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Montana
Artemis
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Saída para a linha fluvial (até 1962):
Rosario
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IGGSP-1928
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2007
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Cia. Ytuana (1887-1892)
Cia. União Sorocabana e Ytuana (1892-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1961) |
ARTEMIS
(antiga JOÃO ALFREDO)
Município de Piracicaba, SP |
Ramal de Artemis - km 261,118 (1934) |
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SP-0961 |
Altitude: 469 m |
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Inauguração: 26.05.1887 |
Uso atual: salão de festas (2007) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de João Alfredo foi construído para ligar a Ituana à sua recém-adquirida
navegação fluvial, em 1887. Ele saía da estação de Chave (depois Montana)
e terminava na estação-porto de João Alfredo. Tinha três paradas,
além da estação terminal, mas somente uma - Parada Torquato - era
citada nos relatórios anuais da Sorocabana. A partir de 1945, a estação
e o ramal ganharam o nome de Artemis. Nos anos 1950, a navegação fluvial
foi desativada e a estação perdeu muito de seu movimento, sendo desativada
juntamente com o fim das operações do ramal, em 31 de janeiro de 1961.
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A ESTAÇÃO: Foi inaugurada
em 26 de maio de 1887 com o nome de Porto João Alfredo (ver caixas de 1887 abaixo) - em homenagem ao
senador João Alfredo Corrêa de Oliveira, autor do projeto da
Lei Áurea, e como ponta de um ramal, que saía de uma estação chamada de Chave (depois Montana), um posto à frente da estação de Barão de Resende. O ramal de João Alfredo também era conhecido como Linha do Canal Torto.
Na inauguração, estiveram presentes o presidente da Província, Visconde
de Parnaíba, e o senador que acabou por dar o nome à estação terminal:
João Alfredo Corrêa de Oliveira. Eles seguiram de trem de Piracicaba
até a ponte sobre o rio Corumbataí, pouco adiante da
estação onde se bifurcava a linha (Chave, mais
tarde Montana).
O trem voltou dali, gorando a festa na estação
de João Alfredo.
Já havia vapores partindo de João Alfredo antes da inauguração oficial em fevereiro de 1887 (ver caixa abaixo de 1887).
Era no início considerada uma estação
"que estava se tornando um belo ponto de passeio" (1), enquanto
seu armazém era o mais amplo e bonito de todos os da Ituana na época.
De qualquer forma, a estação
passou a servir como ponto de passeio para os piracicabanos. Era também
o ponto inicial da navegação no Rio Piracicaba, feita pela Ituana
no fim do século XIX.
Em 12 de março
de 1888, a estação passou a ser também agência
dos correios, bem como as de Paraízo e de Charqueada,
ali próximas.
Em 1945, João Alfredo ganhou um novo nome,
por determinação do CNG: Artemis.
Em 1948, o prédio passou
por reformas.
Na beira do rio, existiria outro prédio, para as cargas
e passageiros embarcarem nos barcos da navegação fluvial (2).
A estação
foi desativada com o fim do ramal, em 1961, por causa do encerramento
da navegação fluvial, nos anos 1950. O decreto 36021, de 22/12/1959,
autorizou o arrancamento do ramal, mas somente depois da publicação
da circular 26/6 de 03/02/1961 ordenando sua extinção (o que ocorreu,
na prática, em 31 de janeiro, três dias antes, quando
rodou ali o último trem) é que a operação
no ramal foi encerrada.
O prédio, estação conjugada com armazém, estava
em 1998 já parcialmente sem o telhado, e parte dele estava sendo usado para alojar
a polícia, mas o resto estava fechado e em obras naquele dia (11/05/98).
O bairro
em volta, pequeno e ao lado da estrada que liga Piracicaba
a São Pedro (SP-304), tinha ainda algumas casas antigas, mas
a maior parte eram já construções novas. A estação estava a cerca de 100
metros do rio.
Em 15/07/1999, o prédio da velha estação foi
reinaugurado como posto de polícia. Em 2007, parecia abrigar um salão
de festas.
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1887
À ESQUERDA: Os vapores já saíam do porto de João Alfredo (cujo nome ainda não era citado) antes da inauguração oficial (A Provincia de S. Paulo, 24/2/1887). |
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1887
À ESQUERDA: Anunciada a abertura daa
3 km da estação para 15 de maio (A Provincia de S. Paulo, 27/4/1887). |
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1887
À ESQUERDA: Adiada a abertura daa
3 km da estação para 26 de maio (A Provincia de S. Paulo, 21/5/1887). |
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1898
À ESQUERDA: Assassinato a
3 km da estação de João Alfredo (A Provincia de S. Paulo, 6/8/1898). |
ACIMA: Horario dos trens da Ituana em 1891. Veja a "linha do canal torto" saindo de Piracicaba e chegando a João Alfredo e também outras linhas (O Estado de S. Paulo, 25/1/1891).
ACIMA: Fachada da estação de
João Alfredo por volta de 1900 (Autor desconhecido).
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1923
À ESQUERDA: Descarrilamento próximo à estação de João Alfredo (Folha
da Manhã, 25/6/1923).
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ACIMA: Foto aérea em 1939 (EMFA).
ACIMA: Mapa do distrito de João Alfredo
em 1945. Notem como a linha fazia um oval junto à estação
(Arquivo Histórico do Estado de S. Paulo).
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1950
À ESQUERDA: O ramal já
não parecia interessar muito à EFS (Folha da
Manhã, 12/3/1950).
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ACIMA: último trem para Artemis em Piracicaba em 1961 (Diario de Piracicaba, 3/2/1961).
(Fontes:
Ralph M. Giesbrecht - pesquisa local; José Pinto Siqueira
Jr.; (2) Noedi Monteiro; Paulo Filomeno; Diário de Piracicaba,
3/2/1961; Arquivo Histórico do Estado de S.
Paulo; E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1899-1963;
(1) Leandro Guerrini: História de Piracicaba em Quadrinhos, 1970;
(2) Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação, abandonada, em 1980. Foto José
Pinto Siqueira Jr. |
A estação, em 11/05/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação vista de trás, em 11/05/1998.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
A velha Artemis, em 11/05/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht |
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Atualização:
07.04.2020
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