...
Rio Natal
Oswaldo Amaral
Corupá
...

IBGE - 1960
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1949-1975)
RFFSA (1975-1996)
OSVALDO AMARAL
Município de Corupá, SC
Linha de S. Francisco - km   SC-0853
    Inauguração: 30.10.1949
Uso atual: em ruínas   com trilhos
Data de abertura do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A linha do São Francisco teve o primeiro trecho entregue pela E. F. São Paulo-Rio Grande em 1906, ligando o porto de São Francisco (hoje do Sul) a Joinville. Em 1910, a linha foi prolongada até Hansa (Corupá), em 1913 até Tres Barras, e finalmente em 1917 atinge Porto União da Vitória, de onde deveria continuar até atingir Foa do Iguaçu, Este último trecho jamais foi construído. A linha se entronca com o Tronco Sul em Mafra e com a antiga Itararé-Uruguai em Porto União da Vitória. O último trem de passageiros, na verdade uma litorina diária, passou pelo trecho entre Corupá e São Francisco do Sul em janeiro de 1991. O trem misto que servia à linha já não existia desde 1985. Depois disso, apenas alguns trens a vapor turísticos da ABPF têm percorrido a linha, principalmente na região de Rio Negrinho. O trecho entre Mafra e Porto União esteve durante anos abandonado, tendo sido recuperado durante o ano de 2004, mas continua com o tráfego muito escasso. Já o trecho entre Mafra e São Francisco tem grande movimento de cargueiros da concessionária ALL.
 
HISTÓRICO DA ESTAÇÃO: A estação de Osvaldo Amaral foi aberta em 1949. Está hoje em ruínas e coberta de mato. "Meu pai foi telegrafista na estação de Osvaldo Amaral. Quando hoje, vejo a estação de Osvaldo Amaral destruída, onde meu pai, nós, vivemos tantos anos, é de dar dó. A indiferença com o patrimônio histórico é absurda" (Ivan Antonio da Rocha).

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros pararam nesta estação de 1949 a 1983. Ao lado, litorina que andou no trecho Mafra-São Francisco do Sul. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1948 (Guias Levi).
(Fontes: Nilson Rodrigues; J. C. Kuester, 2005; Ivan Antonio da Rocha; RVPSC: Relatórios anuais , 1918-55; IBGE, 1960)
     

A estação em ruínas, escondida pelo mato, com os trens cargueiros da ALL...

... ainda passando por ali diversas vezes por dia. Fotos Nilson Rodrigues em 06/2004

A estação em 08/2006. Foto J. C. Kuester

A estação em 08/2006. Foto J. C. Kuester
   
     
     
Atualização: 14.10.2010
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.