A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Capitão Soter
Monte Castelo
Rio da Serra
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2006
...
 
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1963-1975)
RFFSA (1975-1996)
MONTE CASTELO
Município de Monte Castelo, SC
Tronco Principal Sul - km 452,427 (1989)   SC-0208
    Inauguração: 02.02.1963
Uso atual: casa de turma de via (ALL)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1963?
 
 
HISTORICO DA LINHA: O Tronco Principal Sul, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, foi entregue em partes: entre os anos de 1963 e 1965, uniu as cidades de Mafra e Lajes - daí o nome da linha Mafra-Lajes, e foi construída pelos 2o Batalhão Ferroviário. Esse trecho transportou passageiros até 1978. Entre os anos de 1967 e 1969, foram entregues os trechos ligando Lajes a Roca Salles, no RS, mas este sem o transporte de passageiros. O trecho entre as estações de General Luz e Roca Salles foi aberto aos poucos durante os anos 1960, como continuação do Tronco Principal Sul. Também passaram trens de passageiros entre Montenegro-Nova e General Luz, e mesmo assim, apenas até por volta de 1978. Hoje pela linha trafegam os cargueiros da ALL, que assumiu como concessionária as linhas do Rio Grande do Sul em 1996. Unido às linhas que vinham de Itapeva, em SP, via Pinhalzinho e Ponta Grossa, entregues na primeira metade dos anos 1970, essa linha toda ficou conhecida como Tronco Principal Sul e com isso praticamente toda a antiga linha Itararé-Uruguai da RVPSC acabou por ser desativada.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Monte Castelo foi inaugurada em 1963 e teve o nome dado em homenagem à batalha da Segunda Guerra
ACIMA: Movimentos de passageiros na estação de Monte Castelo, provavelmente anos 1960 (Acervo ESSO/IBGE). ABAIXO: Monte Castelo é uma das poucas cidades do Tronco Sul (talvez a única) onde o pátio fica junto à cidade. Reformada pela Prefeitura, a estação e as antigas casas de turma dão um sabor especial a quem passa pelo pátio (Foto Ires Milena Koster, 2009).

Mundial vencida pelos brasileiros e seus aliados. A estação foi reformada em 2003 e em 2014 abriga uma pequena turma da via permanente e algumas ferramentas de conserva de via.
(Fontes: Nilson Rodrigues; Ires Milena Koster; Ivan A. Rocha; Fabiano Louzada; Correio dos Ferroviários, 1965; Guias Levi, 1960-79)
     

A estação em 1965. Foto Correio dos Ferroviários, junho de 1965

A estação, em 11/2002. Foto Nilson Rodrigues

A estação, reformada, em 11/2002. Foto Nilson Rodrigues

A locomotiva da ALL passa à frente da estação de Monte Castelo, em 01/2007. Foto Ivan A. Rocha

A estação em 2007. Compare com a foto de 1965. Foto Nilson Rodrigues

A estação, à direita, e casas ferroviárias, em 2009. Foto Ires Milena Koster

A estação em 2012. Foto Fabiano Louzada
     
Atualização: 07.10.2014
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.