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Cidade Jardim-nova
Vila Olímpia
Berrini
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ramal de Jurubatuba-1980
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2017
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CPTM (2001-) |
VILA
OLÍMPIA
Município de São Paulo, SP |
Ramal de Jurubatuba - km 9,848 |
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SP-0700 |
Altitude: - |
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Inauguração: 23.03.2001 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 2001 |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Jurubatuba foi construído entre 1952 e 1957 para encurtar
a distância entre a Capital e Santos pela Sorocabana. Partindo da
estação de Imperatriz Leopoldina, no tronco, a linha seguia até Evangelista
de Souza, na Mairinque-Santos, no alto da serra, para dali descer
para o porto. Transportando passageiros e cargas desde a abertura
da linha em 1957, o ramal acabou por se tornar uma das linhas de subúrbio
da Capital. Por volta de 1980 foi feita a duplicação
da linha e a colocação da bitola mista, o que levou
à demolição, por causa do óbvio alargamento
do leito para comporatr duas linhas, de todas as estações
originais que estavam no trecho entre Universidade e Jurubatuba, com
a exceção desta última. Uma nova linha com novas
estações foi entregue, agora com trens partindo de Osasco e não
mais de Julio Prestes, mas somente em 2000 é que ficaram prontas todas
as estações previstas para todo o trecho que hoje é atendido
pelos TUES metropolitanos da CPTM. Até dezembro de 2001 o transporte
de passageiros se resumia ao trecho entre Presidente Altino, no tronco,
e Varginha, na entrada da área de mananciais. Nesse mês, o transporte
foi suprimido para além de Jurubatuba. Daí até Evangelista
a linha hoje está desativada até para cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Vila Olímpia foi inaugurada no ramal de Jurubatuba,
em novembro de 2001.
Fica ao lado da usina elevatória da Traição,
e serve ao bairro paulistano de Vila Olímpia.
Interessante o comentário de um usuário, por carta,
ao jornal O Estado de S. Paulo em 11/8/2011: "(...)
saio do trabalho às 18 horas, não consigo entrar diretamente
na estação, pois a fila é imensa: em 2/8, demorei
7 minutos para conseguir atravessar a catraca. Além da saturação
da estação, em virtude do crescimento do bairro, as
plataformas têm estado sobrecarregadas de usuários nos
horários de pico (...) Além disso, o passageiro tem
de sentir o mau cheiro do rio Pinheiros".
"Em junho de 2021, a cidade de São Paulo recebeu sua primeira estação sustentável de trem, localizada na Vila Olímpia e concebida em uma parceria entre a Eletromidia e o Santander, que convocaram a elétrica EDP para instalar um sistema de aproveitamento solar para gerar 8500 kWh de energia limpa por mês.
'Aproveitando o ambiente da estação, a companhia formatou uma solução que consiste em um gerador solar fotovoltaico conectado à rede da estação. Dessa forma, passa a produzir o equivalente a 40 residências com um consumo de 200kWh/mês. A instalação em telhado metálico ocupa uma área de cerca de 500 m² e tem capacidade de 102 MWh por ano.
'O objetivo é contribuir para uma experiência mais agradável no caminho das pessoas que circulam no local. Para tanto estão previstos mais de 1.500 m² de área verde, o que diminuirá a temperatura dos ambientes, entre outros benefícios. Os jardins verticais serão irrigados por sistema que faz reuso da água de esgoto da própria estação através de wetlands (jardins filtrantes), com economia mensal de 150 mil litros (ref: https://canalenergia .com.br/noticias/53178069/sao-paulo-recebe-estacao-de-trens-com-energia-solar)".
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1957
AO LADO: Reportagem do jornal logo após a inauguração
do ramal original da Sorocabana em 1957 pede estação
na Vila Olimpia, mas não é atendido. Demorou
44 anos para que a população tivesse a sua estação
ali. Não estranhar a citação de Samaritá,
em São Vicente: os primeiros trens faziam o percurso
todo até Santos (Folha da Manhã, 1/11/1957).
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(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Mario Sandrini; Adriano Martins; O Estado de S. Paulo, 2011; Folha
da Manhã, 1957; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Vila Olimpia, vista da Marginal do
Rio Pinheiros, em 05/2004. Foto Adriano Martins |
A estação vista de cima, em 2007. Autor desconhecido |
A estação, vista da Marginal do Rio Pinheiros
em 30/8/2017. Foto Mario Sandrini |
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Atualização:
24.06.2021
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