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Roseira
Aparecida
Guaratinguetá
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ram. S. Paulo EFCB-1950
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2001
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E. F. do Norte (1877-1890)
E. F. Central do Brasil (1890-1975)
RFFSA (1975-1997) |
APARECIDA
Município de Aparecida, SP |
Ramal de São Paulo - km
298,108 (1928) |
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SP-0940 |
Altitude: 554 m |
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Inauguração: 08.07.1877 |
Uso atual: uso indefinido(2021) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1922 |
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HISTORICO DA LINHA: Em
1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do
Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo
da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em
12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica,
encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro
e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal,
que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo
Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga
(1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias
se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram,
e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"...
O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi
uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba.
Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar
E. F. Central do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida
E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as
2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cacheoira-Taubaté)
e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA.
O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos
anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte,
foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998,
o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado,
com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a
concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde
1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e
no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Aparecida foi inaugurada em 1877 pela E. F. do Norte. É
também chamada popularmente de Aparecida do Norte, nome que
vem do tempo em que a ferrovia que a ela levava era a "do Norte".
"Pouco se sabe a respeito de desapropriação ou doação de terras
para a sua construção, bem como para colocação de trilhos. Sobre o
dia da inauguração e das possíveis festividades, nenhum documento
foi até hoje localizado (...) O primeiro encarregado da estação foi
o Sr. Ernesto Cavalcanti, que, em 29.01.1892, passou o cargo para
o Agente Bento Justino Pereira que nele permaneceu até 1896, com alguns
substitutos: Joaquim Medina Ribeiro, Benedicto Lemes Coura, Eduardo
Serapião Lopes da Silva, Antonio Pinto Silva Lima.
Em janeiro de 1897, a bitola larga já chegava a Aparecida, vinda do Rio de Janeiro (ver caixas abaixo).
(...) Em 14 de novembro de 1922, sendo Ministro da Viação o aparecidense
Dr. José Pires do Rio, aconteceu a inauguração do novo edifício da
Estação de Aparecida (...)" (Benedicto Lourenço Barbosa).
Aparecida tinha um bonde que na ligava com Guaratinguetá: Em 1911, a Companhia Luz e Força de Guaratinguetá começou a construir uma linha de bondes elétricos entre "Apare" e "Guara," como as duas cidades são conhecidas na região, e que foi inaugurada em 8/12/1913 (cf. novomilenio.inf.br).
A rota inteira de bondes entre Aparecida a Guaratinguetá foi inaugurada meses depois, em 7/3/1914, e em 1920 foi encerrado o serviço com bondes de tração animal. O sistema de bondes elétricos foi encerrado em 1957 (cf. novomilenio.inf.br).
Até 1998, ainda existiam trens turísticos em alguns fins de
semana que levavam os romeiros da estação da Luz até a cidade.
Hoje nem isso.
Em 2009, a estação estava em boas condições,
ocupadas em uma pequena parte pela própria MRS e na sua maior
parte pela Prefeitura, que tem ali um local de eventos e cursos. A
casa do engenheiro foi transformada em escola municipal de educação
infantil e a casa do chefe passou a sediar a casa do artesão.
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1877
AO LADO: Chega a Aparecida o trem de lastro. Aparecida era nesta época pertencente a Guaratinguetá. As duas estações seriam abertas no mesmo dia em julho daquele ano (A Provincia de S. Paulo, 01/03/1877). |
ACIMA: Abertura ao tráfego provisório da linha da E. F. do Norte, até Guaratinguetá, anunciada para o dia 13 de maio de 1877 (A Provincia de S. Paulo, 8/5/1877)
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1877
AO LADO: Confirmando as inaugurações da estação de Guaratinguetá no dia 13 (O Estado de S. Paulo, 13/5/1877). |
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1877
AO LADO: Confirmando as inaugurações das estações de Aparecida
e Guaratinguetá no dia 13 (O Estado de S. Paulo, 15/5/1877). |
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1895
AO LADO: Acidente e morte em Aparecida
(O Estado de S. Paulo, 4/8/1895). |
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1896
AO LADO: Preço das passagens de e para Aparecida gera reclamações - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VÊ-LO COMPLETO
(O Estado de S. Paulo, 22/1/1896). |
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1897
AO LADO: A bitola larga é instalada e passa a operar do Rio até Aparecida
(O Estado de S. Paulo, 16/1/1897). |
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1897
AO LADO: Pelo visto a bitola larga só foi inaugurada no dia 25 e não no dia 16
(O Estado de S. Paulo, 27/1/1897). |
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1898-9
AO LADO: Renda da estação no ano de 1898
(O Estado de S. Paulo, 16/1/1899 - reprod. 16/1/1999). |
ACIMA: A estação primitiva, durante
a Comissão Geral das Festas Jubilares da Immaculada Conceição em São
Paulo, 23 de novembro de 1904 (de revista desconhecida).
ACIMA: Em foto sem data, ainda a primitiva estação
de Aparecida (Autor desconhecido).
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1929
AO LADO: O uso do staff na estação
(O Estado de S. Paulo, 29/9/1929).
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1931
AO LADO: Elogios ao chefe da estação (O
Estado de S. Paulo, 28/1/1931).
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ACIMA: Na revolução de 1932, voluntários paulistas esperam pelo embarque para o front (Autor desconhecido).
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1940
AO LADO: Choque trem x onibus em Aparecida (O
Estado de S. Paulo, 23/5/1940). |
ACIMA: Estação de Aparecida,
talvez anos 1940 (Acervo João Bosco Garcia).
ACIMA: Em 17 de julho de 1955, a imagem de N. S. da Aparecida na parte traseira do carro da Central na estação de Aparecida sendo levada para o Rio de Janeiro para o Congresso Eucaristico que lá seria realizado. Mais sobre o evento? CLIQUE AQUI! (Ecos Marianos da Basilica Nacional - edição de 1956).
ACIMA: Desvio que ia até a fábrica de
papel Nossa Senhora Aparecida. A fábrica aparece à
direita na foto (c. 1940 - foto EMFA).
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ACIMA:
Em 2010, o início do desvio era utilizado
apenas para a MRS carregar seus vagões de lastro. Em
2015, não se utilizava mais nem este pedaço
do desvio (Foto Marco Giffoni).
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ACIMA: A antiga plataforma espremida em 2021 entre prédios maiores
(Foto Thomas Wellington em 27/06/2021).
(Fontes: Alexandre Costa; Juliano Zambrota;
João Bosco Garcia; Benedicto Lourenço Barbosa; A. C. Campanhã;
Hermes Y. Hinuy; Marco Giffoni; Carlos Cornejo; O Estado de S. Paulo,
1929; EMFA; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação,
1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A primeira estação de Aparecida, por volta de
1915. Foto de cartão postal da Casa J. Pedro Mathias |
Estação velha, início do século
XX. Autor desconhecido |
A estação atual, sem data. Acervo Campanhã |
A plataforma da estação em 1999. Foto Juliano
Zambrotta |
Pátio da estação em 1999. Foto Juliano
Zambrotta |
A fachada da estação em 04/08/2001. Foto Foto
Ralph M. Giesbrecht |
A fachada da estação em 04/08/2001. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
A fachada da estação em 04/08/2001. Foto Foto
Ralph M. Giesbrecht |
Plataforma da estação em 2001. Foto Hermes Y.
Hinuy |
A estação em 02/2009. Foto Marco Giffoni |
Plataforma da estação em 02/2009. Foto Marco Giffoni |
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Atualização:
05.08.2022
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