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VXY Mogiana em MG
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Vila Galvão
Torres Tibagi
Gopoúva
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Cantareira-1950
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Cia. Cantareira (1931-1941)
E. F. Sorocabana (1941-1965)
TORRES TIBAGI
Município de Guarulhos, SP
Ramal de Guarulhos - km 14,450 (1960)   SP-2918
Altitude: -   Inauguração: 24.05.1931
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1931 (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Guarulhos começou como um ramal da E. F. da Cantareira, que, aberto em 15/11/1910, saía da estação do Areal e atingia o Asilo dos Inválidos, no Guapira (depois Jaçanã). Somente em 1913 foi aberta a primeira estação intermediária, Tucuruvi, e aos poucos outras estações passaram a ser abertas na linha, que atingiu Guarulhos em 1915. Em 1947 a linha teve a bitola ampliada de 60 cm para 1 metro, quando esta já atingia o aeroporto militar de Cumbica. Em 31/05/1965, o tráfego do ramal foi suprimido, um ano depois de o trecho Areal-Cantareira ter sido suprimido. Os trilhos foram retirados logo depois e diversas estações foram demolidas.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Torres Tibagi foi aberta em 1931 e desativada com o ramal, em 1965. É muito provável que o seu primeiro nome tenha sido Parada Indígena. Há desenhos de um projeto para essa parada - ou estação - em 1926, assinados pelo engenheiro Torres Tibagy.

No entanto, ainda não consegui comprovar se essa parada e a estação - construída depois ou a mesma - estavam no mesmo local. A estação, sem fotos conhecidas, já foi demolida.

A estação de Torres Tibagi ficava, segundo Daniel Santos, mo mesmo local da atual parada (da EMTU) Julio Prestes, no bairro de Torres Tibagi, na avenida Julio Prestes, quase na esquina com a rua Engenheiro Paulo.


ACIMA: Planta da Parada Indígena, de 1926, assinada pelo engenheiro Torres Tibagi (Acervo Douglas Nascimento).

ACIMA: Mapa de Guarulhos por volta de 1930. A linha corcoveia de noroeste a leste, gingando para o sul e para o norte; a estrada reta a centro-esquerda no mapa é a atual avenida Emilio Ribas. Entre os trilhos e essa avenida, hoje, há ruas e mais ruas. A estação estaria próxima ao cruzamento dessa avenida com o leito da antiga linha (Mapa e informações Adrianno Sakamoto, 2008).

ACIMA: Fotografia no dia da inauguração da estação de Torres Tibagi em 1931 (Autor desconhecido).

1931
AO LADO:
Inauguração da estação (O Estado de S. Paulo, 26/5/1931).

1933
AO LADO:
Tumulto na estação - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VÊ-LO INTEIRO (O Estado de S. Paulo, 18/7/1933).

ACIMA: O local onde um dia esteve a estação de Torres Tibagi, da E. D. Cantareira, cuja via férrea passava no leito da atual avenida Julio Prestes, em Guarulhos , na esquina com a rua Engenheiro Paulo (canto esquerdo do mapa do Google Maps de agosto de 2003).

(Fontes: Daniel Santos, 2023; Douglas Nascimento; Adrianno Sakamoto; Google Maps, 2023; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em 1931, em sua inauguração. Foto tomada entre 1945 e 1951. Autor desconhecido
   
     
     
Atualização: 01.09.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.