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Água Branca
Lapa
Piqueri
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SPR-1935
Guia SP-1995
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2013
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São Paulo
Railway (1899-1946)
E. F. Santos-Jundiaí (1946-1994)
CPTM (1994-) |
LAPA-SPR/EFSJ
Município de São Paulo, SP |
Linha-tronco - km 86,050 (1935) |
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SP-1725 |
Altitude: 725 m |
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Inauguração: 01.07.1899 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: anos 1940 |
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HISTORICO DA LINHA: A
São Paulo Railway - SPR ou popularmente "Ingleza" - foi a primeira
estrada de ferro construída em solo paulista. Construída entre 1862
e 1867 por investidores ingleses, tinha inicialmente como um de seus
maiores acionistas o Barão de Mauá. Ligando Jundiaí a Santos, transportou
durante muito anos - até a década de 30, quando a Sorocabana abriu
a Mairinque-Santos - o café e outras mercadorias, além de passageiros
de forma monopolística do interior para o porto, sendo um verdadeiro
funil que atravessava a cidade de São Paulo de norte a sul. Em 1946,
com o final da concessão governamental, passou a pertencer à União
sob o nome de E. F. Santos-Jundiaí (EFSJ). O nome pegou e é usado
até hoje, embora nos anos 70 tenha passado a pertencer à RFFSA, e,
em 1997, tenha sido entregue à concessionária MRS, que hoje a controla.
O tráfego de passageiros de longa distância terminou em 1997, mas
o transporte entre Jundiaí e Paranapiacaba continua até hoje com as
TUES dos trens metropolitanos. |
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A ESTAÇÃO: Embora
o bairro da Lapa já existisse em forma incipiente na
época da abertura da linha, a estação da Lapa foi a
última das estações a ser aberta dentro de São Paulo ainda
pela SPR. Antes disto, as alternativas eram a utilização da estação
de Água Branca, dois quilômetros a leste, ou da
Parada Anastácio, onde o trem parava logo após
cruzar a ponte do Tietê, vindo de Jundiaí.
Com a transferência das oficinas da SPR, vindas da Luz,
para junto do rio, em 1898, devido à necessidade de água
para as caldeiras, essa estação foi finalmente construída
no bairro.
Houve duas inaugurações para a estação: uma para trens de passageiros, em 1º de julho de 1898 e outra para mercadorias, em 20 de fevereiro de 1899 (ver caixas abaixo, de 1898 e 1899).
Hoje a estação, com um prédio mais recente e infelizmente não muito
bem cuidado, atende aos trens da CPTM, com enorme movimento.
Saindo da estação, existem os desvios que seguem para
as oficinas da antiga SPR, depois E. F. Santos-Jundiaí
e hoje usados pela CPTM e pela MRS. Existe, a cerca de 500 metros
dela, a estação da Lapa da antiga Sorocabana,
hoje também pertencente à CPTM, mas que atende
os trens que vão para Itapevi.
(Ver também Lapa-EFS)
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1897
AO LADO: Autorização para construção das estações da Lapa e da Mooca (Mococa está errado) (Correio de S. Paulo,
13/4/1897). |
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1898
AO LADO: Inauguração da estação em 1o de julho para passageiros. Note que é diferente da data citada no topo da página (Correio de S. Paulo,
27/6/1898). |
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1899
AO LADO: Só para confirmar: a estação é aberta para mercadorias em 20 de fevereiro.. Note que é diferente da data citada no topo da página (Correio de S. Paulo,
27/6/1898). |
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1899
AO LADO: Inauguração da estação em 20 de fevereiro, agora para mercadorias. Note que é diferente da data citada no topo da página (Correio de S. Paulo,
27/6/1898). |
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1917
AO LADO: Inauguração da estação em 20 de fevereiro, agora para mercadorias. Note que é diferente da data citada no topo da página (O Estado de S. Paulo,
03/02/1917). |
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1925
AO LADO:
Atropelado na estação s(O Estado de S. Paulo,
24/11/1925).
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1935
AO LADO: Manobrista morre na estação (O Estado de S. Paulo,
17/9/1935). |
ACIMA: Acidente próximo à estação da Lapa em 1936 (Correio de S. Paulo, 19/2/1936).
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1936
AO LADO: Acidente na estação (Correio de S. Paulo,
26/11/1936). |
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1940
AO LADO: Manobrista morre na estação (O Estado de S. Paulo,
12/4/1940). |
ACIMA: A velha estação, a original
da Lapa (Autor e data desconhecidos).
ACIMA: A estação
da Lapa em 1960 em dia de greve da EFSJ (Folha de S. Paulo, 11/3/1960)
.ACIMA: A estação
da Lapa em 1960 em dia de greve da EFSJ - CLIQUE SOBRE A FOTO PARA VÊ-LA EM TAMANHO MAIOR (Diario de S. Paulo, 11/3/1960)
ACIMA: No centro do mapa, os desvios da Lapa,
para as oficinas da SPR, depois da Santos-Jundiaí, hoje com
a CPTM e a MRS. Esses desvios também tinham ligação
com a linha da Sorocabana em Domingos de Morais, pelo menos pelo mapa
acima. Muitos destes desvios seguiam também na parte industrial
a oeste da Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, hoje todos
eles desativados (Guia SP, 1978).
ACIMA: Composição
da linha 7 da CPTM (Luz-Jundiaí) chegando do Piqueri em 13/4/2010 (Foto Alexandre L. Giesbrecht).
ACIMA: Vista aérea do pátio
de oficinas da Lapa em 2012. A estação propriamente
dita nem aparece na foto - estaria além da parte de cima da
foto (Autor desconhecido).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa
local; Carlos Roberto de Almeida; Alexandre L. Giesbrecht; Wilson
de Santis; William Gimenez; coleção Harry Hough; coleção
Miguel Dell'Erba, Museu da Lapa; O Estado de S. Paulo, 1925; Lapa-Evolução
Histórica, 1988; SPR: relação oficial de estações,
1935; Guia SP, 1978 e 1995; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação em 1899. Foto cedida por Wilson De Santis
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Estação da Lapa, em 1903. Foto de John Hough,
coleção Harry Hough, do livro Lapa-Evolução
Histórica, 1988 |
A estação em 1948. Foto da coleção
Miguel Dell'Erba, Museu da Lapa, do livro Lapa-Evolução
Histórica, 1988 |
A estação atual, nos anos 1990. Foto cedida por
William Gimenez |
Plataforma da estação da Lapa em 25/09/2004. Foto
Wilson de Santis |
Estação da Lapa em 14/4/2010. Foto Alexandre L.
Giesbrecht |
Estação da Lapa em 8/5/1915. Foto Carlos Roberto
de Almeida |
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Atualização:
01.12.2021
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