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Matarazzo
Água Branca
Lapa-SPR/EFSJ
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SPR-1935
Guia SP-1995
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2017
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São Paulo
Railway (1867-1946)
E. F. Santos-Jundiaí (1946-1975)
RFFSA (1975-1994)
CPTM (1994-) |
AGUA
BRANCA
Município de São Paulo, SP |
Linha-tronco - km 84,320 (1935) |
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SP-0399 |
Altitude: 723 m |
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Inauguração: 16.02.1867 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1976? |
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HISTORICO DA LINHA: A
São Paulo Railway - SPR ou popularmente "Ingleza" - foi a primeira
estrada de ferro construída em solo paulista. Construída entre 1862
e 1867 por investidores ingleses, tinha inicialmente como um de seus
maiores acionistas o Barão de Mauá. Ligando Jundiaí a Santos, transportou
durante muito anos - até a década de 1930, quando a Sorocabana abriu
a Mairinque-Santos - o café e outras mercadorias, além de passageiros
de forma monopolística do interior para o porto, sendo um verdadeiro
funil que atravessava a cidade de São Paulo de norte a sul. Em 1946,
com o final da concessão governamental, passou a pertencer à União
sob o nome de E. F. Santos-Jundiaí (EFSJ). O nome pegou e é usado
até hoje, embora nos anos 70 tenha passado a pertencer à REFESA, e,
em 1997, tenha sido entregue à concessionária MRS, que hoje a controla.
O tráfego de passageiros de longa distância terminou em 1997, mas
o transporte entre Jundiaí e Paranapiacaba continua até hoje com as
TUES dos trens metropolitanos. |
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A ESTAÇÃO: A estação
da Água Branca foi aberta em 1867 como uma das estações originais
da SPR. O motivo de sua existência era por ser ali a confluência
dos caminhos que levavam à Freguesia do Ó, Pinheiros
e Campinas.
Mais tarde, a seu lado se colocou a Vidraria Santa Marina,
que deu grande impulso ao movimento da estação.
Em 20/10/1976, foi ali inaugurada a passarela que une as duas plataformas.
Aparentemente, o prédio atual da estação atual também foi inaugurada
nessa data.
Hoje, a estação está ao lado da avenida Santa Marina, mas longe
dos viadutos que facilitam o cruzamento da linha. A vidraria continua
ali. A estação serve aos trens metropolitanos da CPTM
desde 1994.
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1879
AO LADO: Desaastre na Agua Branca (A Provincia de S. Paulo, 02/07/1879). |
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1886
AO LADO: Embora a EFS nunca tenha tido uma estação na Agua Branca, como a SPR tinha, isto não significava que ela não prescisasse ter uma porteira. Seus trens passavam ali direto e ali era zona rural ainda (A Provincia de S. Paulo, 28/11/1886). |
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1887
AO LADO: SPR viola a lei no caso da Olaria Velha, possivelmente seu cliente (A Provincia de S. Paulo, 20/11/1887). |
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1891
AO LADO: Tumulto na Agua Branca (O Estado de S. Paulo, 6/9/1891). |
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1894
AO LADO: Novos horários para os trens que param em Agua Branca (O Estado de S. Paulo, 5/8/1894). |
ACIMA: Estação de Água
Branca, em 1918, com a plataforma principal, à esquerda,
e a secundária, com cobertura, tendo sempre a seu lado a Vidraria
Santa Marina (Foto do livro O Estado de São Paulo, Monte Doyecg
& Cia, 1918 - acervo Paulo Castagnet).
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1931
AO LADO: Acidente com morte na
estação (O Estado de S. Paulo, 18/3/1931).
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1934
AO LADO: Colisão entre locomotiva e onibus na
estação (O Estado de S. Paulo, 1/2/1934). |
ACIMA: Na plataforma da Água Branca,
50 anos vos separam: anos 1960 - ainda com a cabina de controle
e o TUE da Santos-Jundiaí (Foto Barry Blomstein).
ACIMA: Passagem de nível
ao lado da estação de Água Branca, a última
que ainda existe na zona central de São Paulo. Está
na avenida Santa Marina, que aí tem movimento praticamente
nulo pois ela não cruza a linha da Sorocabana, muito próxima.
A estação está do lado oposto ao TUE que está
seguindo para a Barra Funda (Foto Rodrigo Cabredo em 10/2009).
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2009
AO LADO: Desvio para
as indústrias Matarazzo, abandonado (Foto Rodrigo Cabredo). |
ACIMA: em 2010 sem a cabine, já demolida, mas com o TUE da CPTM (Foto
Carlos Almeida).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Carlos R. Almeida; Alexandre L. Giesbrecht; Barry Blomstein; Rodrigo
Cabredo; Militão A. Azevedo; Fábio Barcellos; Paulo
Castagnet; Carlos Campanhã; Paulo Mendes; Flávio Michelini;
William Gimenez; O Estado de São Paulo, Monte Doyecg &
Cia, 1918; Lapa-Evolução Histórica, 1988; SPR:
Relação oficial de estações, 1935; Mapa
- acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação, supostamente em 1867. Foto atribuida
a Militão A. Azevedo |
Estação de Água Branca, a original, no
final do século 19. Cessão Marcelo Tallamo |
Ao lado da fábrica da Santa Marina (à direita,
na foto), a pequena cabine da estação de Água
Branca, nos anos 1930. Foto da Coleção Fábio
Barcellos, do livro Lapa-Evolução Histórica,
1988 |
A estação, autor e data desconhecidos |
A ainda pequena estação de Água Branca,
parcialmente coberta pelo trem a vapor, nos anos 1940. Acervo
Carlos Campanhã |
A estação em 1967. Acervo Paulo Mendes |
A estação da Água Branca em 02/1980. Foto
Flávio Michelini |
Estação atual da Água Branca, anos 1990.
Foto cedida por William Gimenez |
Ainda ao lado da Santa Marina, à direita, a estação
atual de Água Branca com a passarela ao centro, em 13/03/2001.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação vista da passagem de nível da
avenida Santa Marina em 10/2009. Foto Rodrigo Cabredo |
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Atualização:
09.09.2021
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