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VXY Mogiana em MG
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Cangüera
Aguassaí
Caucaia do Alto
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Mairinque-Santos - 1937

Geomapas - 1990
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Sorocabana (1931-1971)
FEPASA (1971-1998)
AGUASSAÍ
Município de Cotia, SP
Mairinque-Santos - km 21,186 (1937)   SP-0893
Altitude: 881 m   Inauguração: 24.05.1931
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1936 (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: Projetada desde 1889, a Mairinque-Santos, linha que quebraria o monopólio da SPR para ligar o interior ao litoral foi iniciada em 1929 e terminada em 1937, com a ligação das duas frentes, uma vindo de Santos e outra de Mairinque. É uma das obras ferroviárias mais reportadas por livros no Brasil. Já havia, no entanto, tráfego desde 1930 nas duas partes, e o trecho desde Santos até Samaritá havia sido adquirido em 1927 da Southern São Paulo Railway, operante desde 1913. Com o fim da Sorocabana e a criação da Fepasa, em 1971, a linha foi prolongada até Boa Vista, no fim dos anos 80 (retificação do antigo ramal de Campinas). Houve tráfego de passageiros entre Mairinque e Santos até cerca de 1975, e mais tarde entre Embu-Guaçu e Santos, até novembro de 1997. A linha opera até hoje sob a administração da Ferroban.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Aguassaí foi inaugurada junto com o segundo trecho entregue da Mairinque-Santos, em 1931, como uma casa provisória de madeira apenas.

Em 1934, foi classificada como posto telegráfico de categoria A (*).

A construção em alvenaria foi entregue somente em 1936. Após sua desativação, provavelmente nos anos 1970, foi demolida.

1931
AO LADO:
Anúncio da inauguração das estações de Aguassaí e de Caucaia (O Estado de S. Paulo, 13/5/1931).

1931 - ACIMA: Relato da inauguração das estações de Aguassaí e Caucaia - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER A REPORTAGEM INTEIRA) (O Estado de S. Paulo, 26/5/1931).

* Segundo o Relatório Anual de 1934 da EFS, "À categoria A ficaram pertencendo os diversos postos que funccionavam como si fossem estações de 4a classe, isto é, onde, além do serviço de trens, havia venda de bilhetes, despachos de encommendas, bagagens, mercadorias, animaes, valores e serviços telegraphico, em trafego proprio e mutuo, com os fretes calculados pela propria distancia".

(Fontes: Adriano Martins; E. F. Sorocabana: Relatórios anuais, 1920-69; FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação ficava aqui... Foto de Adriano Martins, em 2001
   
     
     
Atualização: 19.03.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.