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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Ferradura
Coronel Kelvin
Coronel Buarque
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1963-1975)
RFFSA (1975-1996)
CORONEL KELVIN
Município de
Tronco Principal Sul - km   SC-1411
  Inauguração: 02.02.1963
Uso atual: abandonada   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: O Tronco Principal Sul, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, foi entregue em partes: entre os anos de 1963 e 1965, uniu as cidades de Mafra e Lajes - daí o nome da linha Mafra-Lajes, e foi construída pelos 2o Batalhão Ferroviário. Esse trecho transportou passageiros até 1978. Entre os anos de 1967 e 1969, foram entregues os trechos ligando Lajes a Roca Salles, no RS, mas este sem o transporte de passageiros. O trecho entre as estações de General Luz e Roca Salles foi aberto aos poucos durante os anos 1960, como continuação do Tronco Principal Sul. Também passaram trens de passageiros entre Montenegro-Nova e General Luz, e mesmo assim, apenas até por volta de 1978. Hoje pela linha trafegam os cargueiros da ALL, que assumiu como concessionária as linhas do Rio Grande do Sul em 1996. Unido às linhas que vinham de Itapeva, em SP, via Pinhalzinho e Ponta Grossa, entregues na primeira metade dos anos 1970, essa linha toda ficou conhecida como Tronco Principal Sul e com isso praticamente toda a antiga linha Itararé-Uruguai da RVPSC acabou por ser desativada.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Coronel Kelvin foi inaugurada em 1963. O seu nome é uma homenagem ao Tenente-Coronel Kelvin Ramos Bittencourt, Comandante do Batalhão Ferroviário Mauá, em 1951, batalhão este responsável pela construção da linha Mafra-Lages, entre 1939 e 1965. Em 19 de novembro de 1980, foi criada na estação de Coronel Kelvin a 1a Residência e 1a Companhia de Engenharia de Construção, subordinada ao 1o Batalhão Ferroviário, com a missão de fazer a adequação da suprestrutura da linha, no segmento Coronel Buarque-Arigolândia. A estação foi desativada pouco depois, nos anos 1980. "Estivemos hoje na estação de Coronel Kelvin. Localizada no alto da serra do Espigão, quase sempre com muita neblina, a estação de Coronel Kelvin teve o mesmo destino de quase todas as outras: abandono seguido de depredação. É interessante que as casas eram construidas com um bom padrão, com direito até a área posterior com churrasqueira" (Nilson Rodrigues, 17/06/2006). Talvez a existância dessas casas tenha se devido à implantação da 1a Residência citada acima.
(Fontes: Rafael Oliveira Braz; Nilson Rodrigues, 2006; Tte. Cel. Emanuel Marcos Cruz e Prado: 10o Batalhão de Engenharia de Construção, 4a edição, 2005, p. 137)
     

A estação de Coronel Kelvin, abandonada, em 17/06/2006. Foto Nilson Rodrigues

A estação de Coronel Kelvin, abandonada, em 17/06/2006. Foto Nilson Rodrigues

A estação de Coronel Kelvin, abandonada, em 17/06/2006. Foto Nilson Rodrigues

Churrasqueira de uma das casas da vila ferroviária de Coronel Kelvin, abandonada, em 17/06/2006. Foto Nilson Rodrigues

A estação em 2008. Foto Rafael Oliveira Braz
 
     
Atualização: 17.02.2010
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.