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Viação
Férrea do Rio Grande do Sul (1969-1975)
RFFSA (1975-1996) |
ESCURINHO
Município de Lages, SC |
Tronco Principal Sul - km 357,100 |
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SC-3587 |
Altitude: 1.106 m |
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Inauguração: 1969? |
Uso atual: desconhecido |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O
Tronco Principal Sul, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, foi
entregue em partes: entre os anos de 1963 e 1965, uniu as cidades
de Mafra e Lajes - daí o nome da linha Mafra-Lajes, e foi construída
pelos 2o Batalhão Ferroviário. Esse trecho transportou passageiros
até 1978. Entre os anos de 1967 e 1969, foram entregues os
trechos ligando Lajes a Roca Salles, no RS, mas este sem o transporte
de passageiros. O trecho entre as estações de General
Luz e Roca Salles foi aberto aos poucos durante os anos 1960, como
continuação do Tronco Principal Sul. Também passaram
trens de passageiros entre Montenegro-Nova e General Luz, e mesmo
assim, apenas até por volta de 1978. Hoje pela linha trafegam
os cargueiros da ALL, que assumiu como concessionária as linhas
do Rio Grande do Sul em 1996. Unido às linhas que vinham de
Itapeva, em SP, via Pinhalzinho e Ponta Grossa, entregues na primeira
metade dos anos 1970, essa linha toda ficou conhecida como Tronco
Principal Sul e com isso praticamente toda a antiga linha Itararé-Uruguai
da RVPSC acabou por ser desativada. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Escurinho foi inaugurada em 1969 com o trecho que ligava
Lages a Vacaria. Ficava localizada próxima, ou
dentro, da fazenda do Escurinho, no sul de Santa Catarina, ainda no
município de Lages.
A estação ficava a 1.106 m de altitude. No ano de 1987,
o 1o Batalhão Ferroviário de Lages construiu
ali os conjuntos residenciais para a estação. Teria
isto significado que a estação também teria sido
aberta somente nesta época e não na abertura da linha,
em 1969?
Outra menção que consegui sobre esta estação
está em uma publicação da extinta Fepasa, "A
Ferrovia Paulista", de junho de 1994, onde é citada
num texto que descreve uma viagem feita em carros de passageiros atrelados
a um trem cargueiro desta ferrovia que percorreu, em 1994, para uma
reportagem da TV Globo, toda a ferrovia entre a estação
de Amador Bueno, nos limites da Grande São Paulo,
e Mendoza, na Argentina, passando pelas linhas da antiga Sorocabana
e pelo Tronco Principal Sul até General Luz, depois
pela velha Porto Alegre-Uruguaiana, onde atingiu e entrou nas
ferrovias argentinas, seguindo até Mendoza.
Eram 23 pessoas em seis carros de passageiros, dois leitos, um restaurante,
um carro panorâmico, um gerador e um bagageiro, além
dos vagões de carga. À medida em que o trem avançava,
mais vagões cargueiros eram colocados.
"No dia 28, um sábado, 6 horas da manhã, o termômetro
marca 10 graus. Encontramos, na estação de Escurinho,
em Santa Catarina, o primeiro gaúcho de bombacha, a roupa típica
do pessoal que mora nos pampas" (da reportagem do jornal
citado). Parece que, na época, a estação ainda
estava, pelo menos, decente e em pé, pois foi notada pelos
passageiros.
Segundo o pessoal da ALL em Lages, em 01/2010 ainda existia
ali uma turma de manutenção.
Em 2017 está bem conservada pelo menos externamente. Esta estação
e o trecho em que estava (entre Lages e Montenegro)
jamais teve trens de passageiros regulares.
ACIMA: Pátio e estação
de Escurinho, em 2010 (Foto Jonas Chanan
Vichinheski em 2010).
(Fontes: Vitor Hugo Langaro; Rafael Oliveira
Braz; Jonas Chanan Vichinheski; FEPASA: A Ferrovia Paulista, nro.
6, 1994; RFFSA: Relação de estações, 1989;
Emanuel Marcos Cruz e Prado: Primeiro Batalhão Ferroviário
Benjamin Constant - 142 anos de História, p. 151) |
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A estação em 1/2010. Foto Rafael Oliveira Braz |
A estação em 2010. Foto Jonas Chanan Vichinheski |
Placa de quilometragem da estação em 2010. Foto
Jonas Chanan Vichinheski |
A estação em 2010. Foto Jonas Chanan Vichinheski
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A estação em 16/7/2017. Foto Vitor Hugo Langaro |
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Atualização:
17.07.2017
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