|
|
Viação
Férrea do Rio Grande do Sul (c.1969-1975)
RFFSA (1975-1996) |
TEUTÔNIA
Município de Paverama, RS |
Tronco Principal Sul - km |
|
RS-4339 |
|
|
Inauguração: c.1969 |
Uso atual: moradia |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1958 |
|
HISTORICO DA LINHA: O
Tronco Principal Sul, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, foi
entregue em partes: entre os anos de 1963 e 1965, uniu as cidades
de Mafra e Lajes - daí o nome da linha Mafra-Lajes, e foi construída
pelos 2o Batalhão Ferroviário. Esse trecho transportou passageiros
até 1978. Por volta de 1970, foi entregue o trecho ligando
Lajes a Roca Salles, no RS, mas este sem o transporte de passageiros.
O trecho entre as estações de General Luz e Roca Salles
foi aberto aos poucos durante os anos 1960, como continuação
do Tronco Principal Sul. Também passaram trens de passageiros
entre Montenegro-Nova e General Luz, e mesmo assim, apenas até
por volta de 1978. Hoje pela linha trafegam os cargueiros da ALL,
que assumiu como concessionária as linhas do Rio Grande do
Sul em 1996. Unido às linhas que vinham de Itapeva, em SP,
via Pinhalzinho e Ponta Grossa, entregues na primeira metade dos anos
1970, essa linha toda ficou conhecida como Tronco Principal Sul e
com isso praticamente toda a antiga linha Itararé-Uruguai da
RVPSC acabou por ser desativada. |
|
A ESTAÇÃO: Sem informações
sobre a estação de Teutônia. Sabe-
ACIMA: Trem da ALL passando sob o viaduto da rua
Major Bandeira em Teutônia (Foto Guilherme Müller, junho
2009).
se apenas que hoje serve de moradia à beira da
linha (ver fotos no pé da página). "Esta estação
já nasceu morta, foi construída aproximadamente 10 anos antes da conclusão
da linha a qual se deu em 1968 e no final do mesmo ano correu o primeiro
trem, sendo este de carga. Nunca foi usada para passageiros e foi
construída antes dos trilhos chegarem aqui. Na década de 1970 eram
organizadas excursões com as famílias dos funcionários da RFFSA que
moravam nas casas ao redor da estação, construídas
juntamente com ela para abrigar
funcionários e suas famílias - estas casas ainda existem e
abrigam funcionários da ALL. Também nos
|
TRENS
- Jamais houve tráfego regular de trens de passageiros
no trecho do Tronco Sul entre Lajes, SC e Montenegro, RS. |
anos 1970 a estação foi usada para carregamento
de basalto e gado, mas seu uso interno foi sempre como escritório
e depósito de materiais. No final dessa década passaram por
Teutônia os trens húngaros que partiam de Porto Alegre em direção
a Roca Sales, mas somente passavam com grande velocidade sem apanhar
ou deixar passageiros" (Amaro Alves de Oliveira, 2009).
Posição da estação em relação a Barreto: km 72 + 800; Ano provável
de construção da estação: 1958; Ano correto de conclusão da linha:
1968; Ano em que correu o primeiro trem na linha: novembro de 1968.
Todos os dados foram obtidos no relato do Sr. Amaro, que contou
ter participado da construção desde o primeiro trilho colocado em
Montenegro até o último que ligou a estrada no trecho de colinas.
(Fontes: Guilherme Müller, 2009; Amaro Alves de
Oliveira, 2009; Google Maps; http://mapas.acharei.com.br) |
|
|
|
Antiga estação de Teutônia em 06/2009. Foto
Guilherme Müller
|
Antiga estação de Teutônia em 06/2009. Foto
Guilherme Müller |
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
10.10.2010
|
|