A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Vitoriana
Itatan
Alcantis
...

Tronco EFS - 1935
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1998
...
 
 
E. F. Sorocabana (1924-1954)
ITATAN
Município de Botucatu, SP
Linha-tronco - km 299,272 (1924); km 284,402 (1931)   SP-2146
Altitude: 720 m   Inauguração: 1924
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga.
 
A ESTAÇÃO: Aberta em 1924, como "posto do km 297" - embora ficasse no km 299,272.

Ganhou o nome definitivo de Itatan em 01/05/1927.

Foi fechada em 04/11/1931, depois reaberta em 3/11/1941, "só para cruzamento de trens" (Revista Nossa Estrada, no. 177, março de 1953), e finalmente desativada em 1954, ainda fazendo parte não mais do tronco, mas desde 1952, da parte inicial do ramal de Porto Martins, no trecho que restou do tronco original desativado em 1952 com a abertura da variante Juquiratiba-Botucatu.

Hoje, no local existe uma pedreira. A estação foi demolida, de acordo com Carlos de Campos, de Botucatu, SP (18/05/1999).

CLIQUE AQUI PARA VER AS LINHAS VELHA E NOVA DA SOROCABANA NESTA REGIÃO


1925
AO LADO:
Autorização para o assentamento de desvio de cruzamento (O Estado de S. Paulo, 13/1/1925).

OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS: 1926 - Extensão dos desvios para 330 m


ACIMA: Mapa mostrando a linha nova e a velha da Sorocabana na região de Botucatu e de Avaré. Por ele dá para se ter uma idéia de como Itatan e outras saíram da linha e ficaram isoladas. A linha nova (estilizada, pois não mostra todas suas curvas) é a que está com barras (Acervo Ralph M. Giesbrecht).

ACIMA: Mapa com a posição da estação de Itatan em 1949. No mapa aparece também a estação de Vitoriana (IHG, 1949).

(Fontes: Carlos de Campos; O Estado de S. Paulo, 13/1/1925)
     
     
     
     
Atualização: 11.04.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.