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Itapeva
Alfredo Nunes
Itanguá
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ramal de Itararé-1935
IBGE-1960
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Estrada de Ferro
Sorocabana (1927-1971)
FEPASA (1971-1998) |
ALFREDO
NUNES (antiga TAQUARI)
Município de Itapeva, SP |
Ramal de Itararé - km 348,259 (1931) |
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SP--0896 |
Altitude: 660 m |
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Inauguração: 01.1927 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1931 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Itararé começou a ser construído em 1888, partindo da estação
de Boituva, mas somente em 1895 chegou a Itapetininga, com extensão
de 65 km. Somente em 1905 as obras foram retomadas, e em abril de
1909, a estrada chegou finalmente a Itararé. Sempre crescendo em importância
por causa de sua ligação com o sul, o ramal passou a sair da estação
nova de Santo Antonio - hoje Iperó - em 1928, aproveitando as obras
de retificação e duplicação da linha-tronco, diminuindo o trecho em
23 km. Em 1951, a linha foi eletrificada até Morro do Alto. Em 1960,
até Itapetininga e não passou daí. Em 1978, o tráfego de passageiros
no ramal foi extinto. Em 1973 foi construído, de Itapeva, um ramal
para Apiaí, e desse, outro para Pinhalzinho, que encontrava a nova
linha que vinha da região de Curitiba. O trecho a partir de Itapeva
acabou desativado depois que o trecho paranaense até Jaguariaíva foi
suprimido, nos anos 90. Entretanto, em 22/12/1997, o trem de passageiros,
voltou a funcionar, desta vez entre Sorocaba e Apiaí. O trem, com
algumas interrupções, funcionou até fevereiro de 2001. O trecho entre
Itapeva e Itararé teve os trilhos arrancados em 2001. Hoje, apenas
as estações de Tatuí, Itapetininga e Buri ainda funcionam para carga
de mercadorias, sob a administração da ALL. |
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A ESTAÇÃO: Inaugurada
como posto km 372 em 1927, no mesmo ano teve seu nome alterado
para Taquari.
Em 1/11/1935, ganhou o nome definitivo, Alfredo Nunes (VER CAIXA ABAIXO).
Em 1939, foi entregue um novo prédio. A estação foi demolida nos anos
1980. Era a primeira das estações situadas no trecho atualmente abandonado
do ramal de Itararé.
Não há registros fotográficos da estação, nem pude chegar ao local
original da mesma.
ACIMA: Mudança do nome da estação em 1935 (Correio de S. Paulo, 29/10/1935).
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1942
À ESQUERDA: IncÊndio de um vagão próximo à estação
(O Estado de S. Paulo, 23/5/1942). |
(Fontes: André Luiz de Lima; E. F. Sorocabana:
relatórios anuais, 1900-70; IBGE, 1960; Mapa - acervo R. M.
Giesbrecht) |
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Não há mais leito, nem estação,
nem mesmo plataforma: onde um dia foi a estação
de Alfredo Nunes, só o mato. Foto André Luís
de Lima, em 2004 |
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Atualização:
08.09.2019
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