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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Berlangue
Escurinho
Sargento Queiroz
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Viação Férrea do Rio Grande do Sul (1969-1975)
RFFSA (1975-1996)
ESCURINHO
Município de Lages, SC
Tronco Principal Sul - km 357,100   SC-3587
Altitude: 1.106 m   Inauguração: 1969?
Uso atual: desconhecido   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: O Tronco Principal Sul, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, foi entregue em partes: entre os anos de 1963 e 1965, uniu as cidades de Mafra e Lajes - daí o nome da linha Mafra-Lajes, e foi construída pelos 2o Batalhão Ferroviário. Esse trecho transportou passageiros até 1978. Entre os anos de 1967 e 1969, foram entregues os trechos ligando Lajes a Roca Salles, no RS, mas este sem o transporte de passageiros. O trecho entre as estações de General Luz e Roca Salles foi aberto aos poucos durante os anos 1960, como continuação do Tronco Principal Sul. Também passaram trens de passageiros entre Montenegro-Nova e General Luz, e mesmo assim, apenas até por volta de 1978. Hoje pela linha trafegam os cargueiros da ALL, que assumiu como concessionária as linhas do Rio Grande do Sul em 1996. Unido às linhas que vinham de Itapeva, em SP, via Pinhalzinho e Ponta Grossa, entregues na primeira metade dos anos 1970, essa linha toda ficou conhecida como Tronco Principal Sul e com isso praticamente toda a antiga linha Itararé-Uruguai da RVPSC acabou por ser desativada.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Escurinho foi inaugurada em 1969 com o trecho que ligava Lages a Vacaria. Ficava localizada próxima, ou dentro, da fazenda do Escurinho, no sul de Santa Catarina, ainda no município de Lages.

A estação ficava a 1.106 m de altitude. No ano de 1987, o 1o Batalhão Ferroviário de Lages construiu ali os conjuntos residenciais para a estação. Teria isto significado que a estação também teria sido aberta somente nesta época e não na abertura da linha, em 1969?

Outra menção que consegui sobre esta estação está em uma publicação da extinta Fepasa, "A Ferrovia Paulista", de junho de 1994, onde é citada num texto que descreve uma viagem feita em carros de passageiros atrelados a um trem cargueiro desta ferrovia que percorreu, em 1994, para uma reportagem da TV Globo, toda a ferrovia entre a estação de Amador Bueno, nos limites da Grande São Paulo, e Mendoza, na Argentina, passando pelas linhas da antiga Sorocabana e pelo Tronco Principal Sul até General Luz, depois pela velha Porto Alegre-Uruguaiana, onde atingiu e entrou nas ferrovias argentinas, seguindo até Mendoza.

Eram 23 pessoas em seis carros de passageiros, dois leitos, um restaurante, um carro panorâmico, um gerador e um bagageiro, além dos vagões de carga. À medida em que o trem avançava, mais vagões cargueiros eram colocados.

"No dia 28, um sábado, 6 horas da manhã, o termômetro marca 10 graus. Encontramos, na estação de Escurinho, em Santa Catarina, o primeiro gaúcho de bombacha, a roupa típica do pessoal que mora nos pampas" (da reportagem do jornal citado). Parece que, na época, a estação ainda estava, pelo menos, decente e em pé, pois foi notada pelos passageiros.

Segundo o pessoal da ALL em Lages, em 01/2010 ainda existia ali uma turma de manutenção.

Em 2017 está bem conservada pelo menos externamente. Esta estação e o trecho em que estava (entre Lages e Montenegro) jamais teve trens de passageiros regulares.


ACIMA: Pátio e estação de Escurinho, em 2010 (Foto Jonas Chanan Vichinheski em 2010).

(Fontes: Vitor Hugo Langaro; Rafael Oliveira Braz; Jonas Chanan Vichinheski; FEPASA: A Ferrovia Paulista, nro. 6, 1994; RFFSA: Relação de estações, 1989; Emanuel Marcos Cruz e Prado: Primeiro Batalhão Ferroviário Benjamin Constant - 142 anos de História, p. 151)
     

A estação em 1/2010. Foto Rafael Oliveira Braz

A estação em 2010. Foto Jonas Chanan Vichinheski

Placa de quilometragem da estação em 2010. Foto Jonas Chanan Vichinheski

A estação em 2010. Foto Jonas Chanan Vichinheski

A estação em 16/7/2017. Foto Vitor Hugo Langaro
     
Atualização: 17.07.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.