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Ligiana
Aracaçu
Vitorino Carmilo
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ramal de Itararé-1935
IBGE-1960
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
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Sorocabana Railway
(1908-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-1998) |
ARACAÇU
Município de Buri, SP |
Ramal de Itararé - km 271,690 (1931) |
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SP-0935 |
Altitude: 603 m |
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Inauguração: 16.10.1908 |
Uso atual: abandonada e em ruinas (2023) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1908 |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Itararé começou a ser construído em 1888, partindo da estação de Boituva,
mas somente em 1895 chegou a Itapetininga, com extensão de 65 km.
Somente em 1905 as obras foram retomadas, e em abril de 1909, a estrada
chegou finalmente a Itararé. Sempre crescendo em importância por causa
de sua ligação com o sul, o ramal passou a sair da estação nova de
Santo Antonio - hoje Iperó - em 1928, aproveitando as obras de retificação
e duplicação da linha-tronco, diminuindo o trecho em 23 km. Em 1951,
a linha foi eletrificada até Morro do Alto. Em 1960, até Itapetininga
e não passou daí. Em 1978, o tráfego de passageiros no ramal foi extinto.
Em 1973 foi construído, de Itapeva, um ramal para Apiaí, e desse,
outro para Pinhalzinho, que encontrava a nova linha que vinha da região
de Curitiba. O trecho a partir de Itapeva acabou desativado depois
que o trecho paranaense até Jaguariaíva foi suprimido, nos anos 90.
Entretanto, em 22/12/1997, o trem de passageiros, voltou a funcionar,
desta vez entre Sorocaba e Apiaí. O trem, com algumas interrupções,
funcionou até fevereiro de 2001. O trecho entre Itapeva e Itararé
teve os trilhos arrancados em 2001. Hoje, apenas as estações de Tatuí,
Itapetininga e Buri ainda funcionam para carga de mercadorias, sob
a administração da ALL. |
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A ESTAÇÃO: Aracassu,
na época com dois ss, foi inaugurada em 1908, e sobreviveu como um prédio de madeira. O leito entre
ela e Itapetininga, ponta de linha desde 1895, estava abandonado desde essa época.
As obras do ramal foram retomadas somente em 1905, aproveitando-se
o que ainda sobrava das obras anteriories. Notar também que as datas de inauguração da estação no mapa mais abaixo e nos relatório da Sorocabana divergem. Provavelmente a inauguração com o presidente da República, Afonso Pena, foi algo feito de improviso.
Deixou de receber
passageiros com a extinção do trem em 1976.
Foi usada como
plataforma de embarque e desembarque de passageiros do trem Sorocaba-Apiaí, que circulou de dezembro de
1997 a fevereiro de 2001, primeiro com a Fepasa, depois com
a
ALL. Este somente parava ali nessa época se houvesse pessoas
para subir ou descer. O trem parou especialmente na estação
abandonada, em 13/05/1998, para que eu pudesse descer para
fotografar.
Em 2012, metade da estação já
havia desabada - era o fim. Quem se interessaria para salvar um prédio
histórico como esse, longe de tudo e de todos e sem função? Em 2023, uma fotografia mostra o prédio parcialmente em pé, mas com partes desabadas.
ACIMA: O mapa do trajeto do trem presidencial mostrando o entroncamento das linhas em Agudos, da Paulista e da Sorocabana (Revista da Semana, 1908). Ele seguiu de Itapetininga para Aracaçu para inaugurar este trecho - que, no mapa acima, com o percurso geral ad viagem, está tracejada
ACIMA: A estação de Aracaçu
e revolucionários de 1932 durante a Revolução
Constitucionalista (Acervo Paulo Sérgio Santanna/Ricardo Della Rosa).
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1932
AO LADO: Movimento da estação no ano de 1932
(O Estado de S. Paulo, 21/1/1933). |
OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO E SEU
PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS: 1934
- Demolição do rancho do patio
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1945
AO LADO: Um dos "pracinhas" da Segunda
Guerra Mundial desembarcou na estação em 1945
(Folha da Manhã, 25/9/1945). |
ACIMA: Pátio de Aracaçu em 1988 (Diário de Sorocaba,
acervo Eric Mantuan).
ACIMA: Casa de turma em Aracaçu. Belíssima,
estava abandonada (Foto Nilton/Panoramio em 13/5/2011).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Thobias
Pezzoni; Leandro Guidini; Nilton/Panoramio; André Luiz de Lima;
Ricardo Della Rosa; Eric Mantuan; Paulo Sérgio Santanna; Carlos Roberto
Almeida; Adriano Martins; Diário de Sorocaba, 1988; E. F. Sorocabana:
relatórios anuais, 1900-69; IBGE, 1960; Mapas - acervo R. M.
Giesbrecht) |
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A estação de Aracaçu em 1919. Acervo Leandro
Guidini |
A estação, em 13/05/1998. Ao lado, o trem. Foto
Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação, em 13/05/1998 . Ao lado, o trem. Foto
Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação, em 13/05/1999. Ao lado, o trem. Foto
Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação de Aracaçu em março de
2000. Foto Carlos Roberto Almeida |
Casa de turma em alvenaria em Aracaçu, em 13/07/2003.
Foto Adriano Martins |
A estação em 13/07/2003. Foto Adriano Martins |
A estação, já com uma metade desabada,
em janeiro de 2012. Foto André Luiz de Lima |
A estação em péssimo estado, em julho de 2023. Foto Vitor Hugo Langaro |
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Atualização:
04.08.2023
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