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(1878-1979)
Urutuba
Orissanga
Mato Seco
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Tronco CM-1935
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1899-1971)
FEPASA (1971-1979) |
ORISSANGA
Município de Mogi-Guaçu, SP |
Linha-tronco original - km 104,595 |
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SP-0752 |
Altitude: |
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Inauguração: 01.08.1899 |
Uso atual: moradia (2011) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1899? |
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HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco
da Mogiana teve o primeiro trecho inaugurado em 1875, tendo chegado
até o seu ponto final em 1886, na altura da estação de Entroncamento,
que somente foi aberta ali em 1900. Inúmeras retificações foram feitas
desde então, tornando o leito da linha atual diferente do original
em praticamente toda a sua extensão. Em 1926, 1929, 1951, 1960, 1964,
1972, 1973 e 1979 foram feitas as modificações mais significativas,
que tiraram velhas estações da linha e colocaram novas versões nos
trechos retificados. A partir de 1971 a linha passou a ser parte da
Fepasa. No final de 1997, os trens de passageiros deixaram de circular
pela linha. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Orissanga foi inaugurada em 1899.
"É claro que
nós não nos conhecemos. Moro em São Paulo-Capital. Porém, vivi do
meu 41º dia até meus 9 anos de idade nesse local maravilhoso. Minha
irmã mandou-me a página contendo a estação de Orissanga, onde seu
texto informava que não tinha conseguido localizá-la e fotografá-la.
Pois bem, eu não iria te deixar sem tais fotos. Juntei o útil ao agradável
e fui até lá matar a saudade e registrei a ida. Estou enviando-lhe
as fotos. Afinal, meu avô, José Corrêa da Fonseca, foi
inspetor de quarteirão no local por quase 40 anos. Para chegar
hoje até onde era a antiga estação, deve-se ir
pela rodovia Mogi-Guaçu-Aguaí até a entrada para o bairro Itaqui.
Nesse local, há um posto de gasolina à direita. Entre à direita,
deixe o posto à sua esquerda e siga a estrada de terra por aproximadamente
1 km. Nessa altura, a estrada desemboca em outra, que é a antiga estrada de terra
que liga Mogi a Aguaí. Entre à esquerda e siga mais 2 km, onde está
Orissanga. Vivi no local de 1947 a 1957.
"Eu vi a linha ainda no apogeu.
O trem era o meio de locomoção mais usado naquela época. Havia cerca
de 3 a 4 trens de passageiros por dia além dos de carga. Para se ter
uma idéia, ônibus só havia uma vez ao dia, uma jardineira Mogi-Guaçu
a Cascavel (Aguaí) e vice versa. No local ainda há um aglomerado de
aproximadamente seis casas. O leito da ferrovia sentido Aguaí virou
laranjal. Do vilarejo de minha época, sobrou, além da estação, a casa-sede
da fazenda Santa Helena, de meu avô, herdada por meu falecido pai Onofre Corrêa,
e a casa de meu tio Orlando Corrêa. Havia 3 vendas (armazéns de secos
e molhados) que pertenciam a Orlando Franco, Hermínio Brunheroto e
Tilde Silveira. Não há mais nenhuma, nem mesmo os prédios onde se
situavam.
"Ainda existe o prédio da Escola Mista da estação
de Orissanga, transformada em moradia, onde cursei até o 3.º ano primário.
Ela foi construida com recursos fornecidos por meu avô e fica atrás
da estação, e a fita de inauguração da escola foi cortada por minha
irmã Vera. A professora, Dna. Mariinha, Maria Leopoldina da Mata Antunes,
mora em Mogi-Mirim até hoje. O Zé do Pito era o feitor da Mogiana.
Em toda estação havia o chefe e o feitor, que era o responsável pela
verificação periódica e sistemática de um trecho do leito da ferrovia,
para conservação e manutenção. Para isso, ele possuia um carrinho
composto de 4 rodas de ferro e um sistema de movimentação por um processo
de alavanca. Com esse carrinho ele percorria o seu trecho sempre em
horários que não havia trem. A criançada gostava muito de dar um voltinha
no carrinho" (José Onofre Barreto Fonseca, 01/11/2002).
A estação fcou fora do trecho com
a abertura da variante Guedes-Mato Seco, em 1979.
Não
consegui chegar até o local em que a estação supostamente ainda estaria
de pé, quando estive na região em 31/12/1999.
ACIMA: Esquema do pátio de Orissanga em novembro
de 1968 (CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VÊ-LA EM TAMANHO MAIOR (Acervo Museu da Companhia Paulista, Jundiaí, SP - Reprodução
Caio Bourg).
ACIMA: Trem da Mogiana chega à estação
de Orissanga, nos anos 1940 (Acervo Thomas Correa).
(Fontes: João Carlos Reis Pinto; José Onofre
Barreto Fonseca; Marcelo Mathias; Thomas Correa; Caio Bourg; Museu
da Cia. Paulista, Jundiaí; Cia. Mogiana: Álbum, 1910;
Cia. Mogiana: relatórios oficiais, 1875-1969; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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Estação de Orissanga, c. 1910. Foto do álbum
da Mogiana |
A estação nos anos 1940. Acervo Thomas Correa |
A estação em 1974. Foto cedida por Marcelo Mathias,
de Ribeirão Preto, SP |
A estação de Orissanga, em 2002. Foto José
Onofre Barreto Fonseca |
A estação de Orissanga, em 2002. Foto José
Onofre Barreto Fonseca |
A estação de Orissanga, ao fundo, em 2002. Foto
José Onofre Barreto Fonseca |
A estação de Orissanga, em 2002. Foto José
Onofre Barreto Fonseca |
Escola rural de Orissanga, em 2002. Foto José Onofre
Barreto Fonseca |
A estação de Orissanga, em 2002. Foto José
Onofre Barreto Fonseca |
A estação em 2011. Foto João Carlos Reis
Pinto |
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Atualização:
07.10.2021
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