|
|
...
Mongaguá
Vila Atlântica
Campos Elísios
...
ramal de Juquiá-1980
IBGE-1960
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2007
...
|
|
|
|
|
E. F. Sorocabana
(1929-1971)
FEPASA (1971-1998) |
VILA
ATLÂNTICA
Município de Mongaguá, SP |
Ramal de Juquiá - km 132,899 (1986) |
|
SP-2975 |
Altitude: 3 m |
|
Inauguração: 01.03.1929 |
Uso atual: abandonada (2008) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: c.1990 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O ramal foi
construído pelos ingleses da Southern São Paulo Railway, entre 1913
e 1915, partindo de Santos e atingindo Juquiá. Em novembro de 1927,
o Governo do Estado comprou a linha e a entregou à Sorocabana, já
estatal, no mês seguinte. O trecho entre Santos e Samaritá foi incorporado
à Mairinque-Santos, que estava em início de construção no trecho da
serra do Mar, e o restante foi transformado no ramal de Juquiá. A
partir daí, novas estações foram construídas, e em 1981, o ramal foi
prolongado pela Fepasa, já dona da linha desde 1971, até Cajati, para
atender as fábricas de feritlizantes da região. O transporte de passageiros
entre Santos e Juquiá foi suspenso em 1977 e restaurado em 1983, parando
porém definitivamente em 1997. A linha seguiu ativa para trens
de carga que passavam quase diariamente, transportando enxofre do
porto para Cajati, até o início de 2003, quando barreiras
caíram sobre a linha na região do Ribeira. O transporte
foi suspenso e a concessionária Ferroban desativou a linha,
que o mato cobriu rapidamente. |
|
A ESTAÇÃO: A parada de
Vila Atlântica foi aberta em 1929, com quilometragem original
41,100. Aparentemente, sempre foi apenas uma plataforma coberta, e,
até alguns anos atrás, era até bonita, igual à parada de Padre
Anchieta, mais adiante, em Pedro de Toledo.
Apesar de ser apenas uma plataforma, aparecia sempre nos relatórios
da Sorocabana, ao contrário da maioria. Em algum momento, a cobertura
original foi substituída por uma do tipo igual à maioria das paradas
do ramal, ou seja, com estrutura de trilhos de aço e telhas de fibro-cimento.
Uma lástima. É essa que estava lá em 1998, semi-destruída.
Em 2008, dez anos depois, somente as bases dos ferros sobravam.
|
AO LADO: Notícia
da abertura da estação em 1929 (A Gazeta, 6/3/1929).
|
ACIMA: Propaganda de 23/7/1944 mostrando(no
alto à esquerda) a estação de Vila Atlântica
e vendendo terrenos "próximos a ela" num local ainda
deserto. A ferrovia naquela época ajudava a vender os lotes
(Folha de S. Paulo).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Marcos
Antonio Nobrega; A Gazeta, 1929; Folha de S. Paulo, 1944; IBGE, 1960;
FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986;
E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1920-70; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A parada em 1986, ainda com a cobertura original. Foto do relatório
da Fepasa desse ano |
A parada em 18/02/1998, já com cobertura diferente e
destruída. Foto Ralph M. Giesbrecht |
Restos da parada em 19/7/2008. Foto Marcos Antonio Nóbrega |
Restos da parada em 19/7/2008. Foto Marcos Antonio Nóbrega |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
23.02.2017
|
|