 1966, a linha entre Ibitinga e Novo Horizonte foi suprimida, e em 3 de janeiro de 1969, todo o ramal de Ribeirão Bonito foi desativado. Os trilhos foram retirados pouco tempo depois
 
A ESTAÇÃO: Entre Santo Ignacio e Ribeirão Bonito havia um posto telegráfico chamado Tamanduá, inaugurado em 1920, mas não se sabe quando foi desativado; em 1960, ele não era mais relacionado entre as estações pela Cia. Paulista. Por volta de 1929, saía deste posto um ramal pertencente ao dr. Antonio Paes de Barros, com 23 km e bitola métrica, que transportava lenha, sendo também cha-mado na época de desvio Paes de Barros. O posto não foi localizado.
     
     
     
     
Atualização: 20.12.2014
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.