|
|
...
(1926-1977)
Guanabara
Anhumas-nova
Pedro Américo
...
(1981-2001)
Anhumas-nova
Pedro Américo
...
Variante - 1950
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2015
...
|
|
|
|
|
Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1926-1971)
FEPASA (1971-1977)
V. F. Campinas-Jaguariúna (1977-) |
ANHUMAS
(NOVA)
Município de Campinas, SP |
Variante Guanabara-Guedes -
km 9,545 |
|
SP-0294 |
Altitude: 616 m |
|
Inauguração: 12.10.1926 |
Uso atual: estação ferroviária
(2019) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1926 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
variante Guanabara-Guedes foi entregue pela Mogiana entre 1926 e 1945,
e alterou primeiro o trecho do tronco original até Desembargador Furtado
(1926). Mais tarde, chegou até Carlos Gomes (1929), e finalmente a
Guedes (1945). Apenas a estação de Guanabara permaneceu onde
estava, reformada. As outras tiveram versões novas. Em 1977, a variante,
que se tornou o tronco novo da Mogiana naquele trecho, foi desativada
pela já operante Fepasa. Na mesma época, parte do trecho (Anhumas-Jaguariúna)
foi entregue à linha turística da ABPF, tornando-se a V. F. Campinas-Jaguariúna.
Em 1984, o trecho foi reduzido até sobre o rio Jaguary, com a desativação
da estação de Jaguariúna. |
|
A ESTAÇÃO: Anhumas-nova
foi aberta em 12/10/1926, quando da retificação do trecho. Foi construída
a cerca de 200 metros da estação antiga. Como a original, tinha o
nome dado por causa da proximidade com o ribeirão das Anhumas,
nome de uma ave pantaneira que fazia pouso naquela área no final do
inverno.
Por muitas vezes recebia a sobrecarga da estação de Guanabara
e por isto operava com três linhas.
Com a cessação do tráfego na linha, em 1977, a estação, que
já estava fechada há alguns anos, ficou totalmente abandonada. Quando,
em 1981, a ABPF a tomou para escritório e estação inicial, o mato
sobre os trilhos era tão alto quando a estação.
Reformada, é hoje o ponto de partida do trem a vapor turístico da
ABPF, a Viação Férrea Campinas-Jaguariúna.
A estação serve hoje como estação inicial de embarque dessa linha
e como escritório da ABPF. Tem sido muito usada em filmagens de época
onde se mostra o trem a vapor.
(Veja também ANHUMAS-VELHA)
ACIMA: Mapa que mostra as linhas da Mogiana na região de Campinas: tronco original (1875), variante Guanabara-Guedes (1929-45)e variante Boa Vista-Guedes (1973) - CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VER EM TAMANHO MAIOR) (Acervo ABPF, diagramação posterior Ralph M. Giesbrecht).
1926
AO LADO: Descarrilamento na estação (O Estado
de S. Paulo, 2/12/1926).
|
|
ACIMA: Estação de Anhumas,
em 1953, ainda num ambiente bastante bucólico (La Vie
du Rail, França - cortesia Roland Baraud).
ACIMA: Posando na linha ao lado da estação de Anhumas (eu apareço como o primeiro sentado na frente da locomotiva). Foto Hermes H. Hynuy em 16/5/2001].
ACIMA: Estação
de Anhumas já com a ABPF em abril de 2014 (Foto Roberto
Garcia).
ACIMA: Viaduto férreo em Anhumas (Foto Mario Sandrini em 11/2018).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Roberto Garcia; Vanderley Zago; Antonio Carlos Belviso; José
Antonio Vignoli; Wilson de Santis Jr.; Ana Maria Linhares Giesbrecht;
Mario Sandrini; Roland Baraud; La Vie du Rail, 1953; ABPF; Cia. Mogiana:
relatórios anuais, 1900-69; Cia. Mogiana: relação
oficial de estações, 1937; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
Foto da estação, aparentemente tirada na época
de sua abertura, em 1926. Foto cedida por José Antonio
Vignoli |
A estação nos anos 1940. Acervo Vanderley Zago |
A estação de Anhumas, anos 1970, antes da ABPF.
Acervo Antonio Carlos Belviso |
A fachada da estação em 1997. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A plataforma da estação em 2000. Foto Sérgio
Barral |
Estação de Anhumas em 09/2001. Foto Wilson de
Santis Jr. |
A fachada da estação no começo da noite
do sesquicentenário da estrada de ferro no Brasil, 30/04/2004.
Foto Ana Maria Linhares Giesbrecht |
O portal de entrada da estação em 26/6/2010. Foto
Mario Sandrini |
Estação de Anhumas, 5/9/2015. Foto Vanderley Zago |
|
|
|
|
Atualização:
02.05.2020
|
|