|
|
...
Vitoriana
Itatan
Alcantis
...
Tronco EFS - 1935
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1998
...
|
|
|
|
|
E. F. Sorocabana
(1924-1954) |
ITATAN
Município de Botucatu, SP |
Linha-tronco - km 299,272 (1924);
km 284,402 (1931) |
|
SP-2146 |
Altitude: 720 m |
|
Inauguração: 1924 |
Uso atual: demolida |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha
foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922,
quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes,
porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos
e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época
à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia,
vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para
o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas
linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a
ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim
foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal
FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente
até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente
os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho
passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso
trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos
pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa
até hoje, para trens de carga. |
|
A ESTAÇÃO: Aberta
em 1924, como "posto do km 297" - embora ficasse no km 299,272.
Ganhou o nome definitivo de Itatan em 01/05/1927.
Foi fechada em 04/11/1931, depois reaberta em 3/11/1941, "só
para cruzamento de trens" (Revista Nossa Estrada, no.
177, março de 1953), e finalmente desativada em 1954, ainda
fazendo parte não mais do tronco, mas desde 1952, da parte inicial
do ramal de Porto Martins, no trecho que restou do tronco original
desativado em 1952 com a abertura da variante Juquiratiba-Botucatu.
Hoje, no local existe uma pedreira. A estação foi demolida, de acordo
com Carlos de Campos, de Botucatu, SP (18/05/1999).
CLIQUE AQUI PARA VER AS LINHAS VELHA E NOVA DA SOROCABANA NESTA REGIÃO
|
1925
AO LADO: Autorização
para o assentamento de desvio de cruzamento (O Estado de S.
Paulo, 13/1/1925).
|
OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO
E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS:
1926 - Extensão dos desvios para 330 m
|
ACIMA: Mapa mostrando a linha nova e a velha
da Sorocabana na região de Botucatu e de Avaré. Por
ele dá para se ter uma idéia de como Itatan e outras
saíram da linha e ficaram isoladas. A linha nova (estilizada,
pois não mostra todas suas curvas) é a que está
com barras (Acervo Ralph M. Giesbrecht).
ACIMA: Mapa com a posição da estação de Itatan em 1949. No mapa aparece também a estação de Vitoriana (IHG, 1949).
(Fontes: Carlos de Campos; O Estado
de S. Paulo, 13/1/1925) |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
11.04.2021
|
|