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Rede de Viação
Paraná-Santa Catarina (1963-1975)
RFFSA (1975-1996) |
CORONEL
BUARQUE
Município de Santa Cecília,
SC |
Tronco Principal Sul - km 512,053 (1989) |
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RS-0229 |
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Inauguração: 02.02.1963 |
Uso atual: abandonada |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O
Tronco Principal Sul, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, foi
entregue em partes: entre os anos de 1963 e 1965, uniu as cidades
de Mafra e Lajes - daí o nome da linha Mafra-Lajes, e foi construída
pelos 2o Batalhão Ferroviário. Esse trecho transportou passageiros
até 1978. Entre os anos de 1967 e 1969, foram entregues os
trechos ligando Lajes a Roca Salles, no RS, mas este sem o transporte
de passageiros. O trecho entre as estações de General
Luz e Roca Salles foi aberto aos poucos durante os anos 1960, como
continuação do Tronco Principal Sul. Também passaram
trens de passageiros entre Montenegro-Nova e General Luz, e mesmo
assim, apenas até por volta de 1978. Hoje pela linha trafegam
os cargueiros da ALL, que assumiu como concessionária as linhas
do Rio Grande do Sul em 1996. Unido às linhas que vinham de
Itapeva, em SP, via Pinhalzinho e Ponta Grossa, entregues na primeira
metade dos anos 1970, essa linha toda ficou conhecida como Tronco
Principal Sul e com isso praticamente toda a antiga linha Itararé-Uruguai
da RVPSC acabou por ser desativada. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Coronel Buarque foi inaugurada em 1963 e fica no alto da
serra do chamado Espigão, a aproximadamente 200 m da BR-116 que passa
naquele local. O seu nome é uma homenagem ao Tenente-Coronel
José Sérvulo de Borja Buarque, primeiro Comandante
do Batalhão Ferroviário Mauá, em Rio Negro,
PR, em 1938 e 1939, batalhão este responsável pela contrução
da linha Mafra-Lages, entre 1939 e 1963. "Todas as
janelas e portas
ACIMA: No centro da fotografia tomada em 3/7/2009,
a estação, ao longe, já está sem seu telhado
(Foto Rogéria Driessen de Souza/Leandro Chiarello de Souza).
da estação estão arrancadas. A estação foi violada.
Sua estrutura permanece firme, embora com o destelhamento as infiltrações
devido a chuva sejam uma consequência natural. Ela está em um
dos locais mais belos da rodovia BR-116, após a subida da serra do
Espigão, sentido Sudeste-Sul, a estação e o pátio são bem visíveis.
Infelizmente, mais uma bela estação se perde ao descaso"
(Alan William, 07/2005). A estação ainda foi
utilizada pela ALL, atual concessionária do trecho, mas hoje
está abandonada e jpa sem o telhado. Apesar disso, em 2011,
há carregamento de lenha no pátio da estação,
que a ALL chama hoje de Campo do Areião e não
com o nome original da estação.
(Fontes: Rogéria Driessen de Souza;
Leandro Chiarello de Souza; Alan William, 2005; Nivaldo Klein,
2002; Nilson Rodrigues, 2002-4; Edenir J. Gatner, 2008) |
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A estação em 2002. Foto Nivaldo Klein |
A estação, em 11/2002. Foto Nilson Rodrigues |
Envolta pela neblina, em 04/2004. Foto Nilson Rodrigues |
A estação em 01/2008. Foto Edenir J. Gatner |
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Atualização:
23.06.2011
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