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VXY Mogiana em MG
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Itatan
Alcantis
Lageado
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Tronco EFS - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Sorocabana (1924-1954)
ALCANTIS
Município de Botucatu, SP
Linha-tronco original - km 299,462 (1924); km 287,770 (1931);   SP-0886
Altitude: 653 m   Inauguração: 1924
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
(*) As quilometragens foram alteradas em 1928, devido às retificações feitas entre São Paulo e Iperó neste ano
 
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga.
 
A ESTAÇÃO: Aberta em 1924 como "posto telegráfico do km 299" (km 299+462, com 320 m de desvios, ganhou o nome de Alcantis a partir de 01/05/1927. O motivo da abertura do posto foi o fato de eles serem parte do programa de remodelação para o aumento projetado para a capacidade do tráfego da Estrada.

Em 1934, foi classificada como posto telegráfico de categoria A (*).

Foi desativada em 1954, fazendo parte não mais do tronco, mas desde 1952, da parte inicial do ramal de Porto Martins, no trecho que restou do tronco original desativado neste ano com a abertura da variante Juquiratiba-Botucatu.

A estação foi demolida. Em 2002, existia ainda uma bica d'água em ruínas, ao lado da plataforma da estação, bica esta que, com as inscrições "CUS&Y", da Cia. Sorocabana e Ytuana, data de 1896, mostravam que, bem antes da inauguração da estação em 1924, ali já havia alguma parada para alimentação de locomotivas, o que seria provável, pois a distância entre as estações de Vitoriana e de Botucatu era de 16 km.

As ruínas, em terras da Fazenda do Lageado, estavam ainda totalmente tomadas pelo mato em 2016 e ainda tornava o acesso difícil em 2016.


ACIMA: Mapa mostrando a linha nova e a velha da Sorocabana na região de Botucatu e de Avaré. Por ele dá para se ter uma idéia de como Alcantis e outras saíram da linha e ficaram isoladas. A linha nova (estilizada, pois não mostra todas suas curvas) é a que está com barras (Acervo Ralph M. Giesbrecht).

(Veja mais sobre ALCANTIS)

CLIQUE AQUI PARA VER AS LINHAS VELHA E NOVA DA SOROCABANA NESTA REGIÃO

* Segundo o Relatório Anual de 1934 da EFS, "À categoria A ficaram pertencendo os diversos postos que funccionavam como si fossem estações de 4a classe, isto é, onde, além do serviço de trens, havia venda de bilhetes, despachos de encommendas, bagagens, mercadorias, animaes, valores e serviços telegraphico, em trafego proprio e mutuo, com os fretes calculados pela propria distancia".

(Fontes: Marcos José Sierra; E. F. Sorocabana: Relatórios anuais, 1875-1969; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Restos da antiga plataforma da estação de Alcantis, em 2002. Foto Marcos José Sierra, de Botucatu

Ao lado da antiga estação, ruínas da bica que fornecia água para a estação, com a inscrição da CUSY. Foto Marcos José Sierra, de Botucatu, SP
 
     
     
Atualização: 26.06.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.