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São Vicente
Ana Costa
Estuário
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Mairinque-Santos - 1937
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2016
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Southern São
Paulo Railway (1913-1927)
E. F. Sorocabana (1927-1971)
FEPASA (1971-1998) |
ANA
COSTA (SANTOS-EFS)
Município de Santos, SP |
Mairinque-Santos - km 126,925 (1960) |
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SP-0921 |
Altitude: 1 m |
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Inauguração: 22.12.1913 |
Uso atual: Estação da Cidadania
de Santos (2016) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1936 |
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HISTORICO DA LINHA: Projetada
desde 1889, a Mairinque-Santos, linha que quebraria o monopólio da
SPR para ligar o interior ao litoral foi iniciada em 1929 e terminada
em 1937, com a ligação das duas frentes, uma vindo de Santos e outra
de Mairinque. É uma das obras ferroviárias mais reportadas por livros
no Brasil. Já havia, no entanto, tráfego desde 1930 nas duas partes,
e o trecho desde Santos até Samaritá havia sido adquirido em 1927
da Southern São Paulo Railway, operante desde 1913. Com o fim da Sorocabana
e a criação da Fepasa, em 1971, a linha foi prolongada até Boa Vista,
no fim dos anos 80 (retificação do antigo ramal de Campinas). Houve
tráfego de passageiros entre Mairinque e Santos até cerca de 1975,
e mais tarde entre Embu-Guaçu e Santos, até novembro de 1997. A linha
opera até hoje sob a administração da Ferroban. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Santos foi inaugurada em 1913, pela Southern São
Paulo Railway. O nome Ana Costa era usado em algumas vezes para diferenciar da estação da SPR/EFSJ que se chamava oficialmente Santos.
Segundo o Molitor Report, raríssimo documento de consultoria
apresentado à Brazil Railway, dona da Southern São Paulo
Ry. em 1915, neste ano "a estação de Santos
não tinha uma estação permanente de passageiros,
e sem dúvida o Governo requererá o tão antes
possível a construção de uma estação
adequada. É fácil imaginar que isto é, pelo menos,
uma necessidade política. Se, porém, sua construção
puder ser adiada, ainda assim será necessário se usar
o armazém de mercadorias como uma estação de
passageiros provisória, construindo e pavimentando uma
rua entre a estação e a avenida Ana Costa para se prover
um acesso para os usuários. Um armazém adicional de
mercadorias também precisará ser construído no
Macuco, para o porto (Estuário?)" (Molitor Report,
1915), traduzido do inglês).
Com a compra da ferrovia pela Sorocabana, em 1927,
a estação passou aos poucos a ter mais importância
para a Mairinque-Santos, completada no final dos anos 1930.
Informações conseguidas por Arnaldo Ferreira Marques
Júnior (1999), dão conta que a estação original
de Santos era um barracão de madeira (seria ainda a
estação que não era "permanente" de
1915 descrita mais acima?), mantido pela Sorocabana após a
compra da ferrovia, até o ano de 1935 (os relatórios
da Sorocabana dão esta data - e depois falam da construção
de uma nova em 1936), quando a demoliu após inaugurar sua nova
estação, exatamente a que está ali hoje, em estilo
neoclássico (ver caixas abaixo de 1923/25).
Segundo consta, entretanto, a nova estação foi inaugurada
oficialmente (será que já vinha funcionando provisoriamente
desde 1936?) pelo Presidente Getúlio Vargas, em 26 de
abril de 1938. Também Marques Júnior dá
o provável motivo para a construção da estação
original naquele local, em 1913 o ermo bairro afastado de Campo
Grande: a facilidade de se obter um terreno grande para manobras
e um pátio ferroviário e que cruzava já havia
um bom tempo com uma linha de bondes urbanos que vinham do centro
da cidade facilitando o acesso à estação. Tal
fato acontecia também no cruzamento com a avenida Conselheiro
Nébias, mas, na época, já era esse local mais
sofisticado, sendo mais cara e difícil a construção
de um pátio naquele ponto.
O nome de Ana Costa foi dado no início dos anos 1940,
devendo-se à avenida ao lado da qual está construída,
e também para ter seu nome diferenciado da outra estação
de Santos, mais antiga e pertencente à SPR, depois Santos-Jundiaí.
Da estação de Ana Costa, partiram os trens de
passageiros para Juquiá, ainda por muitos anos, até
1997, quando foram suprimidos. Depois, os trens do TIM - Trem Intramunicipal
- ainda correram até 1999, dali até Samaritá,
quando também pararam.
O prédio da estação hoje desativada é
tombado pelo Patrimônio Histórico de Santos. No
antigo pátio de manobras da estação foi construído,
em 2000, um hipermercado da rede Extra. A estação havia
sido restaurada, voltou a ficar abandonada, com pichações
por toda a volta, até ser restaurada novamente e entregue em
abril de 2006 por iniciativa do Grupo Pão de Açúcar.
Em 28/08/2006, passou a abrigar a Estação da Cidadania
de Santos: atual função da estação contempla uma sala e no saguão
um espaço de memória ferroviária, onde há peças históricas,
fotos, videos, jornais, revistas, maquete em HO e vídeos sendo
exibidos que contam um pouco da trajetória histórica da ferrovia em
São Paulo, Santos, Litoral Sul e Vale do Ribeira.
Veja também: Ana Costa-VLT).
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1923
AO LADO: SSPR pede para construir nova estação...
(O Estado de S.
Paulo, 8/6/1923).
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1923
AO LADO: ...mas o governo do Estado nega o pedido (O
Estado de S. Paulo,
9/6/1925).
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1925
AO LADO: Apesar de ter pedido isto dois anos antes, a
SSPR agora recusa-se a modernizar o prédio de madeira
(O Estado de S.
Paulo, 19/1/1925).
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1925
AO LADO: A demolição do prédio de
madeira seguia pendente (O
Estado de S. Paulo,
19/5/1925).
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OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO
E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS:
1934 - Aterro do pátio; instalação
de uma balança para pesar vagões; construção
de casa para escriturário; construção
de linhas para a balança de pesar vagões; construção
de desvio para o Asilo dos Inválidos; Instalação
de lâmpadas na plataforma da estação;
construção de nova estação e pátio
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ACIMA: Assalto a vagões no patio da estação Ana Costa em 1957 (O Estado de S. Paulo, 17/12/1957)
ACIMA: Reportagem de 1961 mostra o descontentamento
com a estação de Ana Costa (Folha de S. Paulo, 20/12/1961).
ACIMA: Trem na plataforma da estação, sem data (Autor desconhecido).
ACIMA:
Trem turístico da FEPASA e, à direita, o TIM, ambos
parados nas plataformas da estação de Ana Costa em 1991.
Nada mais disso existe hoje. O prédio da estação
estava ao fundo das plataformas e não é visível
na foto (Foto Carlos Roberto de Almeida, em 1/12/1991).
ACIMA: Área de embarque na estação
de Ana Costa - anos 1990 (Autor desconhecido).
ACIMA: Área de embarque na estação
de Ana Costa - provavelmente anos 1990 (Autor desconhecido).
ACIMA: Monograma da E. F. Sorocabana no piso da estação (Cessão
André Galdino Santos - data: 25/4/2015).
ACIMA: A antiga estação em inundação
causada por vazamento em tubulação na avenida em frente
(A Tribuna, 22/4/2016).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Carlos Roberto de Almeida;
A. C. Belviso; Carl Heinz Hahmann; André Galdino Santos; A. H. Del
Bianco; Rafael Correa; André Galdino Santos; José H.
Bellorio; Bruno Rollo; A. Gorni; A Tribuna, 2016; E. F. Sorocabana:
Relatórios anuais, 1920-69; FEPASA: Relatório de Instalações
Fixas, 1986; Molitor Report, 1915; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação, possivelmente na época da inauguração
do prédio, em 1936. Foto cedida por A. C. Belviso |
Plataforma da estação, possivelmente na época
da inauguração do prédio, em 1936. Foto
cedida por A. C. Belviso |
A estação em 1946. Foto Carl Heinz Hahmann |
A estação e suas plataformas obliquas, foto dos
anos 1960. Acervo A. H. Del Bianco |
Pátio da estação, sem data. Foto do acervo
de Rafael Correa |
A estação em 1986. Foto do relatório da
Fepasa desse ano |
Embarque de passageiros no TIM em 01/1993. Foto José
H. Bellorio |
Plataforma da estação em 01/1993. Foto José
H. Bellorio |
Pátio da estação em 01/1993. Foto José
H. Bellorio |
O trem TIM chegando à estação, em 1993.
Foto cedida por Bruno Rollo |
Fachada da estação em 16/12/1998. Foto Ralph M.
Giesbrecht |
Fachada da estação em 2001. Foto Marlus Cintra |
Fachada da estação em 2001. Foto Marlus Cintra |
O pátio em 01/2003, com as indicações de
onde ficavam as linhas antigas. Foto Bruno Rollo |
A estação em 12/2008. Foto A. Gorni |
A estação em 25/4/2015. Cessão André Galdino
Santos |
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Atualização:
23.12.2021
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