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E. F. Lorena-Benfica
(1903-1921)
E. F. Central do Brasil (1921-1975)
RFFSA (1975 - c.1985) |
ANGELINA
Município de Lorena, SP |
Ramal de Piquete - km 288,821 |
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SP-0915 |
Altitude: 547 m |
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Inauguração: 1903 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Piquete, em bitola métrica e originalmente chamado de E. F.
Lorena-Benfica, foi inaugurado no trecho da estação
de Lorena, na EFCB, até Piquete em 1906 para atender um pedido
do Exército para ter transporte para a fábrica de explosivos
naquela localidade. Em 1907, foi concluído, com uma linha exclusiva
para a fábrica. O transporte de passageiros somente era feito
entre Lorena e Piquete, e daí para a frente o ramal era exclusivo
do Exército. De qualquer forma, o ramal deveria ter sido unido
com a estação de Delfim Moreira, já em Minas
Gerais e relativamente próxima a Piquete, mas o projeto não
vingou. Nessa época, a ferrovia já pertencia à
Central do Brasil desde 1921. Nos anos 70, o transporte de passageiros
foi estendido até a fábrica, mas em 1978 os trens de
passageiros foram definitivamente suprimidos. Fontes da cidade citam
que a desativação definitiva do ramal ocorreu em 1985.
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A ESTAÇÃO: A estação
de Angelina foi batizada com o nome da mãe do Barão
da Bocaina, dono da fazenda Amarela, e que hospedou trabalhadores
e pessoal da ferrovia na época da construção.
A fazenda, aliás, existe até hoje. Embora a estação
tenha funcionado até o final dos trens de passageiros, em 1978,
já em 1947 servia como residência de trabalhadores. Um
pouco antes da estação, sentido Piquete, estava
localizado, até o início dos anos 1940, uma parada (estribo)
de nome Marechal Faria. Duzentos metros à frente da
estação estava a ponte sobre o ribeirão da Fortaleza,
que divide Lorena de Piquete.
(Fontes: Marco Giffoni; Celeste Aída; Max Vasconcellos:
Vias Brasileiras de Comunicação, 1947; Guias Levi, 1941-80) |
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Estação de Angelina, sem data. Foto cedida por
Marco Giffoni |
A estação, em 1904. Foto do acervo de Ercio Molinari,
cedida por Marco A. Giffoni |
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Atualização:
11.11.2014
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