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E. F. Sorocabana
(1953-1971)
FEPASA (1971-1998) |
AVARÉ-NOVA
Município de Avaré, SP |
Variante Botucatu-Bernardino de Campos
- km 338,075 (1960) |
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SP-0947 |
Altitude: 752 m |
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Inauguração: 30.08.1953 |
Uso atual: abandonada (2017) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1958 |
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HISTORICO DA LINHA: A
variante Botucatu-Bernardino de Campos foi entregue em 30 de agosto
de 1953 e ligava a estação de Rubião Júnior
à estação de Juca Novais inicialmente, com a
estação nova de Avaré sendo entregue alguns anos
depois. Várias estações foram construídas
no trecho, todas de madeira. O trecho do tronco original entre essas
estações foi suprimido ao mesmo tempo que o novo, bem
mais curto, foi entregue. Ele hoje é parte do tronco da antiga
Sorocabana, que deixou de ter trens de passageiros a partir de 16
janeiro de 1999. |
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A ESTAÇÃO: A estação
nova de Avaré foi inaugurada em 1953 para substituir
a antiga, desativada por causa da retificação e conseqüente mudança
do leito da linha do norte para o sul da cidade nesse ano.
A estação nova era algo provisório, provavelmente
um prédio de madeira, e o prédio atual foi construído
apenas em 1958, entregue em 31 de agosto, depois de a licitação
ter sido feita em 1956. O prédio é bem maior que o da estação
anterior e de estilo moderno.
Com a supressão dos trens de passageiros pela Ferroban, sucessora
da Fepasa, em 16/01/1999, deixou de embarcar e desembarcar passageiros.
Em 2017, estava abandonada e depredada.
Veja também: AVARÉ-VELHA
"Não se sabe por que Avaré,
entre as cidades mais importantes, foi a única cuja
nova estação ficou arredada do primitivo local
de embarques e desembarques, sendo o ponto de chegada de trens
transferido de um para outro extremo da cidade, distanciando-se
consideravelmente do ponto central do perimetro urbano e afastando-se
assim, das indústrias e do maior comercio que procuravam,
para facilidades de transporte e custo de carreto, as proximidades
da via ferrea. Além da distancia de pouco mais de 2
quilometros do antigo ponto da estação, (...)
não há iluminação a grande distancia
da nova estação. Os trens passam por Avaré
geralmente à noite e é praticamente impossível
chegar-se ao local de embarque dada a escuridão reinante
(...)". |
1953
AO LADO: Extraído de O Estado de S. Paulo, 20/9/1953. |
ACIMA: A estação, em foto que dá a data de 1955. Talvez não seja. De acordo com as informações obtidas por este site, a estação nova somente teve licitação para sua construção em 1956 e a obra somente foi entregue em meados de 1958 - ver textos acima. (FB/Avaré Memorável). ACIMA:
Trem PS 6 da FEPASA na Estação de Avaré em abril de 1990 (Foto
André Luiz de Lima).
ACIMA: Junto à estação,
a pequena locomotiva diesel com um troleizinho, ambos parados há
anos mas surpreendentemente em bom estado (Foto Daniel Gentili, 10/2009).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
André Luiz de Lima; Adriano Martins; Daniel Gentili; Carlos
R. Almeida; O Estado de S. Paulo, 1953, 1956 e 1958; E. F. Sorocabana:
relatórios anuais, 1940-69; Guia Geral das Estradas de Ferro
do Brasil, 1960; Mapa acervo - R. M. Giesbrecht) |
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A estação no abandono, em 25/06/2000. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
Em 2001, a plataforma e o pátio da estação.
Foto Adriano Martins |
Plataforma da estação de Avaré-nova, em
09/2001. Foto Carlos R. Almeida |
Fachada da estação de Avaré-nova, em 09/2001.
Foto Carlos R. Almeida |
A fachada da estação em 10/2009. Foto Daniel Gentili |
Fachada da estação em 31/10/2019. Foto Paulo Henrique Alencar |
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Atualização:
13.11.2019
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