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Bela Vista
Guilherme Wendell
Tatuí
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ramal de Itararé-1935
IBGE-1956
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Sorocabana
(1928-1971)
FEPASA (1971-1998) |
GUILHERME
WENDELL
(antiga AMERICANA-NOVA e NOVA AMERICANA)
Município de Tatuí, SP |
Ramal de Itararé - km 151,936
(1934) |
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SP-1969 |
Altitude: 535 m |
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Inauguração: 17/08/1928 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1928 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Itararé começou a ser construído em 1888, partindo da estação
de Boituva, mas somente em 1895 chegou a Itapetininga, com extensão
de 65 km. Somente em 1905 as obras foram retomadas, e em abril de
1909, a estrada chegou finalmente a Itararé. Sempre crescendo em importância
por causa de sua ligação com o sul, o ramal passou a sair da estação
nova de Santo Antonio - hoje Iperó - em 1928, aproveitando as obras
de retificação e duplicação da linha-tronco, diminuindo o trecho em
23 km. Em 1951, a linha foi eletrificada até Morro do Alto. Em 1960,
até Itapetininga e não passou daí. Em 1978, o tráfego de passageiros
no ramal foi extinto. Em 1973 foi construído, de Itapeva, um ramal
para Apiaí, e desse, outro para Pinhalzinho, que encontrava a nova
linha que vinha da região de Curitiba. O trecho a partir de Itapeva
acabou desativado depois que o trecho paranaense até Jaguariaíva foi
suprimido, nos anos 90. Entretanto, em 22/12/1997, o trem de passageiros,
voltou a funcionar, desta vez entre Sorocaba e Apiaí. O trem, com
algumas interrupções, funcionou até fevereiro de 2001. O trecho entre
Itapeva e Itararé teve os trilhos arrancados em 2001. Hoje, apenas
as estações de Tatuí, Itapetininga e Buri ainda funcionam para carga
de mercadorias, sob a administração da ALL. |
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A ESTAÇÃO: A nova
estação de Americana foi inaugurada em 1928, na nova linha
do ramal, que passou a sair não mais de Boituva, mas de Santo
Antonio (hoje Iperó).
Ela substituía a estação original do mesmo nome,
desativada na mesma data na linha velha.
Em 1931, foi pedida a elevação do posto a estação
(ver caixa abaixo).
Em 1934, o posto foi classificado como posto telegráfico
de categoria B (*). Pelo visto, a Sorocabana não se impressionou
com o pedido de três anos antes.
Em 1948, a estação passou a se chamar Nova Americana, para
diferenciar da estação de Americana, da Cia.
Paulista (antiga Villa Americana) e, em 1949, ganhou o nome
definitivo de Guilherme Wendell.
A estação foi infelizmente demolida, já antes de 1986, não deixando
nenhum vestígio de seu local original.
OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO
E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS:
1934 - Inauguração da cabine de sinalização
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(Veja também AMERICANA-EFS
e a vila de Americaninha)
1931
AO LADO: A estação
havia sido rebaixada a posto telegráfico e a população
pedia para que a situação fosse revista (O Estado
de S. Paulo, 21/7/1931)
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* Segundo o Relatório Anual de 1934 da
EFS, "À categoria B ficaram pertencendo os
postos onde havia somente serviço de trens, emissão
de CT-11 ou B-1 e B-2, recebimento de despachos de bagagens,
encommendas
e mercadorias com frete a pagar, tudo calculado pela distancia
das estações collateraes respectivas".
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(Fontes: E. F. Sorocabana: Relatórios
anuais, 1900-69; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Guilherme Wendell um dia foi aqui,
e hoje não sobrou nem a plataforma. Foto de Adriano Martins
em 08/2002 |
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Atualização:
23.03.2018
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