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(1926-1977)
Anhumas-nova
Pedro Américo
Tanquinho-nova
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Variante - 1950
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2015
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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1926-1971)
FEPASA (1971-1963)
V. F. Campinas-Jaguariúna (1977-) |
PEDRO
AMÉRICO
Município de Campinas, SP |
Variante Guanabara-Guedes - km 15,123
(1937) |
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SP-0290 |
Altitude: 674 m |
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Inauguração: 12.10.1926 |
Uso atual: em excelente estado (2022) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1926 |
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HISTORICO DA LINHA: : A variante
Guanabara-Guedes foi entregue pela Mogiana entre 1926 e 1945, e alterou
primeiro o trecho do tronco original até Desembargador Furtado (1926).
Mais tarde, chegou até Carlos Gomes (1929), e finalmente a Guedes
(1945). Apenas a estação de Guanabara permaneceu onde estava,
reformada. As outras tiveram versões novas. Em 1977, a variante, que
se tornou o tronco novo da Mogiana naquele trecho, foi desativada
pela já operante Fepasa. Na mesma época, parte do trecho (Anhumas-Jaguariúna)
foi entregue à linha turística da ABPF, tornando-se a V. F. Campinas-Jaguariúna.
Em 1984, o trecho foi reduzido até sobre o rio Jaguary, com a desativação
da estação de Jaguariúna. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Pedro Américo foi aberta em 1926, com a inauguração
do primeiro trecho da variante Guanabara-Guedes, substituindo
o posto telegráfico de Gety, que ficava na linha antiga.
Nos mapas iniciais da Mogiana, do projeto de mudança da linha, a estação,
que ficava do outro lado do morro (ao sul) em relação a Gety,
se chamava Jaty.
Entretanto, quando o canteiro de obras se instalou em 1922, o nome
definitivo da estação acabou sendo Pedro Américo. O nome não
se trata de uma homenagem a Pedro Américo, o pintor
da cena da Independência do Brasil: na verdade, é o nome
do proprietário das terras em que foi construída a estação.
"O nome Pedro Américo não é em homenagem ao pintor, mas sim
ao proprietário da Fazenda São Pedro, Pedro Américo de Camargo Andrade,
que doou as terras para a Cia. Mogiana contruir a estação.
Falo com propriedade, porque sou bisneto desse Pedro Américo"
(Américo Ferreira de Camargo Neto, 01/2008).
Na escritura de 19/1/1923, aparece o nome de Américo
Ferreira de Camargo como doador de "uma área de
terras com a superfície de 22.110,50 m2, destacada da fazenda
São Pedro", de sua propriedade (Cópia de
escritura de doação fornecida por César A. F. Camargo
em 2009, trineto do doador). Seria Américo o Pedro
Américo e na certidão não foi escrito o nome
Pedro? "Na questão de doação das terras, a escritura
aparece em nome de Américo Ferreira de Camargo, que era filho de Pedro
Américo de Camargo Andrade, na ocasião, já falecido. O nome Pedro
Américo foi em homenagem ao pai de Américo, cuja fazenda São Pedro,
de onde desmembraram essa doação, já pertencia a Pedro Américo muito
antes da doação" explica Américo F. Camargo Neto.
Em 1963, a estação foi fechada e transformada em parada
(*RM-1963).
Interessante notar que o "Horário oficial dos trens
de passageiros e mistos a partir de 3-1-1967" da Mogiana
informa que "os trens P1 param na ex-estação
de Pedro Américo". Ela ficava mais recentemente na Fazenda São José,
e está construída num talude, para facilitar no passado o escoamento
das cargas de café.
Desde 1981, serve ao trem turístico da ABPF. Segundo a ABPF, quando
esta recebeu a estação e as casas em volta, nesse ano,
estava tudo em péssimo estado de conservação,
pois, como visto acima, a estação havia sido fechada
quase vinte anos antes. Alguns associados da entidade formaram a sociedade
Amigos de Pedro Américo e foram reformando tudo, aos
poucos, inclusive com alguns deles passando a morar nessas casas.
Havia um funcionário contratado que cuida de todos os prédios
e residia na estação. Em 2005 a restauração
ficou pronta. O pátio, que hoje tem apenas a linha de passagem,
tinha três linhas - a principal e dois desvios.
A estação estava em bom estado de conservação em 2017 e tinha um acesso
complicado por carro, por uma estrada de terra que saía da rodovia
Campinas-Mogi-Mirim, logo no seu início. Em 2022, as condições são as mesmas.
ACIMA: Trem de passageiros da Mogiana aproximando-se
de Pedro Americo em 1968 (Autor desconhecido).
ACIMA: A estação de Pedro Americo em 2022 (Foto Murici Tondato em 18/9/2022).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Murici Tondato, 2022; Emerson
Rancoletta; César A. F. Camargo; José Carlos Bratfich; Cristiano
Bueno; Coaraci Camargo; André Seixas; Américo Ferreira de Camargo
Neto; Boletim da ABPF nro. 6, 2003; Relatórios anuais da
Cia. Mogiana, 1875-1969; Companhia Mogiana: Horário oficial
dos trens de passageiros e mistos a partir de 3-1-1967; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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A estação, em 17/06/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação, em 17/06/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação, em 17/06/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação após restauração,
em 02/2005. Foto André Seixas |
Em Pedro Américo, a locomotiva 210 da ABPF puxando um
carro Budd, em 19/11/2006. Foto Cristiano Bueno |
A estação em 2/11/2011. Foto Emerson Rancoletta |
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Atualização:
14.12.2022
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