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Cangüera
Aguassaí
Caucaia do Alto
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Mairinque-Santos - 1937
Geomapas - 1990
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Sorocabana
(1931-1971)
FEPASA (1971-1998) |
AGUASSAÍ
Município de Cotia, SP |
Mairinque-Santos - km 21,186 (1937) |
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SP-0893 |
Altitude: 881 m |
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Inauguração: 24.05.1931 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1936 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: Projetada
desde 1889, a Mairinque-Santos, linha que quebraria o monopólio da
SPR para ligar o interior ao litoral foi iniciada em 1929 e terminada
em 1937, com a ligação das duas frentes, uma vindo de Santos e outra
de Mairinque. É uma das obras ferroviárias mais reportadas por livros
no Brasil. Já havia, no entanto, tráfego desde 1930 nas duas partes,
e o trecho desde Santos até Samaritá havia sido adquirido em 1927
da Southern São Paulo Railway, operante desde 1913. Com o fim da Sorocabana
e a criação da Fepasa, em 1971, a linha foi prolongada até Boa Vista,
no fim dos anos 80 (retificação do antigo ramal de Campinas). Houve
tráfego de passageiros entre Mairinque e Santos até cerca de 1975,
e mais tarde entre Embu-Guaçu e Santos, até novembro de 1997. A linha
opera até hoje sob a administração da Ferroban. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Aguassaí foi inaugurada junto com o segundo trecho
entregue da Mairinque-Santos, em 1931, como uma casa provisória
de madeira apenas.
Em 1934, foi classificada como posto telegráfico de categoria
A (*).
A construção em alvenaria foi entregue somente em 1936. Após
sua desativação, provavelmente nos anos 1970, foi demolida.
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1931
AO LADO: Anúncio da inauguração das
estações de Aguassaí e de Caucaia (O
Estado de S. Paulo, 13/5/1931).
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1931
- ACIMA: Relato da inauguração
das estações de Aguassaí e Caucaia - CLIQUE
SOBRE A FIGURA PARA VER A REPORTAGEM INTEIRA) (O Estado de S.
Paulo, 26/5/1931).
* Segundo o Relatório Anual de 1934 da
EFS, "À categoria A ficaram pertencendo os
diversos postos que funccionavam como si fossem estações
de 4a classe, isto é, onde, além do serviço
de trens, havia venda de bilhetes, despachos de encommendas,
bagagens, mercadorias, animaes, valores e serviços
telegraphico, em trafego proprio e mutuo, com os fretes calculados
pela propria distancia".
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(Fontes: Adriano Martins; E. F. Sorocabana:
Relatórios anuais, 1920-69; FEPASA: Relatório de Instalações
Fixas, 1986; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação ficava aqui... Foto de Adriano Martins,
em 2001 |
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Atualização:
19.03.2018
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