A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
São Caetano
Tamanduateí
Ipiranga
...

SPR-1935
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2017
...
 
E. F. Santos-Jundiaí (1947-1994)
CPTM (1994-)
TAMANDUATEÍ
(antiga PARADA VEMAG)
Município de São Paulo, SP
Linha-tronco - km 70,000 (1985)   SP-4508
Altitude: 730 m   Inauguração: 25.10.1947
Uso atual: demolida em 2010   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1947?
 
 
HISTORICO DA LINHA: A São Paulo Railway - SPR ou popularmente "Ingleza" - foi a primeira estrada de ferro construída em solo paulista. Construída entre 1862 e 1867 por investidores ingleses, tinha inicialmente como um de seus maiores acionistas o Barão de Mauá. Ligando Jundiaí a Santos, transportou durante muito anos - até a década de 30, quando a Sorocabana abriu a Mairinque-Santos - o café e outras mercadorias, além de passageiros de forma monopolística do interior para o porto, sendo um verdadeiro funil que atravessava a cidade de São Paulo de norte a sul. Em 1946, com o final da concessão governamental, passou a pertencer à União sob o nome de E. F. Santos-Jundiaí (EFSJ). O nome pegou e é usado até hoje, embora nos anos 70 tenha passado a pertencer à RFFSA, e, em 1997, tenha sido entregue à concessionária MRS, que hoje a controla. O tráfego de passageiros de longa distância terminou em 1997, mas o transporte entre Jundiaí e Paranapiacaba continua até hoje com as TUES dos trens metropolitanos.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Parada Vemag foi aberta em 1947 para atender aos trens metropolitanos da E. F. Santos-Jundiaí. Qual teria sido o nome original, se foi realmente aberta em 1947, como afirma o Guia Geral de 1960? Segundo Dirceu Mora, a parada chamava-se originalmente Parada Studebaker, visto ter sido aí a primitiva fábrica de montagem destes automóveis no Brasil. A Vemag adquiriu-a a mudou a linha de produtos em 1952. A fábrica da Vemag ainda não era nem um projeto na época.

Outras fontes não documentadas dão a data de 1955 para a inauguração da parada. O nome derivava do fato de ficar atrás da fábrica da montadora alemã Vemag, em meados dos anos 1960 adquirida pela Volkswagen.

O nome mais tarde foi alterado para Tamanduateí, devido à proximidade com este rio. Em 1964, época das duas primeiras fotos abaixo, ainda tinha o nome original.

A parada atendeu à CPTM até 21/9/2010. Antes desta data, operou por cerca de um ano com plataformas com coberturas provisórias de madeira, tanto no lado sentido São Caetano quanto Luz até o dia da inauguração da estação nova conjunta com o Metrô.

As novas instalações foram inauguradas por volta de 11:30h do dia 21/9/2010. Com isso, tanto trens com destino à Luz como com destino a Rio Grande da Serra continuavam a correr parando na estação antiga (no nível da linha antiga, mas mais à frente). Por volta de 13:09 partiu o último trem da estação antiga com destino à Luz enquanto já estacionava também o último trem com destino Rio Grande da Serra na antiga estação.

Após sua partida, a estação antiga foi fechada definitivamente.

(Veja também TAMANDUATEÍ-NOVA)

ACIMA: A Parada Vemag, foto sem data e com autor desconhecido.

ACIMA: Plataforma da estação, já em desuso devido à reforma para conexão com a estação do metrô (Foto Rafael Asquini em 23 de agosto de 2010).
ACIMA: Esquema das linhas e outros aspectos da estação de Tamanduateí no dia da inauguração do prédio conjunto CPTM-Metrô em 21/9/2010 (O Estado de S. Paulo, 21/9/2010).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Alexandre L. Giesbrecht; Rafael Asquini; Thomas Correa, 2009; Luis Fernando da Silva; William Gimenez; Wanderley Duck; O Estado de S. Paulo, 2010; Revista Ferrovia 1964; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação Vemag em final de construção do novo prédio , em abril de 1964. Foto Revista Ferrovia no. 337, 04/1964

A estação Vemag em final de construção do novo prédio, em abril de 1964. Foto Revista Ferrovia no. 337, 04/1964

A estação, sem data, no meio do complexo da Vemag, quando este ainda existia. Foto aérea cedida por Wanderley Duck

A estação de Tamanduateí, anos 1990. Foto cedida por William Gimenez

A estação em reforma, vista da entrada da rua Vemag, em 25/9/2009. Podem-se ver as plataformas de madeira. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em reforma, vista da entrada da rua Vemag, em 25/9/2009. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em início de demolição, em 11/2010. Foto Alexandre L. Giesbrecht
   
     
Atualização: 15.09.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.