|
|
...
Carandiru
Vila Paulicéia
Parada Ingleza
...
Cantareira-1950
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1998
...
|
|
|
|
|
Cia. Cantareira
(1922 -1941)
E. F. Sorocabana (1941-1965) |
VILA
PAULICEIA
(PAULICEIA DA CANTAREIRA)
Município de São Paulo, SP |
Ramal de Guarulhos - km 5,370 (1960) |
|
SP-2982 |
Altitude: 741 m |
|
Inauguração: 31.12.1922 |
Uso atual: demolida |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1922? |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Guarulhos começou como um ramal da E. F. da Cantareira,
que, aberto em 15/11/1910, saía da estação do
Areal e atingia o Asilo dos Inválidos, no Guapira (depois Jaçanã).
Somente em 1913 foi aberta a primeira estação intermediária,
Tucuruvi, e aos poucos outras estações passaram a ser
abertas na linha, que atingiu Guarulhos em 1915. Em 1947 a linha teve
a bitola ampliada de 60 cm para 1 metro, quando esta já atingia
o aeroporto militar de Cumbica. Em 31/05/1965, o tráfego do
ramal foi suprimido, um ano depois de o trecho Areal-Cantareira ter
sido suprimido. Os trilhos foram retirados logo depois e diversas
estações foram demolidas. |
|
A ESTAÇÃO: A fazenda
Sant'Ana foi desmembrada em outras fazendas, como a Prato
D'água, esta loteada em 1920, formando o leste do Jardim São
Paulo e o oeste da Vila Paulicéia e a Parada Inglesa.
O loteamento fora efetuado pela Cia. Territorial Sant'Ana,
que para urbanizar e tornar atrativa aquela parte da então
zona rural, solicitou ao Governo a construção de uma estação no km
6 da linha da Cantareira, cujo ramal de Guarulhos desde 1910
passava pelo meio do pasto da fazenda loteada. O Governo autorizou,
desde que a empresa arcasse com os custos da sua construção, que deveria
ser realizada pela Cantareira.
A estação foi inaugurada no finalzinho de 1922, com o nome de Vila
Pauliceia. "Relatório do Governador, Dr. Washington
Luiz, apresentado ao Congresso Legislativo
e referente ao ano de 1922, menciona que duas novas estações
foram inauguradas: Villa Paulicéa, entre os Km 6 e
7 da linha Guapira-Guarulhos e outra
em Gopouva" (Werner Vana, extraído
do relatório com data 02/08/1923, pág. 153).
"O local do casarão da fazenda Prato água era conhecido como
Biquinha, e ficava a uns 50 metros da estação Vila Paulicéia. Lembro-me
muito bem do casarão de taipa, que existiu até os anos 1960. Ao seu
lado, a bica de água fria e alcalina, que deu nome ao casarão. Bebi
muita água desta bica" (Werner Vana).
A estação de Vila Pauliceia, também
chamada nessa época oficialmente de Pauliceia da Cantareira,
foi desativada em 1965, com o fim do ramal, e posteriormente demolida.
ACIMA: Loteamento da Vila Pauliceia em mapa publicado em 23/7/1922. A estação não está mostrada nele, mas ela somente abriria 5 meses mais tarde. A linha está mostrada como uma linha preta à direita do mapa (O Estado de S. Paulo).
|
1922
AO LADO: Anúncio
da inauguração da estação (Folha
da Noite, 30/12/1922).
|
ACIMA: A estação
mal fora aberta e já se lucrava por causa dela com a venda de
terrenos próximo à estação (Folha
da Noite, 30/12/1922).
|
1922-23
AO LADO: O dia da
inauguração (O Estado de S. Paulo, 1/1/1923).
|
|
1923
AO LADO: Dois descarrilamentos
na Cantareira. Um foi junto à ponte sobre o Tietê
e outro na estação de Villa Paulicea (O Estado
de S. Paulo, 21/3/1923).
|
|
1938
AO LADO: Acidente
com morte na estação (O Estado de S. Paulo,
27/12/1938).
|
(Fontes: Werner Vana; Cid Beraldo; Folha da
Noite, 1922; O Estado de S. Paulo, 1922, 1923 e 1938; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação, em foto sem data. Cedida por Cid Beraldo |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
25.11.2018
|
|