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VXY Mogiana em MG
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Engenheiro Hermillo
Ligiana
Aracaçu
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ramal de Itararé-1935

IBGE-1956
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
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E. F. Sorocabana (1922-1971)
FEPASA (1971-1998)
LIGIANA
Município de Campina do Monte Alegre, SP
Ramal de Itararé - km 264,215 (1931)   SP-2285
Altitude: 593 m   Inauguração: 06.03.1922
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1934 (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Itararé começou a ser construído em 1888, partindo da estação de Boituva, mas somente em 1895 chegou a Itapetininga, com extensão de 65 km. Somente em 1905 as obras foram retomadas, e em abril de 1909, a estrada chegou finalmente a Itararé. Sempre crescendo em importância por causa de sua ligação com o sul, o ramal passou a sair da estação nova de Santo Antonio - hoje Iperó - em 1928, aproveitando as obras de retificação e duplicação da linha-tronco, diminuindo o trecho em 23 km. Em 1951, a linha foi eletrificada até Morro do Alto. Em 1960, até Itapetininga e não passou daí. Em 1978, o tráfego de passageiros no ramal foi extinto. Em 1973 foi construído, de Itapeva, um ramal para Apiaí, e desse, outro para Pinhalzinho, que encontrava a nova linha que vinha da região de Curitiba. O trecho a partir de Itapeva acabou desativado depois que o trecho paranaense até Jaguariaíva foi suprimido, nos anos 1990. Entretanto, em 22/12/1997, o trem de passageiros, voltou a funcionar, desta vez entre Sorocaba e Apiaí. O trem, com algumas interrupções, funcionou até fevereiro de 2001. O trecho entre Itapeva e Itararé teve os trilhos arrancados em 2001. Hoje, apenas as estações de Tatuí, Itapetininga e Buri ainda funcionam para carga de mercadorias, sob a administração da ALL.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Ligiana foi aberta em 1922, tendo o seu prédio somente concluído e entregue em 1934. Em 1934, foi classificada como posto telegráfico de categoria A (*). Foi infelizmente demolida nos anos 1980; a única coisa que mostra hoje a sua localização seriam duas estruturas metálicas que ainda teriam sobrado da cobertura da plataforma; não foi possível tirar a fotografia. "Nasci em 3 de novembro de 1947 aqui em Angatuba e quando criança ia com meus pais no trem puxado ainda pela locomotiva a vapor, desde a estação ferroviária de Angatuba até a Julio Prestes em São Paulo. Meu avô Roldão Vieira de Morais (1889-1956) que, dizem, foi o maior boiadeiro de Sorocaba a Itararé, embarcava a boiada na estação de Engenheiro Hermillo, para ser levada até o abate nos frigoríficos dos subúrbios de São Paulo. É que esta estação tinha um recinto apropriado para isso - um curral tipo mangueira - onde estacionavam os vagões-gaiola. Tenho algumas (ainda que poucas) fotos do embarque. Já a estação de Ligiana, próxima a Hermillo, inicialmente chamava-se "Barbado" porém contam que os engenheiros e empregados mudaram o nome para "Ligiana" devido a uma bondosa senhora chamada Lygia Morais Camargo (1904-1989) casada com "Chico Pereira", ou Francisco Alcydes de Morais (1898-1962), este, irmão de Roldão Vieira de Morais. Dona Lygia era muito bondosa, nascida em Itapetininga, e depois morou na fazenda Boa Vista nas cercanias do "Barbado" e atendia a todos com sua bem característica, meiguice, tendo sido este o motivo da homenagem. A lembrança de Chico Pereira ficou como legendário prefeito, em 1952, de Angatuba" (Francisco Roldão de Morais Turelli, 08/2005).

* Segundo o Relatório Anual de 1934 da EFS, "À categoria A ficaram pertencendo os diversos postos que funccionavam como si fossem estações de 4a classe, isto é, onde, além do serviço de trens, havia venda de bilhetes, despachos de encommendas, bagagens, mercadorias, animaes, valores e serviços telegraphico, em trafego proprio e mutuo, com os fretes calculados pela propria distancia".

Fontes: Francisco Roldão de Morais Turelli; Relatório de Instalações Fixas, 1986; E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1900-69; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     
     
     
     
Atualização: 09.12.2013
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.