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Boituva
Americana
Tatuí
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ramal de Itararé-1935
IGG - 1928
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Sorocabana Railway
(1912-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1928) |
AMERICANA-VELHA
Município de Tatuí, SP |
Ramal de Itararé original -
km |
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SP-0924 |
Altitude: - |
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Inauguração: 1912 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Itararé começou a ser construído em 1888, partindo da estação
de Boituva, mas somente em 1895 chegou a Itapetininga, com extensão
de 65 km. Somente em 1905 as obras foram retomadas, e em abril de
1909, a estrada chegou finalmente a Itararé. Sempre crescendo em importância
por causa de sua ligação com o sul, o ramal passou a sair da estação
nova de Santo Antonio - hoje Iperó - em 1928, aproveitando as obras
de retificação e duplicação da linha-tronco, diminuindo o trecho em
23 km. Em 1951, a linha foi eletrificada até Morro do Alto. Em 1960,
até Itapetininga e não passou daí. Em 1978, o tráfego de passageiros
no ramal foi extinto. Em 1973 foi construído, de Itapeva, um ramal
para Apiaí, e desse, outro para Pinhalzinho, que encontrava a nova
linha que vinha da região de Curitiba. O trecho a partir de Itapeva
acabou desativado depois que o trecho paranaense até Jaguariaíva foi
suprimido, nos anos 90. Entretanto, em 22/12/1997, o trem de passageiros,
voltou a funcionar, desta vez entre Sorocaba e Apiaí. O trem, com
algumas interrupções, funcionou até fevereiro de 2001. O trecho entre
Itapeva e Itararé teve os trilhos arrancados em 2001. Hoje, apenas
as estações de Tatuí, Itapetininga e Buri ainda funcionam para carga
de mercadorias, sob a administração da ALL. |
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A ESTAÇÃO: Aberto
em 1912, o posto telegráfico de Americana permaneceu em funcionamento
até 1928, quando, no dia 7 de agosto desse ano, uma nova estação foi
inaugurada em um ponto diferente, devido à mudança e retificação da
linha, que passou a sair não mais de Boituva, mas de Santo
Antonio (hoje Iperó).
(Deve-se mencionar que, de 1924 a 1928, existiu, entre a então estação
de Americana e a de Boituva um posto telegráfico de
nome km 160)
A estação desativada em 1928 ficou sem os trilhos, e
um mapa mostrando a sua posição, em 1928, em referência
à linha e à estação nova, pode ser visto
no alto esquerdo desta página.
A estação que a substituiu na linha nova vinte e um
anos depois, foi renomeada como Guilherme Wendell.
A velha Americana seguiu vivendo como um povoado rural, que
existe até hoje.
"Numa festa comemorativa na capela do bairro de Americaninha,
almocei uma deliciosa galinhada feita em fogão de lenha... excelente.
Conversa vai, conversa vem, Marco Aurélio Martins, filho do casal,
donos da residência em que fiquei, me levou ao local onde há os pilares
da antiga ponte da EFS. Fica dentro da propriedade de um tio dele.
Para se chegar ao local tivemos que atravessar um mato fechado. A
imponente construção está lá, coberta pelos arbustos e cipós. A altura
de onde foi a linha até o rio é impressionante, talvez uns 10 metros.
A seta vermelha indica o local da antiga ponte" (Adriano
Martins, 08/2002).
(Veja também GUILHERME WENDELL
e a vila de Americaninha)
CLIQUE
AQUI PARA VISUALIZAR A ESTAÇÃO VISTA DO SATELITE
(gentileza Adriano Martins)
1921
AO LADO: Alagamento
próximo à estação interrompe tráfego ferroviário (O Estado de
S. Paulo, 3/2/1921) |
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1924
AO LADO: Acidente com feridos
próximo à estação (O Estado de
S. Paulo, 10/11/1924)
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(Fontes: Adriano Martins; O Estado de S. Paulo, 1924 e 1931;
E. F. Sorocabana: Relatórios anuais, 1900-69; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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Aqui ficava a estação de Americana, até
1928. Não sobrou nada em 08/2002. Foto Adriano Martins |
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Atualização:
29.08.2018
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