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VXY Mogiana em MG
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(1878-1979)
Estiva
Urutuba
Orissanga
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Tronco CM-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1999
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Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1911-1962)
URUTUBA
Município de Estiva Gerbi, SP
Linha-tronco original - km 98,000   SP-2945
    Inauguração: 01.02.1911
Uso atual: moradia   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1911
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da Mogiana teve o primeiro trecho inaugurado em 1875, tendo chegado até o seu ponto final em 1886, na altura da estação de Entroncamento, que somente foi aberta ali em 1900. Inúmeras retificações foram feitas desde então, tornando o leito da linha atual diferente do original em praticamente toda a sua extensão. Em 1926, 1929, 1951, 1960, 1964, 1972, 1973 e 1979 foram feitas as modificações mais significativas, que tiraram velhas estações da linha e colocaram novas versões nos trechos retificados. A partir de 1971 a linha passou a ser parte da Fepasa. No final de 1997, os trens de passageiros deixaram de circular pela linha.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Urutuba foi aberta em 1911, como um posto telegráfico. "Reparem bem nos detalhes da estação: no alto à direita a cruzeta com isoladores por onde entrava os fios do telégrafo e do staff e mais abaixo a chaminé do fogão a lenha na casa do chefe que morava na propria estação. Na plataforma, os latões de leite, que aguardavam a chegada do trem de prefixo MB2 (bagageiro) que vinha fazendo a coleta de encomendas e bagagens, e uma escada encostada no suporte do lampião de querosene, pois lá não havia luz elétrica. Vejam o banco onde alguns passageiros aguardavam a chegada do trem; observem também o tipo da construção em alvenaria, tudo com tijolos à vista e os detalhes nos acabamentos. Vejam também o arrimo da plataforma feito todo com blocos de grandes pedras e também as meias-tesouras que sustentam a cobertura da plataforma: nessa primeira tesoura, pode-se observar bem o porta-staff, esse ferro que desce e tem uma meia aparência de gancho. Na outra tesoura, podemos também observar o mesmo sistema, apenas pouco visível pela claridade na fotografia, onde a máquina fotográfica do tempo era deficiente em lentes e filtros (tenho essa maquina até hoje). Esse porta-staff era usado quando os trens de passagens diretas, sem parada nessa estação, faziam a troca do staff, deixando-o no primeiro gancho e pegando o outro no gancho da saída ou vice-versa. Podemos também observar o tratamento dos trilhos, todos com pedras. E penso que tinha passado por alguma manutenção na plataforma, podendo-se observar um amontoado de pedras junto dela" (Antonio Perina, 12/2006, sobre a estação onde trabalhou, na fotos de 1946, abaixo). Foi fechada em 1962, ainda na condição de posto (*RM-1962). Interessante notar que o "Horário oficial dos trens de passageiros e mistos a partir de 3-1-1967" da Mogiana informa que "os trens P2 param na ex-estação de Urutuba". Em 1979, o velho posto ficou fora da linha, com a retificação do trecho. Ainda está de pé em 2010, ocupada, à margem oeste da estrada que liga a cidade de Estiva Gerbi à Fazenda Urutuba.
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local, 1999; João Carlos Reis Pinto; Antonio Perina, 2006; Cia. Mogiana: Relatórios oficiais, 1875-1969; Companhia Mogiana: Horário oficial dos trens de passageiros e mistos a partir de 3-1-1967; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Estação de Urutuba em 1946. Foto Antonio Perina

A estação de Urutuba, em 31/12/1999. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação de Urutuba, em 31/12/1999. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação pouco mudou em 26/7/2010. Foto João Carlos Reis Pinto
   
     
Atualização: 30.07.2010
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.