A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Teutônia
Paverama
Bom Jardim
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
Viação Férrea do Rio Grande do Sul (n/d-1975)
RFFSA (1975-1996)
PAVERAMA
Município de Paverama, RS
Tronco Principal Sul - km   RS-2997
    Inauguração: n/d
Uso atual: abandonada e depredada   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1969?
 
 
HISTORICO DA LINHA: O Tronco Principal Sul, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, foi entregue em partes: entre os anos de 1963 e 1965, uniu as cidades de Mafra e Lajes - daí o nome da linha Mafra-Lajes, e foi construída pelos 2o Batalhão Ferroviário. Esse trecho transportou passageiros até 1978. Por volta de 1970, foi entregue o trecho ligando Lajes a Roca Salles, no RS, mas este sem o transporte de passageiros. O trecho entre as estações de General Luz e Roca Salles foi aberto aos poucos durante os anos 1960, como continuação do Tronco Principal Sul. Também passaram trens de passageiros entre Montenegro-Nova e General Luz, e mesmo assim, apenas até por volta de 1978. Hoje pela linha trafegam os cargueiros da ALL, que assumiu como concessionária as linhas do Rio Grande do Sul em 1996. Unido às linhas que vinham de Itapeva, em SP, via Pinhalzinho e Ponta Grossa, entregues na primeira metade dos anos 1970, essa linha toda ficou conhecida como Tronco Principal Sul e com isso praticamente toda a antiga linha Itararé-Uruguai da RVPSC acabou por ser desativada.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Paverama, cuja data de inauguração não consegui (deve ser anos 1960), está hoje (2009) bastante

ACIMA: Parte das casas da vila ferroviária de Paverama, quase totalmente envolvida pela mata junto ao final da plataforma da estação (encoberta pelo mato, à esquerda na foto) (Foto Jonas Chanan Vichinheski, em 2010).

deteriorada e depredada, consequência de anos de abandono. Esta estação e o trecho em que está (entre Lages e

TRENS - Jamais houve tráfego regular de trens de passageiros no trecho do Tronco Sul entre Lajes, SC e General Luz, RS.
Montenegro) jamais teve trens de passageiros regulares.
(Fontes: Jonas Chanan Vichinheski; Paulo Ricardo Deifelt; Adriano Martins)
     

À esquerda, a estação de Paverama, totalmente deteriorada e depredada, em 2009. Foto Paulo Ricardo Deifelt

A estação em 2010. Foto Jonas Chanan Vichinheski
 
     
     
Atualização: 07.12.2011
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.