A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Caetetuba
Atibaia
Guaxinduva
...

ramal de Piracaia - 1950
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2001
...
 
 
E. F. Bragantina (1884-1967)
ATIBAIA
Município de Atibaia, SP
Ramal de Piracaia - km 3,670   SP-0954
Altitude: 744,400 m   Inauguração: 13.08.1884
Uso atual: em pé e sem uso (2017)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1914
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Piracaia da E. F. Bragantina foi aberto em janeiro de 1914, ligando a estação de Caetetuba a Piracaia, passando pela cidade de Atibaia. Em 5 de janeiro de 1967, foi desativado, e seus trilhos retirados não muitos anos depois.
 
A ESTAÇÃO: A estação da cidade de Atibaia foi inaugurada em 1884 na linha-tronco da Bragantina (então Campo Limpo-
Bragança
).

O trecho de linha entre Campo Limpo e Atibaia já funcionava desde 4 de maio de 1884 em termos provisórios (ver caixas abaixo de 1884).

Em 1914 passou a fazer parte do ramal de Piracaia e foi finalmente desativada em 1967, com o fim deste ramal.

Esta ficava então no limite da cidade; desativada em 1967, até 2015 foi uma escola. Neste ano a Prefeitura quis fazer obras viárias em volta da antiga estação e a população entendeu isto como uma ameaça ao velho prédio, pedindo então o seu tombamento pelos órgãos competentes.

NOTA DESTE AUTOR:
Em reportagens e horários de trem da E. F. Bragantina original (de 1884 a 1914), quando a ferrovia somente tinha uma linha que ligava as estações de Campo Limpo e de Bragança (depois Taboão), havia a citação de uma estação nessa linha, chamada de Atibaia (vejam caixas abaixo, de 1884, 1886 e 1889). Fica a dúvida sobre a estação de Caetetuba, que consta ter sido aberta em 1914 para dali sair um novo ramal, o de Piracaia. Seria Caetetuba a estação de Atibaia reformada, tendo passado a se chamar Atibaia a estação aberta no novo ramal em 1914? Não consegui ainda ter estas confirmações.

A estação que é citada nos caixas abaixo, de 1889 e de 1890, teria sido a Caetetuba antiga, que então ainda teria o nome de Atibaia? Ou era uma estação em lugares diferentes da atual Caetetuba e da atual Atibaia? Lembremos que os tempos de viagem entre Bragança e Atibaia na época eram quase iguais ao de Bragança a Caetetuba. A questão segue sem ser esclarecida.

Em 2017 o prédio da estação de Atibaia ainda estava em pé.

1884
AO LADO:
Aprovada a planta da estação, que deveria então ter uma provisória desde 1884 (A Provincia de S. Paulo, 20/4/1884).

1884
AO LADO:
Aprovada a planta da estação, que deveria então ter uma provisória desde 1884 (A Provincia de S. Paulo, 22/4/1884).

ACIMA: Horario de abertura provisório da ferrovia entre Atibaia e Campo Limpo a partir de 4 de maio de 1884 (A Provincia de S. Paulo, 4/5/1884).

1884
AO LADO:
A estação e o ramal até Atibaia começam a funcionar de forma provisória em 4 de maio (A Provincia de S. Paulo, 4/5/1884).

1884
AO LADO:
Contsando como foi a inauguração da linha para Atibaia (A Provincia de S. Paulo, 7/5/1884).

1884
AO LADO:
A ferrovia mal inicia os trabalhos e já chegam as reclamações em Atibaia (A Provincia de S. Paulo, 30/5/1884).
ACIMA: Horario de abertura da ferrovia em 1884 (A Provincia de S. Paulo, 13/8/1884).

1886
AO LADO:
Aprovada a planta da estação, que deveria então ter uma provisória desde 1884 (A Provincia de S. Paulo, 7/8/1886).

1889
AO LADO:
A estação de Atibaia já tem sua agencia de correio (A Provincia de S. Paulo, 7/8/1889).

1889
AO LADO:
Parece que a agencia demorou para efetivamente abrir (A Provincia de S. Paulo, 6/10/1889).

1890
AO LADO:
Ir de Bragança a Atibaia exigia descer na estação da cidade, mas seguir de carro até o centro. E a banda foi na frente! Mais uma confirmação de que a estação era longinqua (O Estado de S. Paulo, 7/8/1890).

1900
AO LADO:
Acidente na linha em Atibaia (O Estado de S. Paulo, 24/02/1900).

1931
AO LADO:
Baldeação entre Atibaia e Guaxinduva sem citar o motivo (O Estado de S. Paulo, 19/2/1931).

1939
AO LADO:
Mais trens para Atibaia (O Estado de S. Paulo, 5/2/1939).

ACIMA: Uma locomotiva Kitson 260 a vapor chega à estação de Atibaia num belo dia por volta de 1950 (Foto Carlheinz Hahmann, acervo Nilson Rodrigues).

ACIMA: Mapa do município de Atibaia com as linhas da Bragantina (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, vol. X, 1958).

(Fontes: Marcio Vinicius Luciano; Juliano Zambrota; Carlheinz Hahmann; Nilson Rodrigues; Wanderley Duck; Adriano Martins; E. F. Bragantina: Relação oficial de estações, 1938; IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, vol. X, 1958; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação funcionando; sem data. Foto cedida por Wanderley Duck

A antiga estação, em 02/06/2002. Foto Adriano Martins

A antiga estação, agora em 02/2009. Foto Adriano Martins

Aqui, o armazém da estação. Foto Adriano Martins em 02/2009

Estação de Atibaia em 20/9/2009. Foto Marcio Vinicius Luciano

A estação em abril de 2017. Foto Juliano Zambrota
     
Atualização: 23.08.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.