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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Corvo
Teutônia
Paverama
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Viação Férrea do Rio Grande do Sul (c.1969-1975)
RFFSA (1975-1996)
TEUTÔNIA
Município de Paverama, RS
Tronco Principal Sul - km   RS-4339
    Inauguração: c.1969
Uso atual: moradia   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1958
 
HISTORICO DA LINHA: O Tronco Principal Sul, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, foi entregue em partes: entre os anos de 1963 e 1965, uniu as cidades de Mafra e Lajes - daí o nome da linha Mafra-Lajes, e foi construída pelos 2o Batalhão Ferroviário. Esse trecho transportou passageiros até 1978. Por volta de 1970, foi entregue o trecho ligando Lajes a Roca Salles, no RS, mas este sem o transporte de passageiros. O trecho entre as estações de General Luz e Roca Salles foi aberto aos poucos durante os anos 1960, como continuação do Tronco Principal Sul. Também passaram trens de passageiros entre Montenegro-Nova e General Luz, e mesmo assim, apenas até por volta de 1978. Hoje pela linha trafegam os cargueiros da ALL, que assumiu como concessionária as linhas do Rio Grande do Sul em 1996. Unido às linhas que vinham de Itapeva, em SP, via Pinhalzinho e Ponta Grossa, entregues na primeira metade dos anos 1970, essa linha toda ficou conhecida como Tronco Principal Sul e com isso praticamente toda a antiga linha Itararé-Uruguai da RVPSC acabou por ser desativada.
 
A ESTAÇÃO: Sem informações sobre a estação de Teutônia. Sabe-

ACIMA: Trem da ALL passando sob o viaduto da rua Major Bandeira em Teutônia (Foto Guilherme Müller, junho 2009).
se apenas que hoje serve de moradia à beira da linha (ver fotos no pé da página). "Esta estação já nasceu morta, foi construída aproximadamente 10 anos antes da conclusão da linha a qual se deu em 1968 e no final do mesmo ano correu o primeiro trem, sendo este de carga. Nunca foi usada para passageiros e foi construída antes dos trilhos chegarem aqui. Na década de 1970 eram organizadas excursões com as famílias dos funcionários da RFFSA que moravam nas casas ao redor da estação, construídas

juntamente com ela para abrigar funcionários e suas famílias - estas casas ainda existem e abrigam funcionários da ALL. Também nos

TRENS - Jamais houve tráfego regular de trens de passageiros no trecho do Tronco Sul entre Lajes, SC e Montenegro, RS.
anos 1970 a estação foi usada para carregamento de basalto e gado, mas seu uso interno foi sempre como escritório e depósito de materiais. No final dessa década passaram por Teutônia os trens húngaros que partiam de Porto Alegre em direção a Roca Sales, mas somente passavam com grande velocidade sem apanhar ou deixar passageiros" (Amaro Alves de Oliveira, 2009). Posição da estação em relação a Barreto: km 72 + 800; Ano provável de construção da estação: 1958; Ano correto de conclusão da linha: 1968; Ano em que correu o primeiro trem na linha: novembro de 1968. Todos os dados foram obtidos no relato do Sr. Amaro, que contou ter participado da construção desde o primeiro trilho colocado em Montenegro até o último que ligou a estrada no trecho de colinas.
(Fontes: Guilherme Müller, 2009; Amaro Alves de Oliveira, 2009; Google Maps; http://mapas.acharei.com.br)
     

Antiga estação de Teutônia em 06/2009. Foto Guilherme Müller

Antiga estação de Teutônia em 06/2009. Foto Guilherme Müller
 
     
     
Atualização: 10.10.2010
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.