|
|
...
São Caetano
Tamanduateí
Ipiranga
...
SPR-1935
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2017
...
|
|
|
|
|
E. F. Santos-Jundiaí
(1947-1994)
CPTM (1994-) |
TAMANDUATEÍ
(antiga PARADA VEMAG)
Município de São Paulo, SP |
Linha-tronco - km 70,000 (1985) |
|
SP-4508 |
Altitude: 730 m |
|
Inauguração: 25.10.1947 |
Uso atual: demolida em 2010 |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1947? |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A São Paulo
Railway - SPR ou popularmente "Ingleza" - foi a primeira estrada de
ferro construída em solo paulista. Construída entre 1862 e 1867 por
investidores ingleses, tinha inicialmente como um de seus maiores
acionistas o Barão de Mauá. Ligando Jundiaí a Santos, transportou
durante muito anos - até a década de 30, quando a Sorocabana abriu
a Mairinque-Santos - o café e outras mercadorias, além de passageiros
de forma monopolística do interior para o porto, sendo um verdadeiro
funil que atravessava a cidade de São Paulo de norte a sul. Em 1946,
com o final da concessão governamental, passou a pertencer à União
sob o nome de E. F. Santos-Jundiaí (EFSJ). O nome pegou e é usado
até hoje, embora nos anos 70 tenha passado a pertencer à RFFSA, e,
em 1997, tenha sido entregue à concessionária MRS, que hoje a controla.
O tráfego de passageiros de longa distância terminou em 1997, mas
o transporte entre Jundiaí e Paranapiacaba continua até hoje com as
TUES dos trens metropolitanos. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Parada Vemag foi aberta em 1947 para atender aos trens metropolitanos
da E. F. Santos-Jundiaí. Qual teria sido o nome original, se foi
realmente aberta em 1947, como afirma o Guia Geral de 1960? Segundo
Dirceu Mora, a parada chamava-se originalmente Parada Studebaker,
visto ter sido aí a primitiva fábrica de montagem destes
automóveis no Brasil. A Vemag adquiriu-a a mudou a linha de
produtos em 1952. A fábrica da Vemag ainda não era nem
um projeto na época.
Outras fontes não documentadas
dão a data de 1955 para a inauguração da parada.
O nome derivava do fato de ficar atrás da fábrica da
montadora alemã Vemag, em meados dos anos 1960 adquirida
pela Volkswagen.
O nome mais tarde foi alterado para Tamanduateí, devido
à proximidade com este rio. Em 1964, época das duas
primeiras fotos abaixo, ainda tinha o nome original.
A parada atendeu
à CPTM até 21/9/2010. Antes desta data, operou por cerca
de um ano com plataformas com coberturas provisórias de madeira,
tanto no lado sentido São Caetano quanto Luz até
o dia da inauguração da estação nova conjunta
com o Metrô.
As novas instalações foram inauguradas por volta
de 11:30h do dia 21/9/2010. Com isso, tanto trens com destino à Luz como com destino a Rio Grande da Serra continuavam
a correr parando na estação antiga (no nível da linha antiga,
mas mais à frente). Por volta de 13:09 partiu o último
trem da estação antiga com destino à Luz enquanto já
estacionava também o último trem com destino Rio Grande
da Serra na antiga estação.
Após sua partida, a estação antiga
foi fechada definitivamente.
(Veja também TAMANDUATEÍ-NOVA)
ACIMA: A Parada Vemag, foto sem data e com autor desconhecido.
ACIMA: Plataforma da estação, já
em desuso devido à reforma para conexão com a estação
do metrô (Foto Rafael Asquini em 23 de agosto de 2010).
ACIMA:
Esquema das linhas e outros aspectos da estação de Tamanduateí
no dia da inauguração do prédio conjunto CPTM-Metrô
em 21/9/2010 (O Estado de S. Paulo, 21/9/2010).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Alexandre
L. Giesbrecht; Rafael Asquini; Thomas Correa, 2009; Luis Fernando
da Silva; William Gimenez; Wanderley Duck; O Estado de S. Paulo, 2010;
Revista Ferrovia 1964; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação Vemag em final de construção
do novo prédio , em abril de 1964. Foto Revista Ferrovia
no. 337, 04/1964 |
A estação Vemag em final de construção
do novo prédio, em abril de 1964. Foto Revista Ferrovia
no. 337, 04/1964 |
A estação, sem data, no meio do complexo da Vemag,
quando este ainda existia. Foto aérea cedida por Wanderley
Duck |
A estação de Tamanduateí, anos 1990. Foto
cedida por William Gimenez |
A estação em reforma, vista da entrada da rua
Vemag, em 25/9/2009. Podem-se ver as plataformas de madeira.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em reforma, vista da entrada da rua
Vemag, em 25/9/2009. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em início de demolição,
em 11/2010. Foto Alexandre L. Giesbrecht |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
15.09.2021
|
|